domingo, 16 de outubro de 2016

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli

Simon vs. a agenda Homo Sapiens Autora: Becky Albertalli
Título original: Simon vs. The Homo Sapiens Agenda
Editora: Intrínseca
É bom?: ★★★
Páginas: 272
Sinopse: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte.  Martin começa a chantageá-lo, e, se Simon não ceder, seu segredo cairá na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar. Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais confuso e encantador que ele já conheceu. Uma história que trata com naturalidade e bom humor de questões delicadas, explorando a difícil tarefa que é amadurecer e as mudanças e os dilemas pelos quais todos nós, adolescentes ou não, precisamos enfrentar para nos encontrarmos.


Esse livro foi apenas okay.

Simon vs. A Agenda Homo Sapiens é um livro fofinho, engraçadinho e divertido, mas também não passa disso. O livro conta a história de Simon Spier, um garoto de 16 anos que é gay (não assumido) e que leva uma vida bem comum, com vários amigos, participando do teatro e em uma família unida. Tudo parece normal, exceto por uma coisa: nos últimos meses, ele tem trocado e-mails com um garoto gay desconhecido da escola, que se identifica como Blue, e Simon está secretamente apaixonado por ele.

Tudo muda quando Martin vai usar um computador público depois de Simon e vê a caixa de entrada dele, que ele tinha esquecido aberta. Martin lê os e-mails de Blue, percebe que Simon é gay e decide chantageá-lo: a não ser que Simon o ajude a conquistar Abby, uma das amigas de Simon, Martin irá contar o segredo dele a todos.


Simon ama Oreos, e troca e-mails com Blue.
Eu esperava um livro diferente, com mais conflitos (por causa da chantagem contra Simon) ou momentos mais tensos (por causa de Simon se meter em várias roubadas com os amigos, e por ainda estar no armário). O livro no geral foi bastante light, com uma leitura divertida e fluída, mas não era bem isso que eu estava procurando. Não que livros LGBT sempre tenham que ter temática séria, pelo contrário, acho ótimo que esse livro seja mais leve, mas não era a leitura que eu estava esperando, e isso me decepcionou. No entanto, a culpa foi exclusivamente minha, não do livro, pois o livro não tem obrigação de ser exatamente o que eu imaginava. Deal with it, Nath.

Apesar de não ter adorado o livro tanto assim, foi uma leitura divertida e eu gostei, sim, da história do Simon. Simon é um narrador muito engraçado, os e-mails entre ele e Blue eram muito divertidos de ler, e eu gostei da forma como a autora abordou o tema da homossexualidade no livro. A parte que eu mais gostei do livro, de longe, foi o final. Já tinha descoberto a verdadeira identidade do Blue, antes do Simon, mas ainda assim o final foi fofo e divertido.


"Sinto taaaanto a sua falta"
"Feliz aniversário de dois dias!!!!"
Como eu sempre digo, opiniões não são universais. Eu não gostei tanto assim do livro, o que não significa que você também não irá gostar. A verdade é que houveram dois motivos pelos quais não gostei tanto assim do livro: 01) Criei muitas expectativas, por eu adorar livros LGBT e esse ser um livro LGBT, estava muito louca para ler e pela sinopse imaginei algo bem diferente e; 02) A tradução.

Não sou expert em tradução, mas houveram momentos na leitura em que a tradução estava tão literal que eu praticamente conseguia adivinhar o que a autora tinha escrito no original em inglês. Algo que não foi culpa do tradutor, no entanto, foi o número excessivo de vezes em que o Simon falava sobre cidades e regiões estadunidenses, partes tediosas que não fazem sentido para quem não mora lá (vide, eu).

"Se você estiver interessado, estarei lá às seis e meia".
Enfim, é um bom livro, de leitura leve (para variar), mas também é um livro bem simples, uma leitura que não me deixou nenhuma impressão.

É isso por hoje, pessoal! Espero que tenham gostado da resenha. Já leram este livro? Pretendem ler? Comentem!!

Resultado de imagem para gay gif
Só vejo coisa GAY aqui!! (Inclusive você, Castiel).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D