sábado, 15 de setembro de 2018

Resumo de A Dança dos Dragões, de George R. R. Martin


Olá, gente maravilhosa que diz "Fora Temer" e não vota no bozonaro!

Hoje trago o famigerado resumo do quinto livro de As Crônicas de Gelo e Fogo, a Dança dos Dinossauros Dragões! Se você não leu os resumos dos livros anteriores, clique aqui para ler o do primeiro livro, aqui para ler o do segundo, aqui para ler e do terceiro e finalmente aqui para ler o do quarto. Cuidado, todos os resumos no meu blog, incluindo este, são recheados de SPOILERS! Leia por sua conta e risco!

(Eu não disse que iria publicar o resumo dos cinco livros antes da publicação de The Winds of Winter? Agora é uma questão de tempo até as formigas se unirem contra os mamiferos e dominarem o mundo. Publique logo, Martin!).


(P. S.: Eu publiquei o resumo de O Festim dos Corvos em 2017 e ESQUECI de A Dança dos Dragões! Mais de um ano se passou, e The Winds of Winter ainda não saiu. Seria engraçado se não fosse trágico. Mentira, eu tô rindo demais do destino).


A Dança dos DragõesAutor: George R. R. Martin
Título original: A Dance With Dragons
Editora: Leya Brasil
É bom?: ★★★ 
Páginas: 872

Sinopse: O Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é mais fácil conquistar uma cidade que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criatO Norte jaz devastado e num completo vazio de poder. A Patrulha da Noite, abalada pelas perdas sofridas para lá da Muralha e com uma grande falta de homens, está nas mãos de Jon Snow, que tenta afirmar-se no comando tomando decisões difíceis respeitantes ao autoritário Rei Stannis, aos selvagens e aos próprios homens que comanda. Para lá da Muralha, a viagem de Bran prossegue. Mas outras viagens convergem para a Baía dos Escravos, onde as cidades dos esclavagistas sangram e Daenerys Targaryen descobre que é mais fácil conquistar uma cidade que substituir de um dia para o outro todo um sistema político e económico. Conseguirá ela enfrentar as intrigas e ódios que se avolumam enquanto os seus dragões crescem para se tornarem nas criaturas temíveis que um dia conquistarão os Sete Reinos?

“Abominação. Essa sempre foi a palavra favorita de Haggon. Abominação, abominação, abominação. Comer carne humana era abominação, acasalar-se como lobo com outro lobo era abominação, e tomar o corpo de outro homem era a pior abominação de todas. Haggon era fraco, tinha medo do próprio poder. Morreu chorando e sozinho quando lhe arranquei a segunda vida. Varamys devorara-lhe pessoalmente o coração. Ele me ensinou muito, e ainda mais, e a última coisa que aprendi com ele foi o gosto da carne humana.”

No prólogo nós conhecemos o warg Varamys, que fala sobre sua experiência como troca peles e fala de Jon Snow. Foi a melhor abertura de livro da série, na minha opinião. No capítulo de Tyrion, ele está num navio com Magíster Illyrio, que lhe oferece cama, comida e mulheres. Tyrion ainda está amargo por ter descoberto que Tysha o amava e ainda está remoendo a morte do pai e de Shae. No final, Illyrio menciona Daenerys Tagaryen. Dany está pensando em como irá tomar a cidade de Meereen enquanto lida com o assassinato de um de seus soldados Imaculados. Como rainha, ela tem ouvido as reclamações de seus súditos, um a um, até que um deles lhe leva os ossos de uma criança e diz que o dragão dela foi o responsável pela morte. 

Jon é o 998° Senhor Comandante da Patrulha da Noite. Jon conversa com Stannis sobre lealdade e sobre terras, discutem ouro e Stannis parece nervoso com Jon. Depois da conversa, Melisandre e Jon caminham juntos e Melisandre diz que Stannis gosta dele, mas que é um homem muito rigoroso. Ela diz também que Jon está cercado de inimigos e teve ter cuidado.

Bran, Hodor, Jojen e Meera estão caminhando, seguindo Mãos Frias. Bran às vezes entra em Hodor, mas não gosta muito. Estão procurando o corvo de três olhos. Todos têm medo de Mãos Frias, que parece não ser um ser humano normal. Ele não respira, não dorme, não come e nem sente frio. Mas eles precisam dele para prosseguir. Tyrion e Magíster Illyrio conversam mais sobre Daenerys. Um capítulo bem desimportante. Quentyn Martell é filho do príncipe de Dorne e faz coisas que eu não vi sendo relevantes para a história fora falar que quer se casar com Daenerys Targaryen.

Bran Stark and Summer by Smirtouille

Jon está na Muralha e espelha um capítulo de Sam em O Festim dos Corvos. Jon manda Sam e Goiva embora, Goiva com o bebê de Dalla, é basicamente a mesma coisa. Fora o final, em que Jon acaba executando Janos Slynt por não obedecer suas ordens. Tyrion está com Pato e Griff. Está em Pentos e quer se unir com Daenerys, entregar-lhe os segredos dos Lannister, contar como derrotar Cersei e Jaime e quem são os vassalos deles. 

Griff acha que Tyrion (ou Hugor Hill, como se chama agora, ou Yollo) dará trabalho e promete manda-lo embora caso algo dê errado. Davos foi capturado em Vilirmã e entregue a Godric, um homem que ainda não sabe se irá com certeza se aliar aos Lannister, a pesar de parecer que está prestes a fazer isso. Godric dá comida a Davos e os dois conversam sobre religião, mitos e o futuro de todos em Westeros. Conversam sobre a quem jurar lealdade, e Godric diz que Stannis foi capaz de botar fogo em sua Mão depois de Davos, um Florent. Davos quer que Godric jure lealdade aos Baratheon.

Jon Snow observa a execução pela fogueira de Mance Rayder, ordenada por Stannis e Melisandre. Como ele era um homem da Patrulha, Jon pede que lancem flechas em Mance. Quando Mance está prestes a ser executado ele pede clemência, diz que não é e nunca foi rei e fica desesperado. Após sua execução, Melisandre pede que todos se ajoelhem diante do verdadeiro rei, o Azhor Ahai encarnado, Stannis Baratheon. 

Os selvagens desprezam quem se ajoelha, mas acabam cedendo. Depois, os boatos acerca de Jon ainda correm, e ele teme criar amizade com os homens da Muralha e depois ter de executá-los. Daenerys escuta novamente as queixas do povo de Meeren, decepcionados por encontrar mais dificuldade na vida livre do que quando eram escravos. 

Dany não sabe o que fazer, mas quer ajudar seu povo. Ela debate com uma espécie de aparição de Quaithe, que lhe avisa da traição iminente que sofrerá e que os exércitos de Westeros estão chegando. No final do capítulo, Dany fica pensando em seus dragões e conclui que, se eles são considerados monstros, ela também o é.

Oh My Khaleesi by koloromuj

Theon Greyjoy é um capturado dos Frey e dos Bolton e agora é conhecido como Fedor. Theon ficou preso nas masmorras por tanto tempo que se acostumou a comer ratos, teve seus dedos arrancados e está tão fragilizado que esqueceu sua própria identidade e tem medo dos meninos Frey de oito anos. Fedor é levado para conversar com Ramsay Bolton, um dos maiores filhos da puta depois de Joffrey Baratheon, que diz que se casará com Arya Stark (não a verdadeira, uma falsa, mas não que Ramsay saiba) e quer ajuda de Fedor para trazer sua noiva a ele. Fedor está tão debilitado que acredita que Ramsay é clemente e quer ajudá-lo.

Bran está com Jojen, Meera, Hodor e Mãos Frias. Eles encontram inimigos, e pela primeira vez o Martin se refere aos Outros como Caminhantes Brancos (White Walkers, como no seriado). Eis que uma filha da floresta, uma criatura mágica, encontra a caravana e os leva até o corvo de três olhos, o vidente verde etc etc. Bran acredita que irá finalmente voltar a andar, mas o vidente verde tem outros planos para ele: voar. 

Tyrion está a bordo do Donzela Tímida e lá conta mentiras sobre seu passado como bastardo em Lannisporto. Tyrion revela que sabe realizar acrobacias, nadar e que é muito inteligente (mas isso já sabíamos). Ele ensina o filho do mercenário e fica surpreso com os conhecimentos do rapaz. No final do capítulo, os tripulantes avistam uma tartaruga gigante perto do navio e tomam aquilo como um sinal de benção dos deuses. Tyrion diz que é um sinal de nascimento de reis.

Davos discute sobre a linhagem dos Targaryen, sonha em viajar para além do mar com os filhos e vai conversar algo de importante com um tal de Lorde Manderly. Xaro Xoan Daxos retorna e oferece treze navios para Daenerys, e depois de uma discussão sobre a felicidade dos escravos libertos, religião e o fato de que Dany deveria voltar para Westeros, Dany percebe que Xaro é seu inimigo. Jon fica sabendo sobre os suprimentos guardados para a muralha da noite. Para os patrulheiros, a comida que eles tem duraria até quatro anos. Agora, se tiverem de dividir com os homens do Rei Stannis e os Selvagens, a comida irá acabar MUITO rápido. 

Jon é convocado por Stannis e eles conversam sobre o plano de Stannis de invadir Forte do Pavor (dos Bolton). Jon acha uma péssima ideia, mas a patrulha da noite não toma partido nas guerras de Westeros. Após conversar, Jon convence Stannis a levar muitas das bocas extras na Muralha para uma batalha em Bosque Profundo. Jon ainda não sabe o que fazer para alimentar as pessoas restantes.

Maester Pylos GoT by 1oshuart

Tyrion está a bordo do Donzela Tímida quando uma névoa misteriosa aparece. Todos dizem que a névoa tem espíritos malignos e maldições, e Tyrion a princípio não acredita, mas acaba ficando apreendido. Tyrion conversa com Griff e revela que ele é Aegon Targaryen (¡!!!!O QUÊ!!¡!!¡), depois disso Tyrion cai na água e é atacado por homens de pedra. Davos está tentando ganhar a aliança de Lorde Wyman, e fala sobre as conquistas e pretensões do Rei Stannis, além de falar que o clã dos Stark foi dizimado graças aos Frey (amigos de Lorde Wyman) e que Tommem é filho de um incesto, não está na linhagem verdadeira dos Baratheon. 

Os Frey argumentam que Robb Stark e seus vassalos se transformaram em lobos (por serem todos Wargs). Uma moça clama que é tudo mentira, que Robb era o verdadeiro Rei e que devem se juntar a Stannis para vingar os Stark. Depois de discussões, Wyman manda cortar a cabeça de Davos. Tô com dó do Theon. Ele basicamente é um morto vivo, perdeu alguns dedos, vive com medo é recusa-se a reclamar sua vida antes de se tornar Fedor. 

Ele vai até Fosso Cailin, umas pessoas morrem, ele descobre que a impostora de Arya é uma amiga dela, Janye Poole (viúva de Robb Stark). Jon dá de frente com alguns rebeldes, mas ele acaba oferecendo lugar para eles na Patrulha (ou eles podem morrer de frio, fome ou pelos Outros). 63 homens aceitam.

Tyrion conversa com Aemon/Griff e discute como ele pode ganhar a confiança de Daenerys, virar seu marido e reinar em Westeros. Tyrion acredita que Aemon deve juntar um exército de rebeldes e criar uma espécie de resistência, assim Daenerys pode querer se juntar a ele. Aliás, pela linhagem, Dany é tia de Aegon. Depois disso Tyrion pega uma prostituta e tenta falar com ela sobre "onde as putas vão?" e afins, mas ela não fala a Língua Comum. Saindo do quarto da prostituta, um cavaleiro sabe a identidade verdadeira de Tyrion e ameaça matá-lo. 

Dany conversa com os líderes ghiscari de Meereen e um deles diz que Dany precisa se casar com alguém da cidade. Não é o desejo de Dany, ela quer o corpo nú de Daario Naharis (mas não quer casar com ele). Dany acaba negociando com um dos ghiscari e combina um casamento. Depois ela tem uma conversa com Daario, mas acaba ficando com raiva dele por querer que ela seja cruel demais. Já que o Tyrion se escafedeu, Lorde Connington segue viajem. Ele revela a vários homens bastardos que Griff é Aemon Targaryen e tenta reunir um pequeno exército. Tudo da certo no final, mas Connington está com uma doença contraída dos homens da pedra.

There Is No Middle Ground-collab with AykutAydogdu by ertacaltinoz

Quentyn Martell e outros amigos são mercenários nos Soprados Pelo Vento, uma companhia que está indo até Daenerys para matá -la e tomar seus dragões. Quentyn houve histórias terríveis e mentirosas sobre Dany. No fim.do capítulo, ele e alguns outros homens viram agentes duplos e vão tentar ajudar Daenerys também. Asha Greyjoy está com os Glover quando recebe um corvo de Ramsay Bolton, que lhe envia um pedaço de Theon e conta a ela que é senhor de Winterfell. Eis que um homem chamado Qarl transa com Asha, que agora é casada. Ela tem um flashback dela tendo amizade com Qarl e fazendo sexo com ele muito antes, e fica triste por não poder casar com ele. 

Asha é casada com Erik Ironmaker. Tris, um homem apaixonado por Asha, mostra novamente sua devoção por ela e pede que ela embarque até Fosso Cailin e tome o castelo. Ele também fala sobre fugirem juntos e se tornarem mercadores. Tris acha que Euron Greyjoy matou Cabelo Molhado. Eis que vários homens chegam até Bosque Profundo e querem tomar o local, Asha resiste com seus homens (ela fugiu das Ilhas de Ferro com medo de Euron) mas alguém a acerta na cabeça com um machado.

Tyrion está em Volantis. Foi capturado por Jorah Mormont e Jorah vai até A Viúva de Volantis pedir ajuda para chegar a Meeren, onde Dany está. Tyrion fica aliviado ao saber que Jorah não está levando-o para Cersei, pois acredita que em Meeren ele irá viver. A Viúva não gosta de Jorah, que tenta parecer bonzinho demais, mas gosta da honestidade de Tyrion e os encaminha para um barco. 

Antes disso, no entanto, uma anã chamada Merreca tenta assassinar Tyrion. Ela era uma das atrizes do casamento de Joffrey, e o irmão dela (também anão) foi assassinado quando a caça a Tyrion começou. Jon Snow manda alguns homens, incluindo Alister Thorne, para patrulhar alem da muralha. Thorne fica furioso mas aceita a missão, pois não quer ser morto como Janos. Depois disso Jon lida com Emmet de Ferro, uma cena desinteressante. Mais tarde, um corvo de Ramsay Bolton chega dizendo que ele ira se casar com Arya Stark (que na verdade é uma impostora). Jon fica desolado. Melisandre vai até ele, faz carinho em Fantasma, se oferece para gerar uma cria mágica com Jon Snow e diz que pode salvar Arya. Jon não cede.

Asha by Michael-C-Hayes

Davos está preso na Toca do Lobo a mando de Lorde Manderly. A pesar de ter sido jurado de morte e ser prisioneiro, ele tem sido bem alimentado, recebe livros para ler, vinho e tem escrito cartas à sua família. Eis que um dia um homem misterioso aparece e pede que Davos o siga. Davos descobre que fingiram sua morte com o corpo de outro prisioneiro. O homem misterioso (Lorde Glover de Bosque Profundo) leva Davos ao Lorde Manderly, que revela que o ódio que apresentou a Davos anteriormente era uma mentira para agradar os Frey, pois eles capturaram um de seus filhos e o mantém como refém. 

Mas agora é a festa da liberação de Willas Manderly, e Lorde Manderly ira libertar Davos em segredo. Ele confessa que os Frey tem espionado-o em todos os lugares que vai e tem lido suas cartas. Manderly diz que entende a lealdade de Davos para com Stannis, mas a lealdade deles é com os Stark. Ele chama Wex, um escudeiro mudo de Theon, que revela que Bran e Rickon Stark não estão mortos. Revela que Theon tambem não morreu, está sendo esfoladrdo Ramsay Snow, agora legitimado como Bolton sobre as ordens de Rei Tommen. 

Manderly conta também que Ramsey gosta de fazer os cachorros caçarem garotas indefesas na floresta. Lorde Manderly por fim anuncia que Wex sabe onde Rickon está, e jura que irá ser leal a Stannis se Davos trouxer o menino Rickon de volta com seu lobo gigante. Mas Davos parece ter medo do lugar pra onde Rickon foi levado (um lugar onde se come carne humana). 

Meeren esta cercada por navios inimigos e Daenerys descobre que ela não tem navios e nem pode construir nenhum, pois não há madeira. Dany recebe a visita de Skahaz e ele acredita que o motivo pelo qual Os Filhos da Harpia pararam de atacar é por que Hizdahr é um deles. Verme Cinzento vem a Dany e lhe conta da tragédia de Astapor: a cidade foi queimada. Os yunkaitas invadiram tudo e queimaram as casas. Os astapores esperaram que Dany fosse salvá-los, mas ela não apareceu. Ao ouvir está tragédia, Reznak pede que Dany tome Hizdahr como seu rei, para que o tormento acabe. Dany aceita.

Melisandre tem visões misteriosas com garotas em cavalos moribundos e garotos com rosto de lobo. Ela procura por Azor Ahai, mas apenas vê Jon Snow (hehehe). Devan, filho de Davos, serve Melisandre (e é apaixonado por ela). Melisandre está escondendo um selvagem com magia. 

Esse capítulo foi demais pois aprendemos um pouco sobre Melisandre, sabemos que ela tem medo de dormir, que não gosta do escuro, sabemos que fazer magia é loucamente difícil e que ela as vezes se usa de truques. Quando alguns patrulheiros mortos são trazidos com cabeças em estacas, ela revela a Jon Snow que ela protegeu Mance Rayder da morte e que o disfarçou como Senhor dos Ossos. 

Because it felt good... by Inna-Vjuzhanina

Fedor está sendo subjugado por Ramsey. A pesar de Ramsey ser um enorme filho da puta, ele tem se contido em suas psicopatias, pois não quer perder o apoio das casas do Norte. Em uma conversa com seu pai, Roose Bolton, é revelado que, a pesar de terem apoio dos Frey e dos Lannister, a maior parte do Norte apenas os apóia por obrigação. Roose tem medo que um dos Stark reapareça. Roose quer que Ramsay vá casar com a falsa Arya em Winterfell, pois acredita que Stannis, que está fazendo cerco em Bosque Profundo, atacará lá em seguida. 

Roose pede para levar Fedor consigo, e Ramsay permite a contragosto. Roose conta a Fedor a história de como decidiu que estupraria a mãe de Ramsay, conta sobre o dia que ela chegou com um bebê para ele e conta que decidiu dar-lhe uma vida confortável se jamais contasse ao garoto que era bastardo de um Bolton. Conta que teve um filho, Domeric, que foi assassinado por Ramsay. Conta que, agora que se casou com Walda Frey, ela provavelmente lhe dará novos filhos para Ramsay matar. Roose Bolton leva Fedor para conhecer uma senhora bem nascida, Lady Barbrey, e conta que ele é Theon Greyjoy. Fedor fica apavorado e nega até o último segundo.

Tyrion e Jorah estão num barco em direção a Qarth. Nesse barco, Tyrion fica amigo de um padre do Deus Vermelho, Moqorro, e da anã Merreca. Eles conversam sobre o irmão dela e sobre fugir. Ela acusa Tyrion de ser culpado pela morte de Tostão, ele nega e ela fica brava. Mas eles acabam fazendo as pazes. Ela lhe conta sobre sua família. No final do capítulo, chegam às ruínas de Valíria, um lugar perigoso. Moqorro diz ter visto uma sombra alta e distorcida com muitos braços e um olho vermelho. Um sinal da Lula Gigante de Victarion Greyjoy? 

Bran, Jojen, Meera e Hodor estão com o corvo de três olhos. Eles discutem sobre visões verdes, sobre wargs e uma das crianças da floresta, chamada Folha, da um alimento misterioso a Bran para que ele se case com uma árvore. Ele come e começa a ter visões do passado, vê seu pai mais jovem, crianças brincando, e até uma mulher de cabelos brancos matando um homem com uma foice de bronze.


Jon Snow lidera um grupo de patrulheiros para lá da muralha, para que novos recrutas façam seus juramentos em frente à árvore dos deuses antigos. Ao voltar, Jon recebe uma carta de Stannis dizendo que conquistaram Bosque Profundo, e que os nortenhos e ele marcham para Winterfell para recuperar o castelo e resgatar Arya de Roose e Ramsay Bolton. Jon se pergunta se Stannis não está sendo enganado pelos Bolton. Dany viaja com Barristan, Verme Cinzento e outros membros de sua corte. Eles tratam os doentes vindos de Astapor e Yunkai, que são muitos. Dany não tem medo da doença pois acredita que os Targaryen não ficam doentes. 

Depois disso ela vai encontrar o futuro marido e fica sabendo de uma tradição antiga em que a noiva de um meereenese tem que ficar nua pra ser examinada pela família do noivo, para saber se ela é fértil. Dany se nega a seguir a tradição, mas aceita se casar num templo de Meereen e usar roupas típicas. No meio de uma conversa com o futuro marido, Daario aparece e lhe conta sobre suas batalhas e quem se juntou à causa da Rainha, no final eles transam.

Theon Greyjoy, Fedor, está com os Bolton em Winterfell. Os nortenhos se reuniram para assistir ao casamento se Arya (Jeyne Poole) com Ramsay. Theon leva Jenye para o futuro marido, o casamento ocorre e eles vão festar. Muitas pessoas sabem quem é Theon e o que ele fez com Winterfell e o odeiam. Ramsay ordena que Theon leve Arya ao seu quarto para as núpcias e o obriga a despir a garota e fazer sexo oral nela. Ramsay é um filho da puta. Balon Swann trás a cabeça de Gregor Clegane, a Montanha, para Dorne. 

Ele insiste que o príncipe Doran deve se juntar ao conselho do Rei Tommen e que Myrcela e Trystane devem ir até Porto Real para se casarem. O Príncipe Doran revela que tudo isso é um plano maligno de Cersei para matar Trystane e ele e as Serpentes da Areia tramam contra Porto Real.

Ramsay Bolton by WinglessRin

Jon manda Val para negociar com Tormund para lá da muralha. Septão Cellador fala para Jon que colocar os Selvagens na Patrulha da Noite é insensato, mas Jon não escuta. Eles discutem os cadáveres nas masmorras e Jon diz que quer que eles acordem para que estudem os Outros. Jon diz que quer ajudar os Selvagens, pois sabe que, se eles morrerem para lá da muralha, irão voltar como zumbis de gelo e isso seria meio inconveniente. Tyrion ainda está no navio de nome bizarro. Começou a ajudar Merreca nas apresentações, e os demais viajantes riem deles. Tyrion não fica particularmente feliz com isso, mas sabe que não fazer isso é pior. Numa noite, uma tempestade terrível começa e todos se escondem. 

Tyrion e Merreca ficam na mesma cabine, Merreca beija Tyrion (só por que não queria morrer sem beijar alguém, não por desejo). Quando a tempestade se vai, o mastro cai e eles estão numa região deserta. Após alguns dias (e após a morte de vários tripulantes), um barco de escravagistas se aproxima.

Neve chega a Winterfell e os Bolton acreditam que isso é um bom presságio para a derrota de Stannis. Theon tem medo. Ele não consegue dormir e sonha em um dia fugir dos Bolton. Ele se encontra com a Senhora Dustin, que quer ver a cripta de Winterfell. Theon leva-a até lá, eles percebem que as espadas dos túmulos sumiram. Ela conta que irá dar os ossos de Ned aos seus cães. Asha está viva e é prisioneira de Stannis. É guardada pela Mulher-Ursa dos Mormont. 

A tropa de Stannis e vários aliados nortenhos marcha até Winterfell, mas o inverno está chegando e as neves e o frio intenso já os atormentam. Com o tempo, eles se atrasam para chegar a Winterfell e o inverno começa a reivindicar seus mortos. A tropa de Stannis está lentamento morrendo de frio e fome. Dany está aproveitando as últimas noites antes de se casar para transar loucamente com Daario Naharis. 

Mas ela sabe que o dever se aproxima e ele terá que fazer sacrifícios por seu povo é se casar com o homem abará com a ruína de Meerreen. Eis que uma pequena comitiva de Dorne chega a Meereen pedindo que Dany se case com Quentyn Martell e venha para Wesreros. Ela considera, mas recusa e de fato se casa com Hizdahr.


A rainha Selyse chega a Castelo Negro com Shireen, sua filha. Ela ordena que fique em segurança em Fortenoite, a pesar de Jon Snow dizer que a fortaleza não foi completamente preparada. Eles conhecem o gigante Wun Wun que é meu parça. Depois, Jon faz negócios com um banqueiro de Bravos, Tysho. Tysho fala da dívida dos Lannister e diz que, se Stannis se comprometer em pagar a dívida do Trono de Ferro, o banco de ferro de Bravos vai apóia-lo. Jon promete dar ao banqueiro uma viagem segura até Winterfell em troca de barcos e provisões para o inverno. 

Após um pouco de resistência, o pedido é aceito, a pesar de que a patrulha deverá pagar sua dívida na primavera. Eis que a tal garota no cavalo moribundo chega, mas não é Arya. É Alys Karstark, que pede ajuda para fugir de um casamento e revela que sua família se aliou a Stannis, mas tudo não passa de mentira, na verdade eles são aliados dos Bolton e pretendem matar Stannis antes que ele chegue a Winterfell.

Arya agora é Beth, uma garota cega. Ela esta na Casa do Preto e do Branco e treina para ser ninguém. Ela está cega para aprender a usar os demais sentidos. Ela tem aprendido muito, desde línguas até a reconhecer venenos. Ah, ela warga na Nymeria toda noite. Arya aprende sobre o motivo pelo qual os Homens sem Rosto começaram a servir Aquele que tem Muitas Caras. Aprende também a wargar em um gato e com isso aprende o suficiente para ganhar seus olhos de volta. 

Theon está em Winterfell quando mortes misteriosas começam a acontecer. De início, parecem acidentes, até que um dos favoritos de Ramsay aparece morto com o pênis enfiado na própria boca. Alguns desconfiam de Theon, mas ele é muito fraco e não tem todos os dedos, então logo é dispensado.

Num momento de tristeza, Theon pensa em fugir e morrer na neve, e é entao que ele vê a figura de Bran na árvore sagrada. Ele logo esquece o momento quando os assassinos se revelam: um grupo de prostitutas. Ele fica surpreso, e pede para não ser morto como Fedor, mas como Theon Greyjoy, com uma espada na mão. As mulheres dizem que antes ele precisa ver Abel.

Tyrion e Merreca são leiloados. Tyrion prova que sabe ser engraçado ao dar lances a si mesmo. São comprados por Yezzan zo Qaggaz, um homem muito enorme de gordo de Yunkai. Eis que Jorah é apresentado para venda, a pesar de ninguém querer comprá -lo. Tyrion convence seu comprador de que Jorah faz parte do espetáculo e ele também é comprado. Tyrion e os outros são levados e fazem seu primeiro espetáculo. As pessoas gostam tanto que o mestre decide colocá -los para competir uma justa em um arena de verdade em frente à milhares de pessoas.

Rattleshirt, The Lord of Bones by synthesys

Jaime está nas Terras Fluviais atrás de Jonos e Tytos para propor um fim no cerco a Correrio e demandar lealdade ao Trono de Ferro. Todos devem retirar os estandartes dos Tully e Stark, dar ouro à coroa e ceder reféns crianças para que não haja mais levante. Depois que Jaime consegue tudo o que precisa, ele encontra Brienne (!!!). Ela diz que encontrou Sansa e que ele deve segui-la para resgatá-la pois ela está com Sandor Clegane. Certeza que ela vai levar Jaime até a Senhora Coração de Pedra. Poxa, Brienne. 

Melisandre realiza a cerimônia de casamento de Alys Karstark com Sigorn Magnar de Thenn, um selvagem. O casamento acontece, tudo da certo. Mas o tio de Alys, que queria reivindicar as terras dos Karstark no lugar da sobrinha, tinha aparecido um pouco antes. Ele está num dos calabouços esperando ser morto por Stannis pela traição. 

Jon Snow e Melisandre conversam sobre profecias. Durante o banquete de casamento, Axell Florent insiste em saber onde Val, filha de Mance, está. Ele quer sr casar com ela. Jon não diz nada. O berrante soa duas vezes para informar que Tormund chegou.

Dany se casou com Hizdahr. Seu casamento foi cheio de Tretas, desde uma conversa nada amigável com Ben Mulato Plum até mostrar os dragões a Quentyn Martell. Dany fala sobre sua herança Targaryen. Quando ela se deita com Hizdahr, se sente sozinha. Missandei aparece depois que o novo rei dormiu e conta histórias da terra de Naath para Dany. 

Theon aceita uma missão para tirar Jeyne do castelo Winterfell. Ele tem que disfarça-la de outra pessoa para leva-la para fora. Para Stannis. Quando tudo dá errado, Theon agarra Jeyne e pula com ela das muralhas do castelo para a neve.

Dany e seu marido, junto de sua corte, vão à reabertura das arenas de batalha. Dany não esta feliz com isso e impõe várias regras que não são cumpridas. Ela vê várias pessoas lutando, desde homens em armaduras até Tyrion e Merreca com o porco e o cão (não que ela saiba que aquele é Tyrion). Quando uma mulher luta contra um javali e é brutalmente morta, Drogon aparece e perde o controle. Dany monta Drogon pela primeira vez. 

Jon e Tormund discutem o que os Selvagens farão. Quatro mil selvagens irão se despir de seus pertences para pagar alimentação e moradia no inverno. Jon espera que alguns se juntem à Patrulha da Noite, outros deverão lutar contra os Caminhantes Brancos. Val conhece a rainha Selyse e a princesa Shireen. Val acredita que Shireen está morta por causa do escamagris. Jon conversa com vários irmãos da Patrulha da Noite sobre a situação dos selvagens e diz que eles devem ser protegidos.

Resultado de imagem para melisandre fanart

Cersei ainda está presa pela Fé, e depois de muito tempo sem comer ou dormir direito, ela confessa seus crimes de fornicação. Ela é levada ao Alto Pardal, fala sobre suas aventuras sexuais, mas nega ter matado Robert ou deitado com seu irmão. Ela começa a ser melhor tratada, mas ainda assim está presa e terá um julgamento. 

Ela recebe a visita do tio Kevan Lannister, que lhe fala sobre o julgamento de Margaery, que perdeu força, fala sobre o novo conselho do Rei Tommem e fala do filho, Lancel Lannister. Conta que a princesa Myrcela foi atacada e perdeu uma orelha. Cersei vai pedir julgamento por combate e pede a Kevan pedir para Qyburn reviver A Montanha para lutar por ela (mas não diz com essas palavras, é claro).

Barristan Selmy percebe que Hizdahr zo Loraq está desfazendo a corte de Daenerys agora que ela está desaparecida. Alguns acham que está morta. Barristan lamenta o fato de estar velho e relembra o desaparecimento de Dany, como Drogon ficou fora e matou e feriu muitas pessoas. Barristan se pergunta se Dany foi para Westeros, mas Missandei aparece e diz que ela não faria isso. 

Barristan vai se encontrar com Cabeça-Raspada, que sugere uma traição para com Hizdahr. Barristan tem receios quanto a isso, não tem certeza se Hizdahr é do mal (pelo amor de Deus, claro que é!), Mas concorda em falar com Verme Cinzento. Victarion Greyjoy navega n'O Luto. Eles estão indo até Meereen encontrar Dany. Ele quer tomá-la como esposa. Sua mão está apodrecendo e nada que os meistres fazem parece ter efeito. Eis que Moqorro, o sacerdote que era amigo de Tyrion, é encontrado à deriva. Eles o socorrem e Moqorro promete salvar a mão de Victarion. Ele consegue (mais ou menos?) fazer isso, e no final  do capítulo Victarion manda matar o Meistre do navio por ser um incompetente. Moqorro fala algo muito sem noção sobre Victarion deixar mais de uma mulher Viúva.

 Yezzan zo Qaggaz está muito doente e prestes a morrer. Tyrion quer salvar seu mestre pois acredita que, se tudo der certo, ele terá a liberdade. Ele, Merreca e Jorah saem em busca de água. Tyrion fica pensando no desaparecimento de Dany e se lembra que a única forma de matar um dragão é acertando-o nos olhos. Tyrion conversa com um escravo com uma séria síndrome de estocolmo. 

Tyrion conta que estava na arena e que Dany não morreu, mas não tem como ele ter certeza. Tyrion acaba encontrando Ben Mulato Plumm e se oferece, com Jorah e Merreca, para se juntar aos Segundos Filhos. Tyrion fala um pouco sobre a Casa Plumm de Westeros e como eles também tem sangue de dragão. Isso agrada Ben. Eles conversam.

Tyrion Lannister by Giacobino

Jon recebe Tormund Terror dos Gigantes e todos os mil meninos reféns, dentre eles o próprio filho de Tormund, que Jon toma como pajem. Muitos selvagens atravessam a muralha nesse momento, alguns fazem juramentos a Jon Snow e todos entregam espólios para pagar o banco de Bravos. Jon fala que o berrante de Joramum foi queimado por Melisandre, mas Tormund diz que aquele era falso. 

Jon não sabe se acredita em Mance ou Tormund. Ele então recebe uma carta de Durolar: os Outros desolaram a área, quatro navios foram perdidos e escravagistas roubaram selvagens. Barristan está na corte do rei. Ele começa a questionar se Hizdahr realmente tentou envenenar Dany ou se os Dorneses queriam envenenar Hizdahr para que Dany se casasse com Quentyn. Quando Barbasangrenta traz a cabeça do almirante, todos ficam chocados. Barbasangrenta diz que os yunkaitas querem que os dragões sejam mortos para terem os reféns de volta (Daario e outros). Nao aceitam a proposta, Hizdahr negocia. Ao final da corte, Barristan encontra os Dorneses e diz que eles correm perigo e devem voltar para casa.

Quentyn Martell é aconselhado a seguir os conselhos de Barristan e fugir para Dorne. Ele não aceita, pois tem medo do que seu pai e irmã irão pensar dele. Quentyn tem um plano secreto e tenta contratar os Soprados pelo Vento, mas O Príncipe Esfarrapado, líder da companhia de mercenários, insiste em não querer ajudar o dornês por sua traição anterior. Quentyn promete o dobro, depois o triplo. Quando revela que seu plano é roubar um dos Dragões de Dany, O Príncipe Esfarrapado decide que seu pagamento justo para isso deveria ser Pentos.

Jon Connington relembra o que lhe ocorreu durante a rebelião do Rei Robert. Ele era amigo de Rhaegar e sonhava em ter as terras de seu pai, mas falhou em matar Robert, os Stark e Tully chegaram muito antes e conseguiram resgatar o Rei e matar os Targaryen, inclusive Rhaegar. Jon promete a si mesmo que não vai falhar com Aegon (Griff) da mesma forma que falhou com o pai. Mas Jon está lentamente sucumbindo à escamagris, sua mão está negra e o tratamento com vinho não dá resultado algum. Ele conversa com alguns de seus homens sobre atacar Stannis. Alguns acham uma boa estratégia, outros nem tanto. Quando Aegon ouve do plano, ele decide fazer apenas uma modificação: ele quer liderar o ataque.


Asha Greyjoy assiste enquanto quatro homens que sucumbiram ao canibalismo enquanto presos na neve do cerco de Stannis são queimados. É cruel que sacrifiquem os homens ao deus da luz, por mais terrível que tenha sido o pecado deles. Asha depois escuta algumas estratégias para tomar Winterfell, mas julga todas ridículas. Ela parte para um passeio solitário no meio da neve, onde encontra um cara machista idiota que só sabe falar merda. É um cara que só pensa em colocar Asha numa fogueira e sacrificá-la ao senhor da luz. Eles são interrompidos quando o banqueiro de Bravos que conversou com Jon chega com homens da Patrulha da Noite, Jeyne Poole e Theon. Engraçado que desta vez Asha não reconhece Theon, por ele estar tão destruído por Ramsay Bolton (tão lindo na série, tão filho da puta nos livros).

Victarion, um homem tão filho da puta que bate de frente com Viserys, Joffrey e Ramsay, está navegando pelo mar atrás de Dany. Em seu caminho, captura muitas frotas e conduz vários sacrifícios ao Deus Afogado, por mais que Moqorro diga que o único deus verdadeiro é o senhor da luz. Após muitos sacrifícios humanos, Moqorro conta a Victarion que quem sopra o berrante dos Dragões pode dominar os dragões, mas acaba morrendo. 

Moqorro dá uma alternativa sombria a Victarion. Uma reunião dos homens sem rosto tem início, Arya tenta ouvir de longe mas é difícil entender o que eles dizem. O homem gentil dá a primeira missão de Arya: matar um rico mercador/apostador. Arya toma o rosto de uma garota desfigurada pelos abusos físicos do pai e parte para a missão. Ela se usa de sua inteligência para matar o homem. O homem gentil fica satisfeito com Arya e diz que ela ira começar uma nova parte de seu treinamento em outro lugar.

Para expurgar seus pecados, Cersei tem que ir a pé do Septo de Baelor até a Fortaleza Vermelha. Completamente nua e com a cabeça raspada. Ela aceita a penitência. No início, está confidente de si mesma e anda de cabeca erguida. Ela pensa que nada disso teria acontecido se Joffrey tivesse mandando Eddard Stark para a Patrulha da Noite, Robb Stark não teria se rebelado e basicamente nenhuma tragédia teria ocorrido. 

Após um tempo de caminhada, Cersei começa a entrar em pânico e alucina. Ela vê Ned, Sansa, a loba Lady, Joffrey e outros. Quando finalmente chega à Fortaleza Vermelha, Qyburn lhe apresentar seu novo protetor, Robert Forte, da Guarda Real. O homem é gigantesco e monstruoso, quase como se fosse uma Montanha (hehe). Tyrion assina contrato com os Segundos Filhos, prometendo ouro e terras e assinando com seu próprio sangue. Ele não irá para a batalha, será uma espécie de secretário. Isso o deixa feliz. De qualquer forma, Tyrion tem que escolher armaduras para si e Merreca. É aí que ele percebe que Merreca também está doente, a mesma doença que o mestre escravagista teve. Tyrion e ela caçam armaduras - ele percebe que ela parece gostar dele - e conversam. 

Merreca sente falta de ser escrava, mas Tyrion sabe melhor. Jorah, também vestindo armadura, diz que Yunkai vai perder a guerra pois Daenerys é mais poderosa.


Barristan Selmy conversa sobre os reféns dos yunkaitas e decide de uma vez por todas confrontar Hizdahr. Depois de matutar sobre como o amor desolou Westeros de várias formas diferentes, inclusive mencionando Rhaegar e Lyanna, ele pensa no seu maior arrependimento, que foi não ter feito nada antes de Ashara Dayne, a mulher que amava, se matar pelo luto de ter perdido a filha primogênita. Depois, com seus alunos, ele debate o significado de honra e a diferença entre ser um assassino e um cavaleiro. No final, ele vai até os aposentos de Hizdahr, confronta o Rei, derrota seu protetor e prende Hizdahr por trair a rainha. 

É quando ele recebe a notícia de que os dragões foram soltos. Quentyn Martell (cheio de receios de casar com Dany por ser virgem e cheio de desejos de ter uma vida comum em Dorne) vai até os dois dragões de Dany durante a noite com o intuito de domá-los. Ele é atacado, quase é assassinado, mas consegue chegar aos dragões. Ele corta as correntes dos Dragões e tenta controlá-los, mas tudo o que acontece é que ele liberta os dragões pela cidade e é queimado vivo.

Jon Snow quer liderar uma expedição para resgatar os Selvagens em Durolar, mas a Rainha Selyse é extremamente contra. Por ela, todos deveriam morrer. Depois, eles tentam arranjar casamento para Val, e Selyse está ansiosa por isso por algum motivo. Eis que Jon recebe um corvo de Ramsay Snow (Bolton) dizendo que Stannis está morto, ele capturou Mance Rayder, tem Luminífera, quer sua esposa (falsa Arya, Jeyne Poole) e Fedor de volta. Ele ameaça Jon e diz que matará todos aqueles que eram amigos de Stannis. Jon envia Tormund para Durolar e decide ele mesmo ir a Winterfell resolver a treta, mas os homens da Patrulha da Noite decidem que Jon Snow não merece viver mais. Cortam a garganta dele e ele é esfaqueado.

Quentyn Martell morreu após três dias de sofrimento, e Barristan se pergunta como fará para devolver o corpo a Dorne. Num loooongo e chato conselho, Barristan e outros discutem se Dany está viva, o que acontecerá com os dragões, se devem reabrir as arenas de batalha e o destino de Hizdahr. Yunkai só vai parar com os ataques se os dragões forem mortos, e agora eles atiram cadáveres ao invés de pedras. Daenerys está perdida com Drogon no mar Dothraki. Ela tenta sobreviver comendo as poucas plantas que encontra, mas está ferida e sozinha e começa a alucinar. 

Ela vê seu irmão morto dizendo que tudo o que ele queria era uma coroa, ela vê Jorah e conversa com ele sobre sua traição, ela pensa em Khal Drogo e como ela jamais terá ele ao seu lado novamente. Quando ela acaba cedendo e come os restos de um cavalo pego por Drogon, Khal Jaqho e seu khalasar a encontram. Sor Kevan se reúne com o conselho do rei para decidir o futuro do reinado de Tommen. 

Aegon e Jon Connington já invadiram Ponta Tempestade e estão atacando a região. Kevan acha que toda essa história de Targaryen perdido não passa de uma farsa. Ele janta com Cersei e discute com ela seu futuro, o que acontecerá se ela perder ou vencer o julgamento por combate. Ele suspeita que Robert Forte é A Montanha, Gregor Clegane. No final do livro, Varys revela que irá lutar por Aegon, o verdadeiro herdeiro dos Sete Reinos, e ele é seus passarinhos matam Kevan.
______________

E este foi o último resumo. Pois é, assim que o Martin publicar The Winds of Winter prometo escrever um resumo sobre o livro, assim estaremos preparados para os três milênios e meio de espera até A Dream of Spring. Espero que tenham gostado e que de alguma forma esses resumos tenham sido úteis.

Até o próximo post! \o/

4 comentários:

  1. OQ VC ACHOU DO FINAL DE GAME OF THRONES?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... Eu fiquei puta com muita coisa, não vou mentir. Para quem é fã dos livros e da série há muitos anos, e para quem gosta tanto, é de sentir uma raiva justificada. Mas eu não odiei, alguns episódios eu gostei bastante e até que fiquei feliz com o fim de algumas personagens. Mas foi uma última temporada bem controversa.

      Excluir
  2. Oiee, adorei essas suas resenhas sobre os livros da série As crônicas de gelo e fogo, vão me ajudar bastante; mas, porém, contudo, todavia, você já fez ou pretende fazer a resenha do Livro 4? Grande abraço de um fã de livros :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que eu vi que você há postou sobre o Festim dos corvos... foi mal kkkk

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D