terça-feira, 29 de maio de 2018

Leituras do mês: Maio #2018


Olá, galerinha! Tudo bom com vocês?

Maio foi um mês bem louco para mim. Como eu disse no post dos Melhores do Mês, eu cheguei até a ficar 33 horas sem dormir por causa de um trabalho/por causa do comeback do BTS. Foi um mês de leituras escassas, por vários motivos eu passei dias sem tocar em um livro. Acho que a minha situação de escassez anual literária de abril se transferiu para maio esse ano. Mas ainda assim consegui ler três livros bem legais.

Livros

Ecos Kafka à Beira-Mar Ouça a canção do vento & Pinball 1973

Logo no início do mês eu li o livro Ecos, um livro infanto-juvenil publicado pela Darkside. Pretendo fazer uma resenha em vídeo dele. Ecos conta, de forma bastante única, três histórias sobre família e música. A autora separou o livro em três partes, cada uma se passando em lugares e em épocas diferentes, contando as histórias de vidas de quatro personagens, histórias essas se cruzando de vez em quando. A primeira história é de Friedrich (tocador de gaita, maestro de orquestra), um garoto alemão cujo pai é acusado de traição contra os nazistas. A segunda é dos irmãos Frankie e Mike (pianista e tocador de gaita), órfãos tentando não serem separados pelo sistema de adoção. A terceira história, minha favorita, é da Ivy (flautista e tocadora gaita), uma garota que se muda para uma cidade nova e descobre os terrores da segregação racial contra mexicanos e japoneses. As histórias são emocionantes, mas eu admito que não gostei da forma como a autora escolheu terminar seu livro. O livro todo é de um caráter experimental que eu sinceramente acho que não deu certo, mas isso não significa que não gostei do livro. Explicarei melhor na minha resenha.


Depois de Ecos eu basicamente fiz um mutirão e comecei a ler vários livros do Murakami. Resenharei todos eles no meu canal, seguindo meu Desafio do Haruki Murakami, por isso não me alongarei muito aqui. Mas quero dizer que Kafka à Beira Mar foi o livro mais louco que eu li nos últimos anos (quase rivalizando com o Guia), e apesar de não ser o tipo de livro que qualquer pessoa gostaria, certamente é meu tipo de livro. É basicamente a história de um Édipo adolescente, mas com gatos que falam, uma floresta maligna e whisky Johnnie Walker.

Comecei também a ler a Trilogia do Rato, que na verdade tem quatro livros. Ouça a Canção do Vento/Pinball, 1973 foram publicadas na mesma edição, mas são duas histórias separadas. São narradas do ponto de vista de uma personagem sem nome, que pensa nos velhos tempos da faculdade, sobre como abriu um escritório de tradução, ficou obcecado por uma máquina de fliperama e, claro, sobre o amigo problemático de apelido Rato (explicarei com detalhes na minha resenha). Caçando Carneiros é o terceiro livro, e Dance Dance Dance conclui a trilogia de quatro livros. Espero ler ambos os livros em junho!

Enfim galeres, foi isso que eu li em maio! Li pouco, é verdade, mas eu estou muito feliz com as minhas leituras. Decidi em maio abandonar definitivamente a meta de leitura de 2018, que só servia para me estressar. Eu estava triste esse mês por ter apenas lido três livros, sendo que o estipulado era ler no mínimo quatro, mas como posso manter essa marca sendo que alguns livros são muito mais longos que os outros (Kafka à Beira Mar conta como dois livros, talvez até três)? Como posso esperar sempre ler a mesma quantidade de livros quando atualmente tenho lido livros cada vez mais complexos e longos?

Eu acho que tenho que aceitar que meu rendimento como leitora mudou. Quando eu estava no ensino médio eu chegava a ler 10 livros por mês, mas eram livros curtos, livros adolescentes simples. Agora eu estou lendo livros bem mais interessantes que eu não consigo e nem quero ler rápido demais. Então, desde que eu continue sempre lendo, não faz diferença a quantidade de livros lidos no fim do mês. Por isso, está abolida a meta de leitura 2018. Teje abolida!

Espero que todos tenham tido um ótimo mês de maio, e desejo a todos um junho cheio de ótimas leituras! Yayyy.

Até o próximo post! Um beijo e um queijo :*

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D