domingo, 2 de outubro de 2016

O Oráculo Oculto, de Rick Riordan

O Oráculo OcultoAutor: Rick Riordan
Título original: The Hidden Oracle
Editora: Intrínseca
É bom?: ★★★
Páginas: 320
Sinopse: Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Antes de começar essa resenha, quero falar um pouco sobre o Rick Riordan. A seguir vou colar um trecho de uma resenha que eu fiz para A Espada do Verão


"Rick Riordan é um autor espetacular, e mesmo escrevendo livros que giram em torno da mesma fórmula (uma criança ou adolescente descobre que tem alguma ligação com alguma mitologia e precisa desesperadamente fazer alguma coisa para impedir o fim do mundo) nunca erra em suas histórias. Percy, filho de Poseidon, tem que impedir que Cronos destrua o mundo. Jason, filho de Júpiter, tem que impedir que Gaia destrua o mundo. Carter e Sadie, descendentes diretos dos faraós do Egito, tem que impedir que a grande Serpente devore o Sol. Agora temos Magnus, filho do deus nórdico Frey, que tem que impedir que o Ragnarök comece antes da hora.


Daí você me pergunta: Nath, por que você ainda lê os livros desse homem se eles são praticamente a mesma coisa? Bom, minha resposta é: a pesar da fórmula ser a mesma, a gente sabe que, na matemática, se você coloca números diferentes numa fórmula o resultado sempre sai diferente. É assim com os livros do tio Rick. A pesar de seguirem a mesma lógica, todos eles tem uma variedade de personagens absurda, ele é muito criativo na abordagem das mitologias, ele sabe ensinar história antiga de forma engraçada e sabe escrever boas histórias de mistério, comédia, ação e aventura sem ficar repetitivo."

Fico muito feliz em dizer que a minha opinião sobre o Tio Rick não mudou em nada, mas quero acrescentar algo que eu não disse nesse quote: o Rick Riordan se importa com os leitores e se esforça deliberadamente para escrever livros com personagens diversas, mesmo que isso custe alto para ele. 

Na primeira saga do Tio Rick, Percy Jackson e os Olimpianos, ele escreveu uma história de aventura com personagens legais e mitologia grega. Okay. Em seguida, ele escreveu As Crônicas dos Kane, com personagens negras e bi-raciais e personagens femininas mais fortes. Muito louco. Eis que ele escreveu Os Heróis do Olimpo, uma história da qual, de sete protagonistas, apenas três eram brancos, os outros sendo: uma menina negra, um rapaz chinês, um garoto latino e uma menina nativa-americana. Demais. Com Magnus Chase, Rick Riordan nos apresentou seu primeiro personagem deficiente, um elfo surdo, e uma garota muçulmana. Amei loucamente. Agora, em As Provações de Apolo, nós temos um casal gay canon e um narrador bissexual. SÉRIO!!

Eu acho que o Tio Rick só tem avançado em sua escrita colocando tanta diversidade em suas histórias, mas isso tem sido ruim para ele: muitos pais não querem mais comprar os livros para seus filhos por "defenderem a agenda gay" e afins. É triste ouvir isso? Muito. Mas é assim que mudaremos as coisas, e Rick Riordan sabe disso. Esse homem é muito corajoso e incrível, e eu adoro os livros dele.


Esse é o Apolo humano. Sim, ele tem um lenço com a bandeira do Brasil.
Okay, então temos mais um livro do Tio Rick sobre mitologia grega, e o livro é demais!

Nesse livro nós temos como narrador o deus Apolo que, após os acontecimentos em O Sangue do Olimpo, se tornou humano. Sim, ele perdeu todos os seus poderes. Essa não é a primeira vez que isso acontece com Apolo e ele sabe que tudo o que precisa fazer é passar por algumas provações e Zeus lhe restaurará a divindade. Como se fosse ser fácil...

A história começa quando Apolo pousa num beco cheio de lixo e é resgatado  de uns valentões por uma garota de 12 anos chamada Meg. Meg é uma semideusa e acaba se tornando mestra de Apolo: sim, ele terá de obedecer à menina se quiser se tornar deus novamente. Apolo decide procurar o Acampamento Meio-Sangue e recebe ajuda de Percy Jackson para isso e, ao chegar no acampamento, revemos várias personagens queridas (como Quíron e Nico), além de várias personagens novas muito interessantes.

Nico di Angelo e seu namorado, Will Solace (que é filho de Apolo!).
Desde que Apolo deixou de ser deus, o Oráculo de Delfos parou de funcionar, não há mais profecias e, sem profecias, não há missões para os semideuses. O Acampamento Meio-Sangue tem recebido cada vez menos semideuses (o que, para eles, é muito estranho) e algumas pessoas tem desaparecido misteriosamente. No meio dessa crise, um dos filhos de Hefesto, Harley (que procura desesperadamente pelo irmão Leo Valdez), decide fazer uma corrida de três pernas muito perigosa que já arrancou os braços de um rapaz (um semideus brasileiro!!! Chamado Paulo!!!! Filho de Hebe!!!!) no labirinto de Dédalo, o que leva Apolo e Meg diretamente para os novos vilões.

A coisa da qual mais gostei nesse livro com certeza foi a narração de Apolo. ELE É MUITO ENGRAÇADO. Ele é sarcástico, muito egocêntrico, irreverente e divertido. Ele faz comparações incríveis e poemas terríveis, usa as melhores metáforas e parece sempre muito perdido na vida. Mas ele ainda assim tem um coração bom e quer ajudar as pessoas, e isso movimenta a história do livro. Mas o melhor de tudo foi a apresentação de Apolo como bissexual. Ele menciona isso durante o livro em vários momentos e contextos diferentes, e achei muito legal que a sexualidade de Apolo estivesse intimamente ligada à sua personalidade. Mostra que o Rick Riordan se importa em mostrar essa faceta de Apolo, mostra que ele não deve esconder isso.

Apolo e Meg tem uma dinâmica muito boa, diferente do que estamos acostumados a ver. Uma amizade verdadeira.
O livro é muito divertido e maluco, mas ele teve seus defeitos. Por exemplo, Tio Rick manteve aquelas cenas de luta/ação intermináveis contra monstros aleatórios, e isso foi muito chato. Sério, eu gosto de cenas de ação e luta, mas não assim! Houveram momentos em que eu queria era pular um capítulo (a parte com as formigas, POR QUE??). 

E eu também não gostei do fanservice. Digo, eu adorei o fanservice, mas reconheço que foi desnecessário. Adorei rever personagens das sagas antigas? SIM. Gritei de alegria quando uma personagem voltou? LOUCAMENTE. Adorei ver meus shipps dando certo? FIZ MALABARISMO COM MINHAS LÁGRIMAS DE ALEGRIA. Mas sério, tá na hora do Tio Rick investir no andamento de suas novas histórias e novas personagens ao invés de ficar ressuscitando pessoas cujas histórias tiveram ótimos finais e poderiam ficar daquele jeito.

Por último, quero dizer que eu gostei da história nova, vejo muito potencial para os próximos livros e realmente estou ansiosa pela leitura. Espero que o Tio Rick continue com suas personagens diversas e que ele consiga dar bons finais a essas histórias tão promissoras que ele nos tem apresentado.

Agora estou ansiosa pelo lançamento de O Martelo de Thor, o próximo livro da saga Magnus Chase, e The Dark Prophecy, o próximo da saga do Apolo =D

Resultado de imagem para magnus chase the hammer of thor Resultado de imagem para the trials of apollo the dark prophecy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D