quarta-feira, 8 de junho de 2016

Vida e Morte, de Stephenie Meyer

Vida e Morte
Autora: Stephenie Meyer
Título original: Life and Death
Editora: Intrínseca
É bom?: ★★★★★
Páginas: 391
Sinopse: O clássico de Stephenie Meyer revisitado 10 anos depois. Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que autora inverte o gênero dos principais personagens. Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.

A Saga Crepúsculo foi uma das primeiras sagas que eu li, minha mãe comprou para que eu e meus irmãos lêssemos em 2009 (lembro disso pois ela escreveu a data que comprou na folha de dedicatória). Ou seja, eu conheço essa história há quase sete anos, e isso é um baita tempo. É  mais de um terço do meu tempo de vida! Então é obvio que Crepúsculo, Bella, Edward, Jacob e os demais personagens tem um lugar especial no meu coração. 

Hoje tenho 19 anos, trabalho e tenho dinheiro para comprar os livros que eu quero, mas naquela época eu tinha pouquíssimos livros e Crepúsculo era um deles, e eu sei que já li a saga toda pelo menos umas cinco vezes, pois era o que eu tinha para ler. Lembro da Nathalia de 13 anos relendo Eclipse pela terceira ou quarta vez, numa noite chuvosa, quando ficou sabendo da morte da avó. Lembro de estar relendo Lua Nova quando meu irmão passou tão mal que tivemos que levar ele correndo para o hospital e eu esqueci o livro na recepção e tivemos que ir buscar no dia seguinte. Lembro de estar lendo Crepúsculo no pátio da escola quando conheci aqueles que seriam meus melhores amigos pelo ensino fundamental e médio inteiros. 




A Saga Crepúsculo pode não ser a melhor saga de todas, pode são ser o livro mais bem escrito de todos, pode não ser a saga mais épica e bem estruturada de todas, mas é muito especial no meu coração por esses motivos e mais mil outros. Então quando eu soube que a autora estaria publicando uma releitura de Crepúsculo, mudando o gênero de quase todos os personagens, eu soube que precisava ler.

Eu não sabia bem o que esperar de Vida e Morte. Faz uns dois anos que não releio Crepúsculo (praticamente decorei os livros), então eu estava com medo de me decepcionar ao encontrar um livro muito parecido com aquele que eu já conhecia, tinha medo de não conseguir imaginar o Beau e a Edythe e continuar pensando na Bella e no Edward. Mas não tive problema nenhum nesse quesito.

Vida e Morte conta exatamente a mesma história de Crepúsculo: Beau, um garoto de 16 anos que é muito desajeitado e que gosta muito de livros, vai morar com o pai, Charlie, numa cidade chamada Forks, onde só chove, e lá conhece Edythe Cullen, uma garota linda e misteriosa que o salva de ser atropelado por um carro e por quem ele alimenta uma obsessão misteriosa desde então.

"Mas e se eu não for uma super heroína? E se eu for a vilã?"
"Você é perigosa, mas não a vilã"
Eu achei que a narrativa do Beau foi diferente da narrativa da Bella nos pontos certos. Os pensamentos femininos se foram completamente, é possível identificar uma diferença na forma como Beau narra seus pensamentos em relação a Bella, e o jeito como Beau encara o mundo e interage com o pai e os amigos é parecido com o da Bella, mas não igual. E Edythe em nenhum momento surgiu como homem na minha imaginação, mesmo mantendo a força e a personalidade marcante e misteriosa de Edward. Eu tive uma visão bem clara da aparência de Edythe e de Beau em minha mente, e isso já conta como ponto positivo enorme!

A pesar de ser uma releitura de Crepúsculo, Vida e Morte não tem o mesmo final que o livro original. Não vou dar spoiler nenhum, mas se você está com medo de ler um livro que vai ser uma versão simples em que trocaram Bella por Beau e Edward por Edythe, não se engane: o livro é bem diferente, tem cenas diferentes, diálogos diferentes e um final completamente diferente de Crepúsculo.


Eu, particularmente, adorei o final de Vida e Morte. Foi um pouco triste, mas bastante realista, e impediu com que Beau sofresse todos os demais problemas que Bella sofreu nos livros seguintes.

Eu amei Vida e Morte, e pretendo reler várias vezes, assim como fiz com a Saga Crepúsculo, por que as coisas que são especiais para nós não precisam necessariamente de motivo ou explicação.

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por Crepúsculo também, até tenho um pouco de vergonha de admitir isso rs. Estava meio receosa de ler esse novo livro, achei que ou seria igual ou estranho, mas pelo que você falou estou enganada, agora estou com vontade de ler ^^

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D