quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Leituras do Mês: Novembro #2018


Oooooolá galeres, tudo bão?

Eu sei, eu sei. "Nossa, Nath, como você pôde ter lido apenas três livros esse mês? Você não é uma leitora ávida? O que está havendo???".

Pois é. Eu pretendo fazer um vídeo sobre isso, mas, em resumo, eu não leio mais como antes. Deixei de gostar de ler? Não. Estou sem tempo? Parcialmente. A verdade é que eu leio muito, todos os dias, pois eu trabalho numa editora. Eu corrijo uns 15 livros por mês lá. Imagina se eu pudesse passar todo esse tempo lendo livros que gosto, né? Mas eu posto no blog e no canal apenas sobre os livros que gosto e leio porque quero. Ultimamente eu estou lendo apenas no ônibus, indo e voltando do trabalho (apróx. 2 horas por dia), mas às vezes eu não leio. Às vezes é muito cedo e estou com sono, de vez em quando estou ouvindo um episódio de um podcast legal, às vezes não quero ler, e, sabe, tudo bem.

Eu estou tentando me desprender da minha neura maluca de quando eu era adolescente e queria ler 10 livros por mês. Isso não é saudável e eu só lia livros ruins. Agora estou lendo menos, mas estou lendo livros muito melhores e mais complexos. Estou feliz com minhas leituras. E, se para estar feliz com minhas leituras eu preciso ler menos, então eu vou ler menos.


Livros

Norwegian Wood A princesa prometida Homens Sem Mulheres

No início de novembro eu estava passando por um episódio depressivo bem ruim, e ler Norwegian Wood foi uma ideia burra. O livro é incrível e eu amei lê-lo, mas é um livro sobre depressão e suicídio e eu devia ter escolhido outra época para fazer a leitura. Mas eu amo um Murakami, e o livro, de certa forma, foi capaz de validar meus sentimentos, então não me senti tão sozinha. Como é tradição, em breve sairá uma resenha desse livro no canal pelo Desafio Murakami.

Resumindo, esse livro conta a história de Toru, um jovem estudante universitário cuja adolescência foi marcada pelo suicídio do melhor e único amigo. Ele acaba se aproximando e criando laços fortes com a namorada do amigo morto, Naoko, e eles acabam se apoiando um no outro para suportar a perda. No entanto, Naoko não está conseguindo lidar bem com a morte do namorado, e sua saúde mental está por um fio quando ela se interna numa casa de recuperação. É um livro muito bom, e falarei dele com mais profundidade na minha resenha.


A Princesa Prometida é um filme muito famoso que até ganhou Oscar nos anos 70, mas eu nunca havia visto o filme. Só conhecia a famigerada fala: 'Oi. Meu nome é Inigo Montoya. Você matou meu pai. Prepare-se para morrer". 

Li o livro e me deparei com uma história muito maluca e engraçada sobre um príncipe tentando começar uma guerra, um amor proibido e impossível entre uma plebeia que virou princesa e um plebeu que virou pirata e uma vingança arquitetada há mais de uma década por um espanhol espadachim. 

No entanto, o livro foi um pouco longo demais. Vou fazer uma resenha dele no canal, mas adianto que, mesmo com algumas críticas, eu achei essa leitura fantástica. Mal posso esperar para assistir ao filme!


Para fechar o mês, li o livro de contos Homens Sem Mulheres, do Murakami. É, pode-se dizer que ele é um dos meus autores prediletos, eu li NOVE livros desse homem esse ano. Acabei de checar o número na minha lista de lidos e estou chocada... Pior, ele ainda tem vários livros que eu ainda não li. Caramba, será que um dia esse desafio terá seu fim?

Eu não sou muito fã de contos, muito menos de ler vários contos seguidos. Esse é meu problema ao ler autores como Lovecraft ou Edgar Allan Poe. Mas Homens Sem Mulheres é um livro sucinto, e os contos seguem um certo tema, mesmo sendo diferentes. Meus favoritos foram Yesterday, Kino e Samsa apaixonado. Em breve farei uma resenha dele para o Desafio Murakami.

____________________________________

E foi isso que eu li em novembro! Foram poucos livros, mas adorei todos, e espero continuar tendo mais leituras de qualidade, mesmo que isso signifique menos leituras no geral.

E vocês, o que tem lido? Já leram esses livros? Já assistiram A Princesa Prometida? Não esqueçam de deixar um comentário!

Um beijo, um queijo, e até o próximo post! =D


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D