quarta-feira, 3 de março de 2021

Resumo de "Duna", de Frank Herbert

Alô, pessoal!

Este post é um resumo do primeiro livro da saga Duna, do Frank Herbert. Quero deixar claro que, apesar de eu escrever resenhas de livros há uma década e de ser formada em literatura, este resumo não é um texto profissional. Eu apenas compilei as notas que fiz em meu celular enquanto lia. Até revisei, pra ter certeza de que o texto pelo menos faz sentido, mas aqui há teorias que fui criando enquanto lia, alguns memes aleatórios de bobagens que pensei durante a leitura e, é claro, contém minha opinião sobre personagens e acontecimentos. Ainda assim, é um resumo bastante completo para quem está perdido na leitura ou leu o livro há um tempo e quer refrescar a memória antes de ler as continuações. No momento estou lendo Messias de Duna, e pretendo ir fazendo resumos de todos os livros conforme eu for lendo a saga.

Ah, este texto obviamente contém SPOILERS!!!

 

PRIMEIRA PARTE

Confesso que achei o início do livro confuso, mas as coisas vão fazendo sentindo conforme lemos. Muitos termos e nomes são estranhos, mas é algo normal em livros de fantasia e ficção científica. No primeiro capítulo conhecemos Paul Atreides, que pode ou não ser uma espécie de messias da verdade. Ele é submetido a um teste de humanidade e passa. Fiquei curiosa a respeito de que tipo de coisa a pessoa é se não for humana. Monstro? Alien? Robô? No segundo capítulo conhecemos o vilão (acho) Vladimir Harkonnen e o anti herói de Pau, Feyd. Eles visam o lucro em toda situação, deu pra entender a crítica ao capitalismo anti-ecológico (na verdade, nem existe capitalismo ecológico).

Agora que sou capaz de entender o que está acontecendo, confesso que realmente estou gostando do livro! Não que eu esperasse não gostar, mas ele está me prendendo bem mais do que eu esperava. Paul é treinado em combate desde jovem, além de estudar muito sobre vários assuntos, desde história até ciência. Agora que vai para o planeta Arrakis, ou Duna, ele precisa melhorar ainda mais nesses aspectos. Os vermes da areia parecem tão loucos, não é pra menos que é a parte mais impactante do trailer do filme. Esse tal Yueh vai trair Paul e seu pai, Leto, e isso fica claro desde que ele aparece, o que leva a crer que há algo mais nessa linha narrativa que apenas o óbvio.

Algumas coisas ainda me confundem, não vou mentir. Jéssica, a mãe de Paul, é predestinada a algo. Ela tem uma conversa com uma velha senhora fremen, do povo que vive em Duna e tem os olhos azuis escuros, e essa senhora lhe dá uma adaga especial, feita de dagacris. A velha faz um escarcéu sobre a predestinação de Jéssica, mas parece ter pena dela ao mesmo tempo. Paul estava sendo treinado para ser um Mentat, um computador humano, esse tempo todo.

Yueh é o traidor que tentou matar Paul? Acho que não, pois não teria tentado conseguir a confiança de Jéssica a todo custo. Leto ficou putassssso que tentaram matar seu filho. Apesar dos Atreides parecerem os bonzinhos, até que ponto um senhor imperialista que escraviza um planeta por causa de uma especiaria/droga que pode vender para fora pode ser um herói? Hm.

Esse livro é muito bom!!!!! A cena da traição foi muito louca, o cara tentando colocar o Duque Leto contra a Jéssica e ele fingindo que acreditava em tudo. Depois a conversa com o planetólogo/biólogo sobre Duna e a cena em que eles veem o Verme, loucura demaisssss.

Em Duna, Paul, Leto, Jéssica e a tripulação dão um jantar com convidados do planeta. É objetivo deles alterar as condições de Duna, a fim de que o planeta tenha água e ecossistemas complexos. Todo mundo ali está à flor da pele.

Caramba, li 70 páginas hoje, e o livro foi revirado de ponta-cabeça. Que loucura, pai amado. Eu sinto muito pelo Yueh, parece que ele, apesar de não ter escolha acerca de seu futuro, fez tudo que podia para prosseguir e morrer de acordo com suas crenças. A morte de Leto foi sofrida, mas ele morreu sabendo que Jéssica e Paul estavam a salvo. E Paul... Eu achava ele um grande inútil nessa primeira parte do livro, não vou mentir. Mas acho que ele finalmente aceitou seu destino – mais que isso, compreendeu o que precisa fazer no futuro – e irá se juntar ao povo de Duna para se tonar o messias deles. Estou ansiosa para começar a leitura da segunda parte!

 

SEGUNDA PARTE

É curioso que em alguns trechos tenho a impressão de que Paul não apenas vê o futuro, mas está em contato com ele, como se o futuro influenciasse o passado. Os trechos no início do capítulo sugerem isso, como se a princesa Irulan soubesse das coisas em tempo real, apesar disso ser impossível (relendo esta parte eu vejo que eu estava muito errada em minha teoria de quem Irulan era).

O barão Harkonnen convence Nefud que podem trazer Hawat, o mentat de Leto que foi capturado, ao lado deles. Não contará que Yueh era o traidor, deixará que pense que era Jéssica, e ele vai querer se vingar dela pela morte de Leto. Paul e sua mãe sobrevivem à tempestade de areia. Paul é pragmático ao fugir de vermes de areia e resolver problemas, mas entra em pânico quando sua mãe é soterrada por areia. Por causa disso, salva a mãe, mas perde a mochila com suprimentos. Juntos eles a recuperam, mas isso faz Jéssica perceber que o filho, apesar de Mentat poderoso, ainda precisa treinar mais como Bene Gesserit. Tuek e Halleck conversam sobre o que está para acontecer, todos acham que Paul e Jéssica estão mortos. Eles juram aliança um ao outro.

“Não poderia acontecer um desastre mais terrível para sua gente do que cair nas mãos de um Herói”.

Jessica e Paul fogem de mais um verme quando encontram uma espécie de oásis com plantas e animais. Ali estão os fremen, que não estão exatamente felizes por vê-los. Kynes está perdido no deserto e alucina com lições planetólogas de seu pai. Ele morre com uma explosão natural causada pela especiaria. Além de droga, esse negócio é explosivo?

Jéssica e Paul foram pegos por Stilgar e seus homens. A princípio eles querem matar Jéssica e levar Paul para testes, mas Jéssica usa suas habilidades Bene Gesserit para os subjugar. Ela convence Stilgar a lhes jurar lealdade e cuidar de Paul. Chani, filha do planetólogo Kynes, é a menina dos sonhos proféticos de Paul, e ele fica admirado com o encontro. Stilgar leva Jessica e Paul para seu grupo de 40 fremen, que estão indo de um lugar para o outro. Jéssica e Stilgar conversam sobre a liderança dele sobre o sietch. Ele considera se casar com Jéssica (eles são poligâmicos), mas não acha uma boa decisão. Ele é muito ponderado. Jéssica se preocupa com o futuro de sua filha não nascida, pois estava grávida de Leto quando ele morreu. Stilgar menciona uma Reverenda Madre, e Jéssica quer conhecê-la.

Depois de uma cerimônia estranha, um homem chamado Jamis desafia Paul a um duelo, uma espécie de direito fremen. Depois de uma luta inesperadamente fácil para Paul, ele hesita em matar Jamis (não há rendição para os fremen), mas acaba matando o homem. Jéssica não quer que Paul se acostume a isso, muito menos que goste de matar. Apesar de ter matado um fremen com as próprias mãos, ele finalmente foi aceito pelo povo, considerado um homem. Ganhou o nome de guerra de Usul, que é a força da base da coluna, e o nome de adulto de Muad'Dib, um animal de Duna que sobrevive ao deserto por causa de sua sagacidade. Paul tem uma visão sobre a jihad, a guerra santa que ele quer evitar.

O funeral de Jamis acontece, é um dos meus capítulos favoritos do livro. Aqui fica bem clara a devoção à água do povo, que dá a água do morto a Paul, que o venceu no duelo, mas se admira com as lágrimas que ele verte durante os ritos. Cada pessoa do grupo pega um objeto de Jamis, e eles acreditam na presença real de seu espírito ali. No meio de tudo, Stilgar conta a Jéssica sobre o desejo de que Duna um dia seja um planeta rico em água e em vida. Jéssica não gosta de Chani e quer alertar Paul sobre se apaixonar por uma mulher fremen. Paul vê o futuro e sente que sua mãe trará a jihad, que ela é seu inimigo sem saber.

Depois vemos o lado dos Harkonnen. O barão é um filho da puta manipulando as pessoas ao seu redor. Seu sobrinho, Feyd-Rautha, está para completar 17 anos, e vai se apresentar para as famílias da Guilda num duelo. Ao falarem sobre Hawat, o mentat de Leto, querem que o barão Vladimir Harkonnen o mate. Feyd-Rautha finalmente vai lutar e enfrenta um gladiador capturado do duque Leto. Ele derrota o homem usando veneno e um poder sobre-humano que não sei se entendi. Depois que o gladiador morre em frente a todos, o homem é enterrado de forma impessoal. Esta cena espelha o que Paul passou com Jamis, mas de forma deturpada, encenada.

De volta a Paul, eles chegam à base do sietch. Liet Kynes, o planetólogo, era pai de Chani. Ao chegar lá, Paul descobre que terá que assumir a esposa e os filhos de Jamis. Ele a aceita como criada (afinal, ele só e 15 anos). Eles conversam, a mulher (Harah) diz que eles terão que fugir quando os Saudokar chegarem. Quando Paul fica sozinho, duas crianças aparecem para atacá-lo.

Todos os fremen (umas 10 mil pessoas) se reúnem para falar sobre a fuga. Paul está sendo, na verdade, escoltado pelos filhos de Jamis, mas não corre perigo. Jéssica é escolhida como nova Reverenda Madre, recebe o título de Jéssica dos Sortilégios. Chani é escolhida para ser sua aprendiz. Jéssica é iniciada como Reverenda Madre e toma uma droga que a faz passar por um momento de iluminação. A velha Reverenda Madre diz que a filha não nascida de Jéssica poderá sofrer de algo por causa da droga, mas é bom que seja uma menina, pois um menino teria morrido. Morrendo, a Reverenda passa suas memórias e experiências de vida a Jéssica durante este ritual. Depois que a droga/veneno é transformada por Jéssica, todos bebem, inclusive Paul e Chani. Eles dividem um momento de revelação do futuro em que sabem que ficarão juntos e que ela terá um filho dele. Ele chora por aqueles que ainda não morreram, é uma cena simbólica muito bonita.

 

TERCEIRA PARTE

O barão Vladimir Harkonnen suspeita que o sobrinho Feyd-Rhuata o está espionando. Estou meio confusa: Vladimir é gay? Mas ele não é o pai de Jéssica? Ele parece ter um desprezo muito forte pelas Bene Gesserit. Aliás, a esposa de Fenring é Bene Gesserit e está tentando seduzir Feyd (não sei para que finalidade ainda). Vladimir diz que percebeu a tentativa de assassinato por parte de Feyd (foi Hawat quem percebeu, o mentat), mas, em vez de tretar com o sobrinho, decide fazer um pacto: ele se aposentará e deixará Feyd na liderança se ele parar de tentar matá-lo, e se concordar em ser vigiado por Hawat. Ele concorda, mas fica claro que odeia o tio. Não vou mentir, me incomoda o maior vilão da história toda hora ser chamado de obeso nojento e ser o único personagem LGBT+ do livro. Esse é um topo literário terrível, mas vou fingir que não vi só porque o livro foi escrito nos anos 60.

Enfim, o barão Harkonnen e Hawat conversam sobre dominar Arrakis como um planeta-prisão, oprimindo a população para produzir mais e mais especiaria. Hawat é ardiloso, mas isso me faz pensar que ele possui algum plano maligno contra Harkonnen. Paul sonha com o futuro e começa a confundir o que vai acontecer com o que já aconteceu. Ele sonha com seu filho, Leto II, e que manterá Chani e Harah ao seu lado. Na verdade, depois de um tempo parece que essas coisas aconteceram, sim, e que ocorreu um time lapse de que não fomos informados. Chani e Paul se casaram e tiveram o Leto II? A filha de Jéssica, Alia, nasceu? É uma menina estranha, que sabe muito por causa do ritual de iluminação da mãe? Enfim, estou confusa quanto ao que aconteceu ou não.

Agora Paul precisa montar um verme da areia para se provar aos fremen. Okay, essas coisas realmente aconteceram. Jéssica e o povo do sul já gostam de Leto II, mas o povo não gosta de Alia, pois ela é um bebê que fala como adulto. Antes de Paul montar o verme, o capítulo acaba. Vemos a vida de Jéssica no sietch do sul, onde ela é a Reverenda Madre. Alia tem apenas dois anos (e Paul tem 18), mas é uma menina abençoada, digamos. O povo não gosta muito de Jéssica e tem medo de Alia. Alia conta sobre como despertou sua consciência no útero. É uma coisa meio bizarra, mas bastante interessante. A conversa é interrompida quando revelam que, depois que Paul montar o verme, irão forçá-lo a desafiar Stilgar pela liderança do sietch. Paul monta o verme com sucesso. Stilgar acha que Paul vai desafiá-lo, mas parece que Paul não quer isso. Ele quer ir ao sul, ver seu filho e o novo sietch. No meio do capítulo umas naves de contrabandistas de especiaria aparecem.

"- Disseram que você estava morto.

- E parece que a melhor proteção foi deixá-los pensar que sim”.

Vrauuu.

Gurney Halleck está pilotando o ornitóptero. Tentando invadir a usina, ele se depara com Paul, que pensava estar morto. Ele acha Paul, agora adulto, parecido com Leto. Paul acolhe Gurney e seus homens em seu sietch fremen. Ao confrontar os Sardaukar, Paul usa a voz, a fim de saber quem os mandou ali (obviamente foi o Harkonnen, ainda que não saiba que Paul está vivo). Todos acham que os Harkonnen controlam a especiaria, mas os fremen é que a produzem, e podem destruí-la (a riqueza produzida pela força de trabalho pertence ao povo, bem comunista esse Frank Herbert kskksks).

Paul quer dar um jeito de ser reconhecido Duque de Arrakis sem matar Stilgar, que considera seu braço direito (e Stilgar também não está ansioso para morrer). Todo mundo fala sobre a morte de Duncan Idaho, guerreiro de Leto. Gurney descobre que Jéssica está viva e ainda acha que ela é a traidora dos Atreides, pretende matá-la. Só tretas nesse capítulo.

O povo fremen quer que Stilgar e Paul duelem, a fim de que Paul seja um líder por direito. Paul consegue convencer o povo de que a vida de Stilgar é preciosa, mas que ainda irá tomar o lugar dele como líder, mesmo que não lutem até a morte. Depois de um discurso apaixonado e de usar a Voz, o povo se convence. Stilgar jura ser o braço direito de Paul. Depois disso, Gurney vai atrás de Jéssica, a fim de matá-la. Paul chega bem na hora e, depois de uma conversa tensa, eles convencem Gurney que o traidor era Yueh. Gurney se sente envergonhado e pede que Paul o mate, mas eles resolvem as coisas civilizadamente. No final, Paul percebe que a resistência que ele tem criado à especiaria o impede de ver o futuro, e ele chega à conclusão de que precisa tomar a droga que a mãe dele tomou quando se tornou Reverenda Madre, a Água da Vida. Se sobreviver a isto, ele realmente é o Kwisatz Haderach, o escolhido/messias/profeta. Essa droga só é feita ao afogar um verme da areia, sabe-se o Shai-Hulud como. Paul toma uma gota da Água da Vida e entra em coma por três semanas, e só Chani e sua mãe unidas conseguem fazer com que ele desperte. Paul revela que viu o presente, e que o imperador Padixá está sobre Arrakis com uma Proclamadora da Verdade e legiões de Sardaukar. A única fora de salvar os fremen do saque é destruir toda a especiaria, talvez o planeta, com a Água da Morte. O bagulho ficou sério.

"Como o universo conhece pouco a natureza da verdadeira crueldade".

Meu deus... Tudo deu errado nesse capítulo. A Alia foi capturada pela CHOAM e o menino Leto II foi morto... Pior que fazia sentido, já que nas citações só se fala da filha de Paul, Irulan (como eu estava errada kkkkkk). Estou devastada. O imperador padixá Shaddam IV chega para a Guilda com sua corte, inclusive uma de suas filhas, Irulan!!! Mas ela não era filha do Paul????????? Eu sabia que tinha algo errado nas citações! Harkonnen está em choque, pois o Imperador não está lhe dando mole.

Acabei de lembrar que Harkonnen não sabe que Paul está vivo, mas o Imperador deve saber, pois falou tudo aquilo sobre reféns, e Alia foi capturada. Ela é insubordinada e revela tudo a Harkonnen, e manipula a mente da Proclamadora da Verdade do Imperador. Essa menina é foda demais!!! A menina chamou o Harkonnen de avô e tacou a agulha do gom jabbar nele, berro! O vilão está morto, e foi nas mãos de uma criança. Havia fremens infiltrados na Guilda, e os caras chegaram montando os vermes da areia. Paul chega na mansão do governador Arrakino e diz a um dos Sardaukar que ele irá ser clemente com o Imperador e a Guilda se eles se renderem. Paul percebe que Stilgar deixou de ser um amigo para se tornar um adorador. Sua mãe tem medo dele, e Chani está devastada pelo luto. Ele aceita seu destino como o messias, como o Kwisatz Haderach.

"É melhor ter medo de mim".

Thufir Hawat aparece com a agulha, mas se recusa a trair os Atreides, e deixa o veneno fazer efeito nele, morrendo nos braços do duque. O Imperador, a Proclamadora da Verdade, Paul e Jéssica tem uma discussão. A PdV é a Reverenda Madre do início do livro (eu não lembrava) e Paul dá uns argumentos muito loucos contra ela, quase um tapa na cara em forma de palavras. Eles temem Paul, pois sabem que ele é o escolhido, e ele ameaça destruir Arrakis e toda a produção de especiaria do universo. Paul aceita duelar com Feyd-Rautha, seu primo. Eles duelam e Paul vence ao enfiar a dagacris em seu queixo, passando pelo cérebro. Paul diz que, se o imperador oferecer Irulan para se casar com ele, tudo estará terminado ali.

Como último recurso, o imperador ordena que Fenring mate Paul ali mesmo. Fenring se recusa, Paul vence. Ele irá se casar com Irulan e ter Chani como concubina. Dará todas as ações da CHOAM como dote ao imperador, que governará o planeta-prisão Salusa Secundus. Paul irá transformar Arrakis num paraíso, mas manterá o deserto. Paul exige um título de conde e que Gurney seja diretor da CHOAM. Stilgar será o governante de Arrakis. Paul reserva Caladan, seu planeta de origem, para a mãe.

"A história irá nos chamar de esposas".

O vrau final!

Em breve voltarei com um resumo de Messias de Duna. No futuro, espero resumir todos os seis livros da saga!


10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. muito bom estou gostando muito, ótimo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  3. Super like no seu resumo 😉👍🏼

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o resumo, muito divertido TB. Estava procurando refrescar a memória para começar o Messias, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o resumão. Vou começar a ler Messias de Duna hoje!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Muitíssimo obrigada pelo resumo. Vou continuar a trogia agora. Valeu mesmo ❤️

    ResponderExcluir
  9. Amei! Tava na terceira parte do livro e achei que estava ficando louca ou que tinha pulado algo, pq não tava entendendo história de Leto II e Alia já nascida.... falou bem: um time lapse não informado😁😁 agora vi que não tava louca! Obrigada!!

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D