sábado, 29 de setembro de 2018

Leituras do mês: Setembro #2018


Olá pessoal, tudo bom com vocês?

Setembro passou muito rápido. Sei que eu disse que agosto passou voando, mas eu juro que fechei os olhos para dormir dia primeiro de setembro e acordei dia 29, perdida e com fome.

Setembro foi um mês de ótimas leituras. Comecei a reler A Tormenta de Espadas, mas do jeito que sou devagar eu provavelmente só terminarei o livro em 2019. Mas tudo bem, não é como se o Martin tivesse pressa de publicar Os Ventos do Inverno... [cries in a corner]

Livros

 The Ones Who Walk Away from Omelas Vestido de Noiva Demian
Os Despossuídos Mais do Que Isso

Em setembro eu li três livros, uma peça e um conto.

Comecei o mês lendo The ones who walk away from Omelas. Eu já tinha começado Os Despossuídos, da mesma autora, e pensei em ler esse conto dela por que ele parecia ser muito interessante e filosófico e por que faz parte da mitologia de Spring Day. O conto não é muito longo, mas é cheio de paradoxos morais e questões existenciais. Conta a história de Omelas, uma cidade utópica onde tudo é perfeito e todos são felizes, mas cuja existência depende de um crime terrível e inominável. Você encontra o conto traduzido na internet.

Meu grupo de teatro está montando Vestido de Noiva e eu já devo ter lido essa peça pelo menos umas cinco vezes, sem contar as vezes em que vi ela sendo ensaiada e as análises de construção de personagem que escrevi. Como eu trabalho e estou no grupo há pouco tempo, meu papel é menor (sou a mãe de Alfredo/Paulo). É uma peça bem louca, mas comecei a gostar com o tempo.

Ainda na vibe de ler coisas recomendadas pelo nosso senhor e salvador Kim Namjoon, tomei vergonha na cara e li Demian, do Hesse. Esse é um livro bem curto que narra a história de Emil Sinclair, que contou uma mentira boba quando era criança. Acontece que essa mentira se desenrolou de maneira inesperada, afetando sua vida. Tudo muda quando ele conhece o enigmático Demian, um rapaz de sua idade que parece saber mais sobre o mundo do que uma pessoa normal deveria saber. Did you say gay subtext? Eu adorei o livro, e pretendo fazer uma resenha detalhada dele (mas vai ser uma resenha também sobre os paralelos com era Wings do BTS, sorry).





Em seguida terminei Os Despossuídos, da mesma autora de Omelas. Foi uma leitura incrível, e mal posso esperar para reler esse livro daqui dois anos e disputar novamente as ideias e questões filosóficas que ele propõe. O livro conta a história de Shevek, um astrofísico que mora em uma comunidade socialista chamada Anarres. Ele é brilhante, e por isso é convidado para lecionar no planeta vizinho ao seu, Urras. Isso seria ótimo para Shevek, já que sua ideologia de vida diz que ele deve compartilhar seu conhecimento com todos. No entanto, Urras é um local capitalista e corrompido pelos proprietários, e logo Shevek descobre que sua teoria sobre o tempo e o espaço não somente pode ser comprada, mas também pode ser usada como arma. Livrasso. Resenha logo mais.

Por último, li Mais do que isso, do Patrick Ness. Se há uma coisa que posso dizer com propriedade sobre esse livro é que ele é completamente original e absurdo. É uma mistura de existencialismo com questões morais, ao mesmo tempo em que também é uma ficção científica metalinguística digna das telas do cinema. Conta a história de Seth, um adolescente que morreu afogado e que acorda na cidade onde cresceu, em outro continente, nu e completamente sozinho no universo. Ele está no inferno? Está em coma e alucinando? Foi abduzido por alienígenas? Certamente a resposta não é nada do que você espera. Farei uma resenha em breve!



____________

E foi isso que eu li em setembro! Foi um mês de leituras diversas. Li uma peça, li ficção científica, li young adult e li um clássico da literatura alemã. Estou bem feliz com minhas leituras. 

Em breve o outubro do terror irá começar! Dia primeiro irei postar o vídeo apresentando o desafio. Espero que gostem das resenhas e dos vídeos especiais do mês do terror! 

Um beijo, um queijo, e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D