domingo, 15 de março de 2015

Recomendando livros pelas cores das lombadas =D


Olá, galerinha linda e maravilhosa!

Hoje vim aqui com uma ideia que eu adaptei de várias fotos que eu vi no instagram ultimamente. O pessoal tira fotos de livros formando arco-íris com as lombadas, ou tira fotos de vários livros com a cor x de lombada, e eu decidi fazer um post recomendando três livros com cada cor possível de lombada... Quantas lombadas '-'

Espero que curtam =D



Começo com a cor branca! Foi bem fácil escolher três livros nessas cores, já que não tenho muitos livros com lombada branca. Capitães da Areia foi o primeiro livro que eu li em 2015 e o melhor livro clássico que eu já li. É ótimo, é lindo, é real. Super recomendo para todas as pessoas. A menina que não sabia ler é um livro que, quando eu peguei para a primeira vez, achei que seria sobre superação ou alguma coisa do tipo. O livro se revelou um suspense aterrorizante. Eu li ele em um dia e tive pesadelos com a história quando dormi. Não estou brincando. O livro é ótimo. Já O Mapa do Tempo é um dos MAIS INCRÍVEIS E FASCINANTES livros de ficção científica misturada com romance de época. É um livro sobre viajem no tempo, amor e MUITA dor de cabeça e tretas. Recomendo fortemente.



Ao contrário do que foi com a cor branca, escolher livros com a lombada preta foi um verdadeiro desafio. A maior parte dos meus livros tem lombada desta cor, mas decidi recomendar alguns livros menos conhecidos.

Começo com As Miniaturas, um livro nacional que explora o mundo dos sonhos e a vida cotidiana de uma mãe solteira e seu filho adolescente. Eu fui numa palestra da autora sobre o livro e me apaixonei. Não é um livro fácil de encontrar, mas a leitura é maravilhosa e, como o livro é curtinho, dá para ler em um único dia. Puros é uma distopia ousada, um pouco difícil de ler. Se passa num futuro após um ataque nuclear, onde a maior parte dos seres humanos sofreu mutações (não são poderes, são mutações tipo... acoplar uma boneca no braço - pois a personagem estava segurando a boneca na hora do ataque - e outras coisas mais bizarras ainda). É um livro forte, assustador, mas a história é linda. Recomendo demais. Já Não Brinque com Fogo é um romance policial de um autor que ficou famoso com Eu sei que que você está pensando. Este livro é o terceiro da saga do detetive e, na minha opinião, o melhor. Só lendo para entender.



Escolher livros com lombada cinza foi fácil, foi só pegar vários tons diferentes (entendeu a piadinha? Hehe :B). Começando com Legend: foi um livro que li há mais de um ano e reli esse ano. É o primeiro de uma trilogia distópica SIMPLESMENTE MARAVILHOSA! É um livro sobre desigualdade social e sobre justiça, e não tem como ser melhor. Recomendo demais. A Invenção de Hugo Cabret é um livro ENORME, mas só por que ele é totalmente ilustrado. Sim, dá para ler este livro em  um único dia. Conta a história do Hugo, um menino pobre e sem teto, que descobre uma paixão por máquinas e, mais tarde, pelo cinema. É um livro emocionante e o filme é lindo demais. Já Binno OXZ e o Clã de Prata é um livro que li faz um três anos. É um livro MARAVILHOSO, meio fantasia urbana e meio cyberpunk, e é NACIONAL! No entanto, não tem nem sinal da continuação faz tempo. Queria muito saber o que acontece com Binno :c



Azul é a minha cor favorita e eu senti que precisava falar só dos melhores livros com lombadas dessa cor. Will & Will dispensa introduções. Foi escrito pelo John Green e pelo David Levithan e é FABULOSO! É uma história cheia de representatividade, cheia de emoção, energia e valores. Um dos melhores livros que já li. O Salmão da Dúvida é um autobriografia ou algo assim do Douglas Adams. É um livro póstumo que reúne contos, crônicas e fragmentos de livros inacabados e acabados dele, algumas entrevistas, introduções que ele fez para outros livros e até mesmo contos e crônicas publicados em jornais e revistas. É um livro hilário e emocionante. Quando Tudo Volta é um livro literalmente cheio de reviravoltas, a cada página que você lê você fica tipo: GENTE O QUE FOI QUE EU ACABEI DE LER?? E o final? PERFEITO!



Eu, a princípio, pensei que fazer uma categoria específica só para o azul/verde turquesa seria desnecessário. Mas desisti de querer juntar tudo e separei mesmo. O primeiro livro de lombada turquesa que recomendo é Garotas de Vidro. É um livro pesado, triste, cruel, maligno. Fala sobre depressão e distúrbios alimentares. É um livro importante, é um livro poderoso e, acima de tudo, é um livro real. Mas eu não recomendo ele para uma pessoa que tenha algum problema na vida no momento. Ele é mesmo chocante.

Recomendo também Invisível, que é um livro meio drama adolescente e meio ficção científica. É uma história complicada de ser definida sem dar spoilers, mas você pode ler minha resenha para este livro clicando aqui. O Preço de Uma Lição é um livro nacional super fofo, é uma história de amor complicada e bonita, e eu realmente adoro este livro. É bem leve e, mesmo sendo grandinho, dá para ler em poucos dias.



Confesso que fiquei até meio surpresa com o número de livros legais de lombada marrom que eu tenho. Fios de Prata é um livro fantástico nacional puxado para mitologia grega e ao lirismo. O Diário da Mariposa... não consigo falar desse livro sem falar absurdamente muito, então recomendo a leitura da minha resenha sobre ele. A Corrida de Escorpião foi um livro ÓTIMO que eu troquei pelo plus. É uma história fantástica meio difícil de definir. Faz tanto tempo que li este livro... preciso ler de novo. Só sei que recomendo fortemente.



Surpreendentemente, eu tenho vários livros com a lombada amarela ‘-‘

Escolhi A Revolução dos Bichos pois é um livro clássico do mesmo autor de 1984 (livro ótimo, também) que conta como um sistema fascista surge em meio a uma fazenda de animais. Sério, se você não quer o ler o livro depois dessa frase, não há muito o que eu possa fazer por você. O Começo de Tudo é um livro muito legal, seguindo um pouco a linha de Cidades de Papel e de As Vantagens de ser Invisível. É um livro adolescente fofo, realmente gostei, mesmo não tendo nada de especial. O Diabo dos Números é um livro infantil alemão sobre matemática que é SUPER LINDO! Tem umas ilustrações super bonitas, fala de matemática básica e não tão básica e é ótimo para dar a uma criança que está aprendendo. Recomendo.



Escolher três livros com lombada verde foi fácil, pois eu curiosamente só tenho 4 assim, e recomendar Harry Potter não existe (duh).

Insurgente é o segundo livro da trilogia Divergente e é um livro que IRÁ DERRUBAR O SEU FORNINHO COM FORÇA E ÓDIO. O livro é uma surpresa atrás da outra, cheio de reviravoltas e lutas e momentos chocantes. É um livro muito bom. Louco aos Poucos é um livro simplesmente hilário, que conta a história de um garoto que descobre que está com a doença da vaca louca e que está à beira da morte. Ele então parte numa jornada maluca atrás da suposta cura, onde só acontecem tretas. Por último, Lugar Nenhum foi o primeiro livro que eu li de Neil Gaiman e achei a história genial. É um livro fantástico diferente e, a pesar de ser meio lírico, eu gostei bastante.



Decidi falar de três livros de lombada anil pois azul não é anil, e livros de lombada anil são gente livros também!

Sombras é o primeiro livro da Trilogia das Sombras, e é um livro super bonito! Digo, fisicamente e metaforicamente falando. A edição da Rocco é meio carinha mesmo, mas é linda, sério, adoro a capa do livro. É um romance sobrenatural que foge do clichê e é bem puxado para o lado gótico. Eu curti muito a trilogia. Bela Maldade é um livro que li faz uns três anos e estou precisando reler. É um livro bem fácil de ler, curtinho, mas ele é pesado: fala de amizades abusivas e de luto. Eu gostei muito do livro na época em que o li e espero ler de novo e gostar dele novamente =D

O Xangô de Baker Street é uma sátira do Jô Soares em que o detetive Sherlock Holmes (sou muito fã de Sherlock) vem para o Brasil solucionar uns crimes e acaba se envolvendo com feijoada, candomblé, calor infernal e outras coisas extremamente brasileiras. O livro é ótimo!



Acredite ou não, eu só tinha dois livros com lombada rosa da estante, então fui obrigada a pegar um livro com um pedaço apenas da lombada rosa como o terceiro. É a vida.

Não sou muito fã de chick-lits, mas Dizem por Aí é um livro bem interessante. Ele fala sobre uma garota que se muda para recomeçar a vida após um término de namoro. O livro é bem legal, tem umas reviravoltas bem inesperadas e eu gostei bastante de ler. A Noiva do Tigre é um livro super desconhecido e PERFEITO. Fala sobre uma garota chamada Natalia cujo avô morreu e deixou ela com muitas saudades. Enquanto ela está como médica voluntária ela vai vendo vários mitos que seu avô lhe contava se revelando verdadeiros. É um ótimo livro. A Marca de Atena é o terceiro livro da série Os Heróis do Olimpo é um livro MUITO BOM! Mas é do tio Rick, dispensa comentários.



Também foi fácil escolher três livros de lombada vermelha. Primeiro escolhi Deslembrança, um livro que fez sucesso quando foi lançado há uns dois anos atrás. Conta a história de uma menina que não se lembra de seu passado, mas pode ver o futuro. É muito legal e dá pra ler em um dia. Serena é um livro intenso e emocionante sobre uma mulher que queria ser igual socialmente a um homem (com os mesmos direitos, sabe, o que devia acontecer mas não acontece) e que vai para a faculdade e vive uma vida em busca de se encontrar em algum lugar. Lua Vermelha é um livro sobrenatural sobre lobisomens que, a princípio, é um pouco confuso, mas se revela interessante e até assustador conforme se lê. Eu queria ler de novo, pois o livro é muito bom, mas estou sem tempo para releituras ultimamente :/



Foi bem difícil escolher três livros de lombada laranja, mas acho que eu escolhi bem.

Cavalos Partidos é um livro biográfico, que a autora escreveu inspirada na história de vida de sua avó. A avô da autora era uma feminista convicta, professora dedicada, uma mulher cheia de defeitos e qualidades cuja vida é uma verdadeira lição. Eu amei esse livro e ele só me encorajou mais ainda a ser professora =D

Artemis Fowl – O Último Guardião é o oitavo e último livro da série Artemis Fowl. Eu li o livro no ano passado e amei o final da saga, e olha que eu acompanho as aventuras de Artemis há uns 3 ou 4 anos. Acho essa série maravilhosa, todas as pessoas do universo deviam ler esses livros <3

A Sombra da Serpente é o último livro da trilogia As Crônicas dos Kane, do autor de Percy Jackson, mas sobre os deuses egípcios. Se eu fosse escolher meus livros favoritos do tio Rick, colocaria assim:

1º lugar: Os Heróis do Olimpo

2º lugar: As Crônicas dos Kane

3º lugar: Percy Jackson e os Olimpianos

Eu amo PJO, mas sério, ACK é infinitamente melhor. É uma saga super divertida e emocionante, e eu que não conhecia nada sobre mitologia egípcia passei a adorar esse novo mundo *~*



Eu fiquei surpresa pela falta de livros de lombada roxa na minha estante ‘-‘ sério, tem muito livro e capa roxa, mas pouco de lombada roxa. Enfim. Escolhi O Juramento de Dragon que, a pesar de não ser um dos meus livros preferidos, faz parte da saga House of Night, que foi a primeira que eu li, há seis anos, e me fez começar minha coleção de livros. Eu recomendo demais essa série, pois tem muita representatividade e personagens interessantes, sem contar uma história de tirar o fôlego <3

Dezesseis Luas é um livro maravilhoso, mas o filme é horrível. Se você assistiu o filme, esqueça tudo o que pensa sobre ele e leia o livro como se fosse uma história completamente diferente (pois é mesmo). É um livro sobrenatural épico, com uma história linda e um universo fantástico dos melhores já criados. Por último, mas não menos importante, recomendo Eu Sou Ozzy, a autobiografia de Ozzy Osbourne. Ozzy é uma persona muito diferente e eu gostei muito de conhecer a vida dele. No fim das contas, ele é uma pessoa como todos nós, com suas peculiaridades e defeitos, e eu gostei de ter lido um livro que comprova isso =D

É isso por hoje, galerinha! Espero que tenham curtido o post, pois eu adorei fazê-lo. Só de escrever essas recomendações eu já fiquei com vontade de reler todos esses livros. Espero que cheguem a ler alguns dos livros que citei aqui.

E então, já leu algum dos livros que indiquei? O que achou? Ficou curioso por algum? Comente =D

Beijos e até o próximo post :*

2 comentários:

  1. obrigada pelas dicas! cai de paraquedas aqui mas li ate o final. vc escreve bem, didaticamente, espero realmente q se torne escritora como diz. :)

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D