segunda-feira, 20 de junho de 2016

Matutando #18 - Eu odiei meu ensino médio



Olá, galeres? Tudo bão?

Então, como eu dizia (no título do post), EU ODIEI MUITO MESMO MEU ENSINO MÉDIO. Atualmente eu estou para começar o quarto semestre da faculdade de Letras, ou seja, no segundo ano. Terminei meu ensino médio no fim de 2014 e literalmente a única coisa que eu fiz de bom naquele ano foi uma peça de teatro (e essa peça também foi provavelmente a melhor coisa que fiz na vida? Vai entender). Mas no geral o ano de 2014 foi péssimo, assim como 2013 e 2012. E aqui irei lhes expor os motivos:

01) Professor(a) de português que passou o último ano todo sem dar aula por causa de um projeto idiota, o que me prejudicou (agora que estou fazendo letras e não sei bulhufas de gramática) (ou sobre qualquer outra coisa);

02) Professor(a) de inglês que não sabe falar inglês e gostava de expressar suas frustrações de vida em momentos de fúria desproporcionais à situação;

03) Professor(a) de sociologia que não sabia nada de sociologia e até hoje não sabe o que é meritocracia e acha que Estado é com letra minúscula;

04) Estado idiota que tira aulas de português e matemática para colocar aulas de ESPANHOL;

05) Estado idiota que passa trabalho valendo nota UMA SEMANA antes do ENEM;

06) Professores(as) sem semancol que passam trabalhos valendo nota UMA SEMANA antes do ENEM;

07) Professor(a) de história que, durante o ensino médio todo, só passou trabalhos sobre ditadura militar e Era Vargas (provavelmente foi somente isso que aconteceu em toda a história do Brasil) (e do mundo);

08) Excursões para faculdades locais que atrasam e fazem todo mundo se atrasar para o SENAI e o trabalho;

09) Professor(a) de educação física que obrigava os alunos com zero talento/coordenação motora a praticar esportes e serem humilhados pelos que manjavam dos paranauês;

10) Professor(a) de educação física que pausa AS AULAS por uma semana para os alunos jogarem no interclasses (sem contar a final, que deu insolação em todo mundo por ser ao ar livre num dos dias mais quentes do ano);

11) Professor(a) de português que passa trabalhos para apresentar, adia o trabalho por quase dois meses por motivos... bom, sem motivos, e depois não pode adiar mais um dia para os alunos assistirem um livestream importante para o ENEM;

12) Estado impondo o PIP;

13) Estado impondo o PIP para os alunos que não estão no PIP;

14) Professores(as) colocando a nota do PIP como nota do bimestre;

15) Professor(a) de química que tira nota de conceito dos alunos só para eles não terem nota máxima no bimestre, por que ninguém pode ser melhor que ele(a);

16) Professor(a) de física que corrige as provas dos alunos de formas diferentes e dá notas diferentes para alunos que acertaram ou erraram a mesma coisa;

17) Por causa dos muitos feriados nas sextas-feiras de 2014, mal tivemos aulas de espanhol;

18) Professor(a) de geografia que NUNCA corrige os trabalhos extremamente extensos que passa (uma vez eu escrevi que os soldados americanos adoravam miojo CINCO VEZES no mesmo trabalho e ele(a) NUNCA percebeu);

19) Professor(a) de filosofia ensinando sobre Isaac Nilton (sim);

20) Professor(a) de espanhol que passa um trabalho gigante e nunca chega a realmente recolher esse trabalho;

21) Escola que muda o horário de entrada de um dia para o outro, deixa vários alunos desavisados para fora da escola e ainda acha que está certa;

22) Escola que não deixa os alunos sem uniforme ou com calças jeans mais claras entrarem na escola e manda todos de volta para casa, mesmo aqueles que moram no sítio (que não conseguem voltar para a casa e trocar de roupa) que ficam vagando pela cidade até a hora do ônibus (isso aconteceu mais de uma vez e deu muita treta);

23) Escola que não deixa os alunos tomarem refrigerante.

Enfim, esses foram os motivos pelos quais odiei o ensino médio que consegui lembrar depois de dois anos do término dele. São todos motivos bobos, não é um post sério. Eu sei que clima não é culpa dos professores, sei que o Estado tomar decisões de merda não é culpa dos professores e sei que estresse não é culpa dos professores. Além dos motivos bobos, claro, também houveram amizades péssimas, bullying, depressão, mas isso é assunto para outro momento.

Na verdade vou me poupar de fazer outro post sobre assunto e mencionar que eu ficava acordada até três, quatro horas da manhã sem motivo todos os dias, assistindo seriados e jogando vídeo-game, e daí chegava na escola e sempre dormia em pelo menos uma aula. Isso durante os três anos do ensino médio Quando eu não estava dormindo em aula eu estava ou lendo (eu sempre lia umas 100, 150 páginas por dia naquela época) ou desenhando. Eu só gostava da aula de matemática, de vez em quando da aula de química, geografia e de biologia, então quase nunca prestava atenção. Nunca tirei notas ruins, pelo contrário, era muito boa na escola, mas por que eu estudava sozinha. Se eu não estudasse sozinha, não teria passado de ano nunca. Mesmo se prestasse atenção nas aulas.

Não sou idiota e sei que grande parte disso é culpa do Estado, que exige demais dos professores, que estão cansados, desmotivados e tudo o mais. Eu estou estudando para ser professora de português e sei que ser professora não vai ser fácil, mas esse post será um lembrete da Nath do passado para a professora Nathalia do futuro nunca cometer os mesmo erros que seus antigos professores cometeram e que a fizeram odiar a escola com todas as forças. Eu sei que não será tarefa simples, mas eu quero, na verdade eu ME COMPROMETO a ser uma boa professora e nunca desmotivar meus alunos.

E então, galeres, me contem como foi o ensino médio de vocês! Tivera uma experiência legal ou foi tipo eu, que odiei a escola com todas as forças?

Só para finalizar, e pra vocês saberem que eu não estou exagerando, no último dia de aula, uma sexta-feira, eu virei a noite acordada (a noite toda! Não dormi nem meia hora) lendo e vendo seriados, cheguei na escola acabada, fiz uma prova de qualquer jeito - e tirei uma nota boa ainda por cima -, fingi que estava passando mal - e por causa das olheiras e da cara pálida de sono eles acreditaram - e fui para casa mais cedo dormir o resto do dia. Sim, eu nem fiquei o dia todo na escola no último dia de aula. Eu ODIAVA aquele lugar. Fico feliz que o ensino médio tenha acabado.


A escola faz com que eu me sinta uma fracassada.

2 comentários:

  1. Mano do céu, sua vida era difícil...

    ResponderExcluir
  2. Oii, tô no 2ano e tenho esses mesmos problemas sobre não ter aula, se eu não estudar por conta própria vou me ferrar no ENEM. Mas eu estou gostando do ensino médio apesar disso, o ensino fundamental foi que eu não gostei muito.
    Adorei saber sobre sua história, mas lamento por não ter sido legal seu ensino médio.

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D