sábado, 2 de junho de 2018

Resenha de LOVE YOURSELF 轉 Tear

Resultado de imagem para fake love bts gif

Resultado de imagem para love yourself tear album coverOlá galerinha, como vocês estão??

Hoje trago uma resenha de um álbum. É a primeira vez que eu faço uma resenha propriamente dita de um CD (já falei de música aqui antes, mas não desse jeito). Enquanto eu tenho certa propriedade para falar sobre livros e literatura, eu sou uma completa leiga em música. Falarei aqui das onze faixas de Love Yourself: Tear, mas tenha em mente que eu não sou especialista e posso estar falando asneira. Dado esse aviso, espero que gostem dessa resenha!


Love Yourself: Tear começa com Singularity, uma introdução solo do Taehyung. Devo admitir que eu nunca prestei muita atenção nos vocais do Tae... É claro que eu sei que ele tem uma voz poderosa, baixa e grossa, e sei que ele tem muito potencial como cantor. Mas eu sempre preferi as vozes do Jimin (amo Serendipity e Lie) e do Jin (Awake, seria meu hino?). Talvez por isso eu tenha sentido um impacto grande com Singularity: Taehyung chegou com uma voz poderosa que guiava a música, trabalhando bem os silêncios e atingindo notas baixas sem deixar a música pesada, trazendo um ritmo inovador num som com influência de R&B. 



Em seguida temos o nosso title track, Fake Love... Caramba, é um dos meus title tracks favoritos do BTS. Na verdade, acho que só perde para Blood, Sweat and Tears (que é supremo demais). A música tem uma letra triste sobre amar de forma errada e esquecer de si mesmo, e o som com guitarras sintetizadas deu um ar de hiphop misturado com emo. Jin e Jimin brilharam nessa música.

Aliás, o que foi a versão estendida da música??? Basicamente fizeram uma versão emo da title track... Eu digo, a colaboração do Namjoon com o Fall Out Boy definitivamente deixou uma impressão no nosso líder.




Em seguida tivemos The Truth Untold, nova colaboração com o Steve Aoki. Acho que o remix de MIC Drop me deu uma ideia errada do Aoki, pois eu imaginava um EDM, com foco no D de dançante, dando destaque para a rap line, mas ganhamos uma balada da vocal line! Imagina a minha surpresa. Todos os nossos vocalistas brilharam nessa música, cada um mostrando de forma perfeita sua voz única. Jimin e Jungkook trabalharam bem as partes agudas, Taehyung foi ótimo em balancear as vozes agudas com sua tonalidade baixa e o Jin guiou a música, pois sua voz é perfeita para baladas. E, claro, não podemos ignorar a letra. Caramba, my feelings were not ready.









134340 e Paradise são do Yoongi. Eu sempre digo que o Namjoon é o dono do BTS, pois ele é quem mantém o grupo funcionando, produz TODAS as músicas e sempre cumpre bem seu papel de líder, mas o Yoongi não fica atrás. Ele pode não produzir e escrever tudo em todos os álbuns, mas ele com certeza foi o responsável por algumas das músicas mais interessantes e experimentais do BTS. 134340 é uma mistura de balada com FLAUTA jazz, um exemplo interessante de lounge music. A letra é bem triste, usando o fato de Plutão ter deixado de ser planeta como simbolismo para quando deixamos de ser importantes na vida das pessoas. É, Suga, também tenho ódio no coração por terem tirado Plutão do panteão planetário. 

Paradise, por outro lado, é uma música da qual eu não havia gostado tanto à princípio, mas que cresceu no meu conceito depois de ouvir mais vezes. A música é uma expansão de um discurso que o Yoongi fez no ano novo sobre como não tem problema se não formos ambiciosos ou não tivermos grandes sonhos, desde que sejamos felizes e vivamos nossas vidas de acordo com nossas vontades. É uma espécie de mensagem agridoce, mas muito necessária. Aliás, o que foi o J-Hope nessa música?




Love Maze também foi uma música que, à princípio, achei muito avulsa no álbum. É uma faixa diferente... Eu vou ser sincera, eu não sei muito sobre música, por isso o que eu vou falar pode não ter sentido, mas essa é a música mais harmoniosa (???) do álbum. Digo isso por que em BTS nós temos quatro vocalistas (cinco, se contarmos o Hoseok) e três rappers, e eu imagino que seja bem difícil fazer arranjos vocais perfeitos com vozes tão diferentes e estilos tão únicos. Por isso eu sempre penso que, mesmo que um membro ganhe menos atenção numa determinada música, isso é para o bem da melodia (não que esteja tudo bem com o que fazem com o Jin, jamais!). Por exemplo, não consigo nem imaginar Blood, Sweat and Tears trocando os versos do Hoseok pelos do Namjoon, do Namjoon pelos do Suga e os do Suga pelo Hoseok. E a gente sabe que em toda música sempre tem um membro com menos linhas (still bitter about Hobi in Spring Day, or lack of Hobi thereof). Mas em Love Maze eu senti que todos os sete tiveram um número bom de versos e que a música ficou muito bem equilibrada. Com o tempo se tornou uma das minhas favoritas.

(Depois vi em entrevistas que essa é a faixa favorita do Namjoon? Isso me surpreendeu).




Magic Shop... Ficarei decepcionada se não ganharmos um clipe dessa música. Jungkook realizou seu sonho de produzir e escrever uma faixa, e que trabalho bem feito esse do nosso golden maknae. A música é uma balada EDM guiada pelos vocais mas, mais importante que isso, é uma carta de amor para os fãs. Nessa música Jungkook diz que nós demos a eles a melhor parte deles ("you gave me the best of me", uma referência a Best Of Me, duh), mas diz que, se fomos capazes de fazer isso  para eles, também podemos dar a nós mesmos nossa melhor parte. Cara, que coisa poderosa de se dizer. Destaque para o Hoseok CANTANDO (yaaaaaassss eu vivo pelo J-Hope cantor) e o Suga fazendo uns versos experimentais. Que música linda.


Eu não sei se tenho psicológico para falar de Airplane pt.2... Essa música é uma óbvia continuação de Airplane, mas o que é louco é que Airplane não é uma música do BTS, mas sim uma música solo da mixtape do J-Hope. I'm such a proud mom when it comes to Jung Hoseok sorry. A música é bem diferente de Airplane, principalmente pela pegada latina, mas os temas e a letra refletem de forma perfeita a mensagem da música original. Nessa faixa nossos meninos falam sobre como é ser famoso e viajar com tanta frequência, comparando eles mesmos a um Mariachi, nome que se dá a um grupo de músicos itinerantes que fazem performances de músicas tradicionais mexicanas. Acho que foi uma comparação acertada. E a última coisa que eu esperava dessa música era ela ter um ar sensual, mas aqui estamos... BTS will be the death of me. And I don't even like men.



Ontem eu estava assistindo a vídeos de BTS na sala e coloquei a performance ao vivo de Anpanman na televisão. Minha cunhada, sentada do meu lado, se apaixonou pelo Jimin (ela nem conhece BTS) e ficou comentando sobre o sorriso dele. Enfim, Anpanman é a herdeira de 21th Century Girls e Go Go, uma música com muito potencial de virar meme. Aliás, espero demais uma dance practice de Anpanman com nossos meninos vestidos de super-heróis, assim como tivemos eles vestidos de Branca de Neve dançando Go Go e de... nem eu sei o que aconteceu na dance practice de 21th Century Girls... Mas se eles fizerem isso será só em outubro. Ou, talvez, eles façam isso para a Festa de 2018... Enfim, essa música é do J-Hope, I rest my case. Aliás, qual é a do Namjoon vestido full gari nessa performance? ksksksks



So What também foi uma música que precisou ser ouvida várias vezes para eu me apaixonar, mas agora não tem mais volta. É uma faixa EDM (isso ainda é Bangtan Sonyeondan, afinal), mas não é aquele clichezão EDM ao qual estamos acostumados. A música tem uma letra incrível, e o Jungkook realmente brilhou nessa faixa, sua voz foi feita para músicas EDM, pela versatilidade que ele tem. 




Por último, minha música favorita, Outro: Tear. Sim, eu amo a rap line, eu acho que mais fã da rap line do que eu só o Taehyung, mesmo. Eu amo as Cyphers, já ouvi as três mixtapes dos nossos meninos de cabo a rabo e basicamente eu quero um abraço coletivo com o Namjoon, o Yoongi e o Hoseok. Em LY: Her, a faixa Outro: Her se destacou demais para mim, por ser bem diferente das músicas da rap line até então - é uma música mais leve, o rap é fluído, etc. Mas Outro: Tear meio que casou o estilo das Cyphers anteriores com Outro: Her, criando um híbrido. A música é raivosa, dá para saber que o Namjoon abriu o coração aqui. Aliás, nosso líder destruiu com essa faixa, mostrando que ele também pode fazer rap veloz (pois geralmente o Yoongi é conhecido por ser rápido). Fora isso, Yoongi e Hoseok meio que balancearam as partes um do outro, o Yoongi com um flow experimental interessantíssimo (aliás, Yoongi experimentou muita coisa nova nesse álbum, que orgulho) e o Hoseok deixou sua voz brilhar, criando um rap melódico, e terminando o CD todo com um verso cru e intenso. Na minha opinião, o verso final dessa faixa foi o que a consolidou, e eu juro que não estou falando isso por que o Hobi é meu membro favorito. Eu realmente acho isso.

Enfim galeres, espero que tenham gostado da resenha. Acham que falei besteira? Concordam comigo? Já ouviram o CD? Se não, ouçam agora mesmo! Para você que já ouviu o álbum de cabo a rabo, me conte: quem é seu membro favorito? De quais músicas mais gostaram? Qual das eras de BTS vocês mais gostam?

Até o próximo post, galeres! Um beijo e um queijo :*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D