quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Resumo de A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin

GAME OF THRONES tribute by CreaSdOutlineR

Olá, pessoal! Tudo bão?

Como já tem se tornado uma tradição no blog, hoje trago a vós um resumo deveras detalhado do livro A Guerra dos Tronos, primeiro da série As Crônicas de Gelo e Fogo. Esse resumo contém todos os spoilers possíveis de todos os cinco livros e da série de TV, desde quem mata até como mata e por que mata e quem mata, então apenas leia se isso não for te incomodar. Esse resumo foi escrito durante a minha leitura dos livros, então eu coloquei um pouco da minha opinião pessoal sobre a história e notas de coisas que achava importante. Espero que seja útil para relembrar a história antes do lançamento de The Winds of Winter ;)

A Guerra dos TronosAutor: George R. R. Martin
Título original: A Game of Thrones
Editora: Leya Brasil
É bom?: ★★★ 
Páginas: 592
Sinopse: Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister. E sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda a sua família. Quem vencerá a guerra dos tronos?

Primeiramente, eu só tive a ideia de resumir As Crônicas de Gelo e Fogo depois de ter lido metade do primeiro livro, então vou tentar resumir de cabeça o início da história. Antes, uma pequena introdução à história de Westeros – e quem melhor do que o próprio autor para introduzir sua própria história? Segue um trecho de “O Cavaleiro dos Sete Reinos”:

“As Crônicas de Gelo e Fogo ganharam vida como uma trilogia, mas já se expandiram para uma série que já conta com cinco obras publicadas. Como J. R. R. Tolkien disse certa vez, um conto cresce durante a narrativa. O cenário dos livros é o grande continente de Westeros, um mundo ao mesmo tempo parecido e diferente do nosso, no qual as estações duram anos e, algumas vezes, décadas. Fazendo limite com o Mar do Poente, no lado ocidental do mundo conhecido, Westeros se estende das areias vermelhas de Dorne, no sul, até as montanhas geladas e campos congelados no norte, onde a neve cai mesmo durante os longos verões. 

"Os Filhos da Floresta foram os primeiros habitantes conhecidos de Westeros, durante a Alvorada dos Dias: uma raça de baixa estatura que morava na floresta e esculpia estranhos rostos nos represeiros, árvores imensas e brancas como ossos. Então vieram os Primeiros Homens, que cruzaram o istmo vindos do continente maior do leste, com espadas de bronze e cavalos, e guerrearam com os Filhos da Floresta por séculos, antes de finalmente fazerem as pazes com a raça mais antiga e adotarem seus deuses antigos e sem nomes. O Pacto marcou o início da Era dos Heróis, quando os Primeiros Homens e os Filhos da Floresta partilharam Westeros, e uma centena de pequenos reinos surgiu e desapareceu. Outros invasores vieram. Os Ândalos cruzaram o Mar Estreito em navios, e com ferro e fogo varreram os reinos dos Primeiros Homens e tiraram os Filhos de suas florestas, derrubando muitos represeiros com seus machados. Trouxeram sua própria fé, venerando um deus com sete faces, cujo símbolo era uma estrela de sete pontas. Só no extremo norte, os Primeiros Homens, liderados pelos Stark de Winterfell, repeliram os recém-chegados. Em todos os outros lugares, os Ândalos triunfaram e ergueram seus próprios reinos. 


A Game of Thrones by TARGETE

"Os Filhos da Floresta minguaram e desapareceram, enquanto os Primeiros Homens passaram a se unir aos seus conquistadores por meio de casamentos. Os Roinares chegaram mil anos depois dos Ândalos, e não vieram como invasores, mas como refugiados, cruzando os mares em dez mil navios para escapar do poder crescente do Domínio de Valíria. Os senhores de Valíria governavam a maior parte do mundo conhecido; eram feiticeiros, grandes em sabedoria e, sozinhos entre todas as raças humanas, tinham aprendido a criar dragões e a dobrá-los a sua vontade. Quatro séculos antes do início de As Crônicas de Gelo e Fogo, no entanto, a Condenação se abateu em Valíria, destruindo a cidade em uma única noite. Depois disso, o grande Império Valiriano se desintegrou em discórdias, barbáries e guerras. Westeros, do outro lado do Mar Estreito, foi poupada do pior do caos que se seguiu. Com o tempo, apenas sete reinos restaram onde antigamente havia centenas – mas nem esses durariam muito tempo. 

"Um descendente da perdida Valíria, chamado Aegon Targaryen, desembarcou na foz do Água Negra com um pequeno exército, suas duas irmãs (que também eram suas esposas) e três grandes dragões. Montados nas costas dos dragões, Aegon e suas irmãs venceram batalha após batalha e subjugaram seis dos sete reinos de Westeros pelo fogo, espada e tratados. O Conquistador reuniu as lâminas derretidas e retorcidas de seus inimigos caídos e as usou para fazer um trono monstruoso, gigantesco e farpado: o Trono de Ferro, do qual governou como Aegon, o Primeiro de Seu Nome, Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens, e Senhor dos Sete Reinos. A dinastia fundada por Aegon e suas irmãs durou pelos trezentos anos seguintes. Outro rei Targaryen, Daeron II, mais tarde trouxe Dorne para o reino, unindo toda Westeros sob um único governante. Fez isso pelo casamento, não pela conquista, pois o último dragão morrera meio século antes.”

A GAME OF THRONES G.Glover by nachomolina

Esta introdução se encontra no livro O Cavaleiro dos Sete Reinos, um livro de contos situado no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo. Quando começamos a ler A Guerra dos Tronos, o rei é Robert Baratheon. O que aconteceu com os Targaryen? Bom, o último rei da dinastia foi Aerys Targaryen, conhecido como Rei Louco. O Rei Louco ouvia vozes e era obcecado por uma substância chamada Fogovivo, que basicamente queima e destrói tudo aquilo em que entra em contato. O Rei Louco usava essa substância para colocar fogo em plebeus insolentes, cujos crimes variavam de assassinato até olhar para o rei de um jeito que ele não gostava. 

Aerys Targaryen foi morto por Jaime Lannister, que ficou conhecido como Regicida. Jaime era um cavaleiro real sagrado, mas decidiu trair o próprio rei quando este ameaçou matar seu pai, Tywin Lannister, e incendiar toda cidade de Porto Real com Fogovivo. Jaime apunhalou o rei e permitiu que a rebelião do Rei Robert Baratheon, acompanhado por Eddard Stark e outros guerreiros, como os Tully, os Reed e muitos outros adentrasse o castelo e matasse os demais Targaryen.

Robert Baratheon venceu a rebelião, foi coroado rei, se casou com Cersei Lannister e começou sua própria dinastia.

Looking for the Iron Throne, Game of Thrones, 9 by Dumaker

Agora, ao livro:

No prólogo, um grupo de patrulheiros da Patrulha da Noite (o lugar para onde os bandidos – desde ladrões de comida até estupradores – vão se não querem ter a cabeça cortada pelos seus lordes) está do outro lado da Muralha (uma muralha gigantesca de gelo que supostamente protege os Sete Reinos dos homens selvagens e dos monstros). Eles estão apenas cavalgando pela neve quando um grupo de Outros – criaturas monstruosas de gelo – os atacam. Apenas um dos patrulheiros vive para contar a história, mas ninguém acredita nele, pois os Outros são tidos como lendas nos Sete Reinos. 

O patrulheiro é executado por ter desertado da patrulha. Quem executa o patrulheiro é Lorde EddardStark, Protetor do Norte, um homem honrado. Eddard tem cinco filhos legítimos (Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon) e um bastardo (Jon Snow) (nós, fãs, temos uma teoria de que esse filho bastardo na verdade é filho da irmã de Eddard. Eddard era muito honrado para ter um bastardo). Ned sempre ensinou a seus filhos as artes da guerra, inclusive ao seu bastardo. Numa caçada, eles encontram filhotes de lobos gigantes, criaturas que só vivem para-lá-da-Muralha. 

Os filhotes são seis, e cada filho Stark recebe um (incluindo Jon, o bastardo, que fica com um lobo albino). A vida de Ned e sua família muda quando o Rei Robert e sua corte viajam até o norte. A Mão do Rei morreu subitamente (Jon Arryn, um personagem que, mesmo morto já no início da história, é de suma importância) e Robert quer que Ned seja sua nova Mão. A Mão do Rei é uma espécie de conselheiro real. Ned não tem certeza se quer o posto, mas não pode dizer não a Robert. Robert tenta persuadir Ned ao oferecer um casamento à sua filha mais velha, SansaStark: Sansa tem a oportunidade de se casar com JoffreyBaratheon e, no futuro, poderá vir a ser rainha dos S   ete Reinos.

Nessa mesma visita, Robert vai ao túmulo de Lyanna Stark, irmã de Eddard. Ela foi capturada por Rhaegar Targaryen (sobrinho do Rei Louco Aerys) durante a rebelião de Robert. Robert iria se casar com Lyanna ao invés de Cersei, mas Lyanna foi morta.

Game of Thrones : Tyrion Lannister by p1xer

CatelynStark é a esposa de Eddard. Ela recebe uma carta da irmã. Lysa Aryn (viúva de Jon Arryn) que revela suas suspeitas de que o marido foi assassinado por ter descoberto um segredo terrível. Catelyn acaba fazendo com que Ned aceite ser Mão do Rei e se mudar para Porto Real.

(Nós, fãs, acreditamos que Lyanna e Rhaegar eram apaixonados e fugiram juntos. Eles se casaram em segredo e tiveram um filho, Jon Snow, o “bastardo” de Ned. Nesse caso, Jon não seria bastardo coisa nenhuma, mas sim o herdeiro dos sete reinos! Essa teoria foi confirmada no seriado, mas não nos livros. O seriado infelizmente já passou os livros, pois o Martin demora demais para escrever).

Em outro continente, Viserys e Daenerys, os únicos sobreviventes da dinastia Targaryen (Viserys era uma criança quando a rebelião aconteceu, Dany era recém-nascida) vivem de favor com um homem rico na cidade livre de Pentos. Viserys é tão louco quando o pai, e tem sede por poder. Ele sonha em tomar o Trono de Ferro de volta. No entanto, ele não possui um exército, e a única forma que encontra de conseguir os homens que precisa é vender sua irmã para os Dothraki. Os Dothrakis são um povo guerreiro nômade, são muito poderosos mas também são conhecidos pela crueldade. Dany é vendida para Khal Drogo (Khal significa rei na língua dos Dothraki). Vale lembrar que Dany tem apenas 13 anos e Khal Drogo é um homem gigantesco e muito mais velho.

Arya Stark, filha mais jovem de Eddard, é diferente das demais meninas: ela não gosta das aulas de dança e etiqueta e bordado, ela quer aprender a lutar com espadas. Arya está brincando com um dos meninos vassalos dos Stark, eles usam espadas de madeira. Joffrey acha engraçado ver uma menina com uma espada e a provoca, Arya fica chateada e desarma Joffrey Baratheon (que estava com uma espada de verdade). 

Joffrey fica nervoso por ter sido desarmado e parte para cima de Arya, mas a loba de Sansa, chamada Lady, o ataca e morde sua mão. Joffrey é uma péssima pessoa, e num ímpeto de fúria faz com a loba seja sacrificada e com que o amigo com quem Arya brincava (apenas uma criança) fosse mandado para a Patrulha da Noite. Sansa presencia o ocorrido e, a pesar de saber que Joffrey não tinha razão, apoia ele por querer ser sua noiva. Sansa ganha o ódio de Arya.


BranStark, filho de Ned, gosta de escalar. Numa de suas escaladas no castelo de Winterfell, ele flagra Jaime e CerseiLannister mantendo relações sexuais (eles são irmãos!! Gêmeos!!!). Bran mal tem tempo de processar o que viu quando Jaime o empurra da janela. O menino cai de uma altura enorme, mas não morre: entra em coma. Esse momento é importante para o arco de Bran, pois ele perde o movimento das pernas, mas ganha a habilidade de ter visões do futuro e de entrar no corpo de seu lobo, Verão. Nesse universo, pessoas com a habilidade de “possuir” animais são chamadas de wargs. A teoria dos fãs é de que todas as crianças Stark tem essa habilidade, mas como nunca tivemos um capítulo do Rickon, o mais jovem, ainda não temos certeza.

Jon Snow parte para a Patrulha da Noite. Ele não cometeu nenhum crime, mas acredita que, como bastardo, sua vida não irá ter grande futuro nos sete reinos. Ser um patrulheiro é uma grande honra, mas também é um fardo: homens da patrulha não podem se casar, ter filhos, títulos ou terras. Os desertores são executados. A pesar de ser jovem, Jon parece saber o que quer.

Daenerys se casa com Drogo. Os dois tem uma cerimônia tradicional Dothraki. Viserys está presente e está infeliz por não ter recebido seu exército. No primeiro livro, Dany basicamente se acostuma com a vida dos Dothrakis e ouve seu irmão reclamando de ainda não ter seu exército e sua coroa. Ela se torna uma personagem mais importante depois.

Catelyn Stark está desolada agora que o filho está em coma, mas seu desespero acaba quando alguém tenta matar Bran. Catelyn começa uma investigação (ela é uma mãe muito protetora), e chega a conclusão de que o assassino é Tyrion Lannister.

Daenerys - Game of Thrones by Erisiar

A partir daqui, coloco meu resumo que escrevi enquanto lia. É um resumo mais simplificado:

Um torneio é planejado para comemorar a chegada da nova Mão do Rei, Ned Stark. Jon Snow faz amizade com um rapaz chamado SamwellTarly na Patrulha. O torneio da mão do Rei tem início e logo Ned descobre que alguém (os Lannister) estão tentando matar o Rei Roberto Baratheon. Enquanto isso, Catelyn está tentando descobrir se Tyrion realmente tentou matar Bran.

Ned e Robert brigaram por causa das finanças e das suspeitas de Ned e agora ele não é mais a Mão do Rei. Catelyn vai até sua irmã Lysa para decidir o que fazer em relação aTyrionLannister, que ela capturou. Tyrion foi libertado após ter pedido julgamento por batalha. Ele vai embora do Vale de Arryn a pé, mas encontra alguns mercenários a quem promete ouro e terras se o levarem para casa. Eddard virou Mão do Rei novamente (Robert Baratheon é bem bipolar, viu. E machista. E babaca). Jon parece ser uma pessoa que eu gostaria de ter como amigo, sempre protegendo Sam.


Ned voltou a ser a mão do rei, mas Robert acabou de sofrer um acidente, sendo atingido por um javali, e está prestes a morrer. Ele pede para que Ned cuide de seu reinado até que Joffrey tenha idade para assumir, mas Ned descobriu pouco tempo antes que Cercei enganou Robert, e Joffrey e os demais filhos na verdade são filhos de Cercei com Jaime, seu irmão. Ou seja, os três filhos de Cersei são bastardos, nenhum tem direito ao trono. Ned quer que StannisBaratheon, irmão de Robert, assuma o trono de ferro, mas Mindinho e outros querem dar um golpe nos Baratheon e deixar Joffrey como rei. 

Enquanto isso, Khal Drogo se mostra um dos meus personagens favoritos, matando Viserys de uma das formas mais absurdas que eu já vi. Enquanto isso, Jon e Sam finalmente viraram homens e fizeram seu Juramento para serem Patrulheiros da Noite. E é então que Fantasma, o lobo de Jon, aparece para eles com uma mão entre suas presas. Jon encontra um cadáver e o leva para dentro de Castelo Negro, um dos fortes da Patrulha da Noite. O cadáver ganha vida e se torna um monstro de gelo, e descobrimos que é assim que Os Outros são criados: quando alguém morre para-lá-da-Muralha.

Eddard agora foi preso por dizer mentiras sobre a Rainha e tomado como traidor, enquanto isso Arya está desaparecida e Sansa ainda tá naquelas de querer casar com o Joffrey. Daenerys está grávida e quer que Khal Drogo leve o filho que ela terá para os sete reinos para que possa conquistar aquela região. A princípio o Khal não quer aceitar, pois os Dothraki tem medo do mar, mas depois de descobrir que os Baratheon (Robert) tinham planos de matar Dany, muda de ideia. Enquanto isso Sansa ainda é prisioneira de Cersei e Arya continua desaparecida. Catelyn encontra Robb, que reuniu um enorme exército. Mesmo assim, os Stark tem medo do poder dos Lannister e decidem se aliar a LordeWalder. Robb consegue 400 homens em troca de prometer Arya em casamento ao filho mais novo de Lorde Walder, chamado Elmir. Ned está numa prisão fétida quando Varys, o eunuco, o encontra e tenta convencê-lo confessar seus crimes e receber misericórdia de Cersei e poder morar na Muralha como patrulheiro juramentado. Enquanto isso Tyrion se livrou de Catelyn e reencontra seu pai, Tywin. Ele agora tem que pagar os homens que lhe ajudaram a escapar da Stark ou morrerá.

Game of Thrones - Nymeria by DaaRia

Jon recebeu de presente de seu mestre AemonTargaryen (!!!) (um idoso de mais de 100 anos) a espada Garralonga. Daenerys encontrou uma feiticeira curandeira chamada MirriMazDuur e quer que ela realize seu parto. Tyrion e seus mercenários (e o exército Lannister) enfrentam uma breve mas sangrenta batalha contra alguns dos homens dos Strak de Winterfell. Mas Robb não está entre eles, foi para Correrio. Enquanto isso, Jaime Lannister admitiu a derrota e foi capturado por Robb e Catelyn após uma batalha entre os Lannister e os Stark e aliados. Mas Catelyn ainda quer que capturem TywinLannister. 

Dany está grávida de Rhaego, o garanhão que cavalgará o mundo, no entanto, Khal Drogo foi feriado gravemente e está prestes a morrer, e a morte dele fará com que Khaleesi Dany se junte às idosas viúvas Dothrakis e seu filho será morto ao nascer. Ela também ama Drogo e não pode permitir que ele morra. Ela pede para que MirriMazDuur o cure usando sua magia negra de maegi, e ela concorda, desde que ninguém entre na cabana pois o feitiço poderá ferir alguém. Mas é então de Dany entra em trabalho de parto e a única mulher na caravana capaz de realizar o parto e a maegi, então alguns criados levam Dany para dentro da tenda sem saberem o que os aguarda.

Arya está tentando sobreviver sozinha na cidade quando a execução de seu pai começa. Um homem a reconhece e leva embora. Ned é decaptado por sua traição, a pesar de ter confessado seus crimes. Joffrey é quem toma essa decisão, pois ele é ruim.. Ao que tudo indica, Bran tem tudo sonhos proféticos desde que Jaime Lannister o derrubou da janela. Ele sonhou que sei pai estava sobre a cripta que era sua por direito quando morreu – a pesar de Bran não saber da morte do pai. No dia seguinte, após ouvir histórias de MeistreLuwin, eles recebem uma carta informando a morte de Lorde EddardStark. 

Enquanto isso Sansa ainda é prisioneira dos Lannister. Joffrey ainda quer se casar com ela, e lhe mostra a coleção de membros decepados de infratores, inclusive a cabeça de seu pai. Ele usa um criado para bater em Sansa. Covarde babaca do cacete odeio esse Joffrey filho da puta tinha que ser filho da Cersei. O filho de Daenerys, Rhaego, morreu. Ele nasceu com um aspecto demoníaco (ou de dragão) e foi morto para que não existisse tal criatura. MirriMazDuur enganou Dany, já que o preço para trazer Drogo de volta era a morte de vários, incluindo seu filho. E, mesmo assim, ele não voltou completamente. Seu coração bate, mas é como se não houvesse alma dentro dele. 

Enquanto isso, TywinLannister acredita que Tyrion deve reinar em Porto Real no lugar de Joffrey até este chegar a maioridade. Tywin só faz isso pois acredita que Jaime será morto, todo mundo sabe que Tywin não gosta de Tyrion. Jon tenta fugir para vingar a morte do pai, mas logo outros patrulheiros o trazem de volta. O Velho Urso AemonTargaryen revela que pretende juntar os patrulheiros e enfrentar o que estiver para-la-da-muralha e encontrar BenjenStark, vivo ou morto. 

Hoster Tully está prestes a morrer. Os vassalos de Catelyn e RobbStark, do Norte, se recusam a reconhecer qualquer Lannister como rei e querem separar os sete reinos, pois assim Robb será o Rei do Norte. Enquanto isso, Daenerys queima MirriMazDuur e Drogo. Ela então consegue trazer à vida três dragões dos ovos que possuía, e o povo Dothrakis ali presente promete segui-la como rainha.
___________________________________________

É isso por hoje, pessoal! Em breve irei disponibilizar os resumos dos demais quatro livros. Não se preocupem, pois as próximas postagens virão antes de The Winds of Winter, assim como a 3ª Guerra Mundial, a descoberta da cura do câncer, a colonização da galáxia e o nascimento da minha bisneta.

Até o próximo post :*

game of thrones - daenerys targaryen . khal drogo by cymue

16 comentários:

  1. Esta história é simplesmente fabuloso. Grande texto. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir
  2. Percebe-se que você possui uma visão bem binária sobre os personagens e morais do universo. Mas tudo bem, cada um com sua visão. Só consegui ler até o quarto livro alguns anos atrás e seus resumos me ajudarão muito. Muito obrigado por isso.

    ResponderExcluir
  3. Olá tudo bem?, só uma correção: a loba que ataca o joffrey é a Nymeria (da Arya) e não a Lady que vc escreveu. Arya faz sua Loba fugir após o ocorrido e Lady é morta em seu lugar. E quanto a Mycah, ele não é enviado à patrulha e, sim, é morto por Sandor Clegane

    ResponderExcluir
  4. Parabénss!!! Eu vou ler o segundo livro agora depois de um bom tempo de ter terminado o primeiro. Me ajudou demais!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei um ano sem ler os livros da série, parei no terceiro. Comprei um box com os 5 agr, e vim lembrar o que aconteceu nos primeiros livros, e vc me spoila q a Arya fica cega no quarto livro? Qual o sentido disso? O texto não era susposto a flr do primeiro livro? WTF? Ridículo, se alguém puder me avisar se os próximos resumos serão assim, pq aí nem perco meu tempo lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, aqui é a autora do post. Primeiro, dá uma segurada nessa sua atitude por que eu fiz esse resumo para mim, nos meus históricos de leitura do skoob, e disponibilizei aqui gratuitamente por vontade própria. Segundo, logo na introdução do post, antes do resumo, eu digo que há spoilers, comentários pessoais e notas com coisas que eu achava importante. Isso por que eu fiz esse resumo enquanto lia os livros, e anotei coisas que já sabia dos livros seguintes e da série. Como dito, o resumo contém SPOILERS, e você só deveria ler e se se sentisse confortável com isso. Está escrito no topo do post. Faz tempo que escrevi esses resumos, mas creio que os resumos dos livros seguintes também contém spoilers.

      Excluir
    2. Mas em momento algum você faz diz explicitamente que há spoilers sobre os demais livros da série. Quem lê acredita que as informações serão apenas as informações contidas no primeiro livro.

      Excluir
    3. "Esse resumo contém todos os spoilers possíveis DOS PRIMEIROS LIVROS E DA SÉRIE, desde quem mata até como mata e por que mata e quem mata, então apenas leia se isso não for te incomodar. Esse resumo foi escrito durante a minha leitura dos livros, então eu coloquei um pouco da minha OPINIÃO PESSOAL sobre a história e NOTAS DE COISAS QUE ACHAVA IMPORTANTE".

      Deixei em caixa alta para você ver. Tirei o trecho da Arya ficando cega do texto, e sinto muito que isso tenha estragado sua experiência de leitura, mas estava avisado, sim.

      Excluir
    4. Olá, estou lendo o resumo e o achando bem interessante, porém com ressalvas: encontrei alguns erros.
      - Rhaegar é filho do Aerys II, não sobrinho.
      - Viserys e Daenerys não são os últimos descendentes dos Targaryan (apresentados no primeiro livro), não esqueça do amável Meistre Aemon, lá da Patrulha.
      - Quem ataca Joffrey é Nymeria, que foge, e Lady é condenada em seu lugar.
      - Jofrrey, Tommem e Myrcella não são bastardos, se o requisito para receber o título de bastardo fosse, unicamente, ser fruto de uma relação incestuosa, toda a genealogia Targaryan o receberia. kk
      Enfim, encontrei outros erros, porém cansei de citá-los. Acharia legal que os corrigisse para futuros leitores das Crônicas, uma vez que após o término desastroso da sétima temporada, acredito que muitos surgiram na esperança de que nos livros não ocorra a decadência que assolou as últimas temporadas da serie.

      Excluir
  6. No mais, o texto ficou muito bom, parabéns, ajudou bastante

    ResponderExcluir
  7. Quero te agradecer imensamente por seu trabalho! No final de 2017 eu parei na metade do quinto livro. Só agora, em outubro de 2018, voltei a ler. Mas, como deve imaginar, eu esqueci a maioria dos eventos dos livros anteriores. Então fui ávido pro Google procurando um resumo dos livros, mas só achei resenhas e mais resenhas... Até que achei esse seu blog. E quando vi que de fato tu resumiu os livros, eu quase chorei de emoção kkkkkkkkkk Mais uma vez, obrigado por sua dedicação e seu tempo. Me ajudou imensamente e tenho certeza que ajudará outros.

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou lendo o resumo e o achando bem interessante, porém com ressalvas: encontrei alguns erros.
    - Rhaegar é filho do Aerys II, não sobrinho.
    - Viserys e Daenerys não são os últimos descendentes dos Targaryan (apresentados no primeiro livro), não esqueça do amável Meistre Aemon, lá da Patrulha.
    - Quem ataca Joffrey é Nymeria, que foge, e Lady é condenada em seu lugar.
    - Jofrrey, Tommem e Myrcella não são bastardos, se o requisito para receber o título de bastardo fosse, unicamente, ser fruto de uma relação incestuosa, toda a genealogia Targaryan o receberia. kk
    Enfim, encontrei outros erros, porém cansei de citá-los. Acharia legal que os corrigisse para futuros leitores das Crônicas, uma vez que após o término desastroso da sétima temporada, acredito que muitos surgiram na esperança de que nos livros não ocorra a decadência que assolou as últimas temporadas da serie.

    ResponderExcluir
  9. Gostei do texto principalmente porque voltei a ler e não me lembrava de algumas coisas.
    - Só uma correção sem querer ser chato rsrsrs o Velho urso não é Aemon é Jeor Mormont o comandante da patrulha da noite é ele que entrega garra longa ao Jon.
    - Quem mordeu Joffrey foi Nymeria mas Arya mandou-a embora então Lady foi sacrificada no lugar.

    Pretendo ler os outros livros pois vou começar a ler o quinto livro acho que vou ler os outros resumos.

    ResponderExcluir
  10. Terminei a série e agora quis ler os livros adquiri 3 : Fúria dos Reis,Tormenta de espadas e Festim de corvos.
    Como tinha tempo que vi a primeira temporada, não lembrava de mais nada KKK
    Obrigado pelo resumo, ótimo trabalho!!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, eu comprei o livro dois das crônicas de gelo e fogo porque pensava que era o primeiro, agora não sei se leio o segundo ou o que faça

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D