sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Graffiti Moon, de Cath Crowley

Graffiti MoonAutora: Cath Crowley
Editora: Valentina
É bom?: ★★★
Páginas: 240

Sinopse: Uma aventura emocionante e perigosa como um grafite clandestino. Uma noite de arte e poesia, humor e autodescoberta, expectativa e risco e, quem sabe, amor verdadeiro. Um artista, uma sonhadora, uma noite, um significado. O que mais importa? O ano letivo acabou, aliás, o último ano do ensino médio. Lucy planejou a maneira perfeita de comemorar: essa noite, finalmente, ela encontrará o Sombra, o genial e misterioso grafiteiro, cujo fantástico trabalho se encontra espalhado por toda a cidade. Ele está de spray na mão, escondido em algum lugar, espalhando cor, desenhando pássaros e o azul do céu na noite. E Lucy sabe que um artista como o Sombra é alguém por quem ela pode se apaixonar — se apaixonar de verdade. A última pessoa com quem Lucy quer passar essa noite é o Ed, o cara que ela tem tentado evitar desde que deu um soco no nariz dele no encontro mais estranho de sua vida. Mas quando Ed conta para Lucy que sabe onde achar o Sombra, os dois de repente se juntam numa busca frenética aos lugares onde sua arte, repleta de tristeza e fuga, reverbera nos muros da cidade. Mas Lucy não consegue ver o que está bem diante dos seus olhos.

Graffiti Moon é uma espécie de história gênero coming-of-age - aquele tipo de história na qual as personagens deixam de ser adolescentes e se tornam adultas, através de ritos de passagem. Alguns exemplos deste gênero são os famosos O Apanhador no Campo de Centeio, Jane Eyre e até o mais contemporâneo Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo.

Resultado de imagem para till the heart caves in
Till the heart caves in, de Michael Zavros
A diferença é que Graffiti Moon não se passa durante um período longo da vida das personagens - de fato, o livro começa durante uma tarde e termina no amanhecer do dia seguinte. Apesar de abarcar apenas o time lapse de uma madrugada, o livro mergulha profundamente nos pensamentos das personagens e nas escolhas que os trouxeram para aquela noite, naquele momento.

Resultado de imagem para the lovers magritte
Os Amantes, de Magritte.
O livro começa com Lucy, uma garota que acaba de completar o ensino médio e cujo sonho é ser uma artista de vidro. Ela quer muito conhecer dois grafiteiros que tem pintado os muros de sua cidade: Sombra (o desenhista) e Poeta (o escritor), uma vez que ambos a inspiraram a correr atrás de seu sonho artístico. Lucy tem uma paixonite por Sombra que não é segredo para ninguém, apesar de que ela não o conhece e não sabe nada sobre ele - sequer sabe se é um homem, qual sua idade e se é uma boa pessoa.

Resultado de imagem para woman with a crow picasso
A mulher com o corvo, de Picasso.
Alternativamente, Ed tem uma opinião bastante baixa de si mesmo: se vê como um perdido desempregado e sem estudo, e a única maneira que encontra de ajudar a mãe a pagar o aluguel e impedir que o amigo seja pego por gangstêrs é assaltando uma escola e revendendo a carga clandestinamente. Sua vida se complicou depois que seu chefe em uma loja de tintas faleceu e ele perdeu o emprego, e nem pintar muros pela cidade com o amigo tem lhe trazido a mesma alegria de antes. Pois é.

Resultado de imagem para No. 301 (Reds and Violet over Red/Red and Blue Over Red) - Rothko
No.301 (Vermelhos e Violeta sobre Vermelho/Vermelho e Azul sobre Vermelho), de Rothko.
Ed e seu amigo, Leo, irão roubar a escola em que estudaram durante a madrugada - mas, antes, decidem sair para uma festa e lá se encontram com Lucy e sua amiga, Jazz, e assim suas vidas podem tomar rumos diferentes quando Lucy pede ajuda de Ed para caçar o Sombra - sem saber que ele é o próprio.

Resultado de imagem para Winged Victory of Samothrace - Sculpture from Ancient Greece
Vitória alada da Samotrácia, escultura da Grécia Antiga.

O livro se passar durante um curto período de tempo com certeza foi o maior diferencial da autora, algo que me fez gostar muito da leitura: ao mesmo tempo em que a história era ágil e as personagens se comunicavam e faziam coisas insessantemente, haviam pausas nos acontecimentos do presente para conhecermos o passado e as motivações das personagens. Num livro com menos de 250 páginas nós vivemos uma aventura de uma noite ao mesmo tempo em que conhecemos a fundo os sonhos e aspirações artísticas de ambos Ed (grafiteiro) e Lucy (artista de vidro) e conhecemos seus relacionamentos com suas respectivas famílias, com seus trabalhos e com amigos. 

Resultado de imagem para ghost patrol
Sem título, de Ghostpatrol.
O livro é mais focado no desenvolvimento das personagens do que no avanço da trama, o que foi extremamente acertado. Se nós apenas seguíssemos os acontecimentos da história sem o conhecimento profundo da vida de Ed e Lucy o livro não faria sentido. Não entenderíamos suas motivações e ações: seria a história de um grafiteiro que vai roubar uma escola enquanto uma menina apaixonada por outro cara o segue para todos os lugares. Apesar da frase anterior ser verdadeira, ela descreve o livro muito precariamente.

Resultado de imagem para chihuly
Escultura em vidro, de Dale Chihuly.
Eu gostei da leitura por muitos motivos: a narrativa é ágil e cativante, as personagens são muito bem desenvolvidas e a estrutura do romance é intrincada, mas sinceramente o que mais me fez gostar do livro é o fato de ele ser uma história interessante sobre jovens descobrindo a vida através da arte. Simples assim.

Em toda essa postagem coloquei obras mencionadas no livro. Tivemos menções a pintores, escultores, poetas, escritores e outros. Mas o que mais me marcou foi a arte do Dale Chihuly. Ele é um artista de vidro, assim como a Lucy, e sua arte é diferente de tudo o que já vi. Vou deixar aqui uma última imagem de um trabalho dele:

Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D