quarta-feira, 20 de abril de 2016

Eu estou MUITO viciada em podcasts (já que você já está aqui, dê uma olhada nestes)

- Nathalia, você está viciada em podcasts?
- NÃO! Só um pouco.
Olar, pessoas lindas! Como vocês estão?


Hoje estou aqui para falar sobre um vício não tão recente mas tecnicamente bem recente. Já faz um bom tempo que eu escuto podcasts, pelo menos uns dois anos, mas sempre foi uma coisa bem esparsa. Como eu não tenho paciência nem pra assistir filme, você acha que eu tenho paciência para ouvir um podcast de duas horas sobre um cara indo refazer a carteira de motorista? Só se fosse no ônibus, ou andando na rua por muito tempo, por que não gosto de deixar coisas pela metade. Mas as coisas mudaram...

Azhagal e o Jovem Nerd, hosts do Nerdcast, com o escritor Eduardo Spohr,
que aparece no podcast direto.
Nerdcast 

Em 2014, quando eu comecei a ouvir o Nerdcast, eu ouvia muito raramente um ou outro episódio perdido. Em 2015 eu comecei a pegar ônibus todo dia e passar quarenta minutos indo e voltando da faculdade sem nada para fazer, comecei a ouvir mais assiduamente e CARA, EU AMO ESSE PODCAST. 

Acredito que o Nerdcast fala por si mesmo, é absurdamente famoso no Brasil então não vou me alongar muito. Caso você nunca tenha ouvido falar do Nerdcast, a melhor forma de descobrir o que ele é é OUVINDO UM EPISÓDIO! Eis meus favoritos: Hip Hop: A Revolução Não Televisionada, Histórias de Outros Carnavais, Silvio Santos: A Biografia Incompleta, Estudo, Perseverança e Pratos e Sem Licença Para Dirigir. Como o título diz, o Nerdcast faz programas sobre assuntos nerds, mas geralmente são sobre filmes, séries e livros e soltam muitos spoilers, então coloquei episódios genéricos. MAS SÃO EXCELENTES, EU JÁ OUVI CADA UM DESSES UMAS DUAS VEZES.

Como o título sugere, é um podcast polêmico.
Mamilos


Para ser sincera eu não ouvi MUITOS episódios de Mamilos. A questão é que cada episódio é extremamente atual, assuntos que estão na mídia naquele exato momento, então ouvir edições antigas é um tanto quanto redundante. Eu só ouvi alguns dos mais recentes, mas são excelentes! Eles sempre falam de assuntos polêmicos de forma crítica e informativa. É excelente para quem gosta de estar por dentro do que acontece no cenário político brasileiro.

Alguns episódios muito bons são: #SeráQueÉRacismo, carta do Temer e Pânico Banido da CCXP, Ondas Gravitacionais, Carta Aberta ao Brasil e Eleições Americanas e Meritocracia, a Aristocracia de Talentos.



A Voz De Delirium

A Voz de Delirium é um podcast fictício sobre uma cidade chamada Delirium onde coisas misteriosas acontecem. Parece muito com Welcome to Night Vale (a gente vai falar desse mais para frente), mas tem um toque mais brasileiro. Obviamente o podcast é em português, então quem não fala inglês tem essa alternativa!

Como é uma história serializada, você tem que ouvir desde o primeiro episódio. Visite o site oficial deles clicando aqui!

A partir daqui, podcasts em inglês...

Sim, o podcast do John e do Hank Green!
Dear Hank & John

Esse é o podcast do escritor John Green, que escreveu A Culpa é das Estrelas e outros livros incríveis e divosos, e seu irmão, Hank Green. Você talvez os conheça através do canal Vlogbrothers, um dos canais mais populares e incríveis do YouTube.

O podcast traz mensagens que os fãs escrevem para o Hank e o John, pedindo conselhos, fazendo perguntas, falando coisas aleatórias e fazendo eles se embananarem nas respostas. O podcast é hilário, eles dão alguns conselhos bons e outros nem tanto. Eu não ouvi muita coisa, uns 10 episódios no máximo. Você pode ouvir qualquer episódio em qualquer ordem clicando aqui

Às vezes a verdade é mais assustadora que a ficção.
Lore

Lore é um podcast maravilhoso, feito pelo maravilhoso com voz de veludo Aaron Mahnke. O podcast fala de lendas urbanas e criaturas do ponto de vista das coisas que realmente aconteceram. O primeiro episódio, por exemplo, fala sobre vampiros e casos "reais" em que pessoas foram acusadas de serem vampiros. 

Cada episódio traz algo completamente diferente e espetacular, o jeito como ele conta as histórias é informativo e muito interessante. Clique aqui e veja o site dele, é lindo! Você pode ouvir qualquer episódio em qualquer ordem, pois não é uma história, mas eu recomendo que você comece pelo primeiro episódio pois assim você vai ter uma ideia do que está por vir.


The Black Tapes


Esse é meu podcast favorito, e isso já diz muito sobre ele. Eu amo/sou histórias de terror, desde criança eu sou viciada nessas coisas (eu até brincava de caçar fantasmas, literalmente sou uma versão que morreria na primeira temporada do Dean Winchester)(pera, ele morre na primeira temporada?) (ele morre em todas as temporadas no mínimo uma vez).

The Black Tapes é um podcast que conta a história de Alex Reagan, um amor de pessoal, literalmente o melhor ser humano desse universo. A Alex está fazendo um programa novo sobre profissões incomuns, e o primeiro episódio é sobe caças fantasma profissionais! Eis que ela conhece o professor universitário Richard Strand, um caça fantasma. Mas ele não é um caçador de fantasma comum. Na verdade ele dedica sua vida para provar que fantasmas/demônios/pessoas com poderes paranormais NÃO existem. Ele criou um desafio, e dará um milhão de dólares para a pessoa que conseguir provar que fantasmas/demônios/pessoas com poderes paranormais existem. Até hoje, ninguém ganhou o prêmio.

Em seu escritória, Richard tem várias fitar brancas com casos solucionados - casos que ele provou terem sido de alguma forma forjados. Ele também tem fitas pretas (The Black Tapes), que consistem em casos que ele ainda está trabalhando em provar falsos. Alex decide investigar uma dessas fitas, e a partir disso ela torna o podcast todo em uma investigação de fenômenos paranormais, ao lado de Richard, que é um tremendo cético, e de seu amigo Nic, um fofo que é a segunda melhor pessoa do universo.

O podcast é maravilhoso, MUITO ASSUSTADOR, sério, eu não costumo ter medo de NADA e eu passei uma sólida semana sem pegar no sono direito por causa desse podcast. Eu tô falando muito sério. Em cada episódio Alex investiga uma fita diferente, e ela cruza com sombras misteriosas, sons diabólicos, pessoas com o rosto virado de cabeça para baixo e outras coisas muito, mas muito assustadoras. 

Clique aqui que você será redirecionado ao site do podcast, e clique aqui para ouvir o primeiro episódio. Os episódios estão em ordem, então você tem que ouvir desde o primeiro para entender o que acontece. Ah, você pode achar estranho que o primeiro episódio seja o 101, mas na verdade isso quer quiser TEMPORADA 1 EPISÓDIO 01. Também fiquei confusa :p


Por último, mas não menos importante: o episódio quatro fala sobre um assassinato misturado com lenda urbana que aconteceu numa pequena cidade americana. Nesse episódio ficamos sabendo que por lá existe um fantasma com o rosto virado de cabeça para baixo, e aqui lhes apresento o motivo pelo qual foi difícil dormir ao ouvir este podcast: no meu quarto eu tenho um poster DESTE QUADRO!


Esse quadro está pendurado bem atrás de mim e ESTÁ ME OBSERVANDO.


Sim, eu estou de pijama, e não, eu não sei por que eu ainda não tirei aquele maldito quadro da minha parede.

TANIS


Sabe o Nic, amigo da Alex, que eu acabei de citar ali em cima? Pois é, ele é o host de TANIS, o podcast mais difícil de entender depois de Welcome to Night Vale (a gente vai chegar nele, calma aí).

TANIS é um podcast apresentado por Nic Silver, com algumas aparições da Alex Reagan (o Nic também vive aparecendo em The Black Tapes), e é até difícil de explicar o que é o podcast e o que é TANIS.

Nic fala, em seu primeiro episódio, que com a internet e outros meios de comunicação é difícil que verdadeiros mistérios existam hoje em dia. Nada fica sem solução, todos os casos paranormais que antigamente não tinham explicação foram atingidos com a mácula da internet. Qual a graça de viver num mundo onde se tem resposta para tudo? 

Não é o caso de TANIS. TANIS não tem explicação. Nic nem sabe explicar o que é TANIS. TANIS é um verdadeiro mistério. Ninguém sabe se é algum objeto, lugar, uma pessoa ou até um conceito. Nic fez o podcast, que é uma espécie de documentário, com o objetivo de descobrir o que TANIS é. Eis que ele esbarra com teorias da conspiração, hackers, cultos misteriosos e coisas tão assustadoras que te deixam sem dormir. Sim, eu não tenho dormido muito ultimamente. 

Você pode ouvir o primeiro episódio clicando aqui, mas já aviso que tem que ouvir na ordem, ou você vai se perder. Na verdade, você vai se perder mesmo se ouvir na ordem certa, essa é a melhor parte.

A linda da Alex e o lindo do Nic <3
Esse é meu wallpaper, curiosamente.
Welcome to Night Vale

Esse é literalmente o podcast mais famoso do mundo, então se você nunca ouviu falar dele, a melhor forma de começar é recebendo o aviso de que ele é muito bizarro. É um podcast produzido no formato de um programa de rádio para uma cidade pequena. É narrado por Cecil Palmer (a voz de Cecil Palmer é o maravilhoso Cecil Baldwin, dá uma olhada no instagram dele e apenas observe como ele é demais) e Cecil conta, com sua voz profunda e assustadora, o que vai acontecer essa semana na cidade, dá avisos da prefeitura, informa sobre o clima, horóscopo e transito. Mas a questão é que Night Vale não é uma cidade normal. A verdade é que todas as teorias da conspiração, fenômenos paranormais e criaturas fantásticas de fato existem e os moradores da cidade convivem com isso normalmente. Mas é claro que, de vez em quando, coisas tão estranhas acontecem que até quem está acostumado com isso fica assustado.

O podcast é assustador, engraçado, divertido e tem personagens espetaculares. A série tem muita diversidade, incluindo o personagem principal, Cecil, que é gay, e tem como namorado Carlos, O Cientista, que é considerado hispânico pelo fandom.

Para entender de fato o que é Welcome to Night Vale você tem que OUVIR O PODCAST!! Como é uma história, é interessante que você ouça na ordem, desde o primeiro episódio. No entanto, a história é esparsa e nem um pouco linear, então eu recomendo alguns episódios para você ver que tipo de coisa encontrará nesse podcast: A Story About You, Best Of?, A Memory of Europe, Numbers e There is No Part 1, Part 2.
__________________________________________________

É isso por hoje, pessoal! Confesso que esse post ficou maior do que eu pensava, mas nada mais justo do que fazer um tributo desses aos meus podcasts favoritos, que me salvaram do tédio eterno que é andar de ônibus todos os dias.

Caso você queira acompanhar os podcasts, eu recomendo que você baixe o aplicativo Podkicker, para Android, pois é o melhor aplicativo de todos, te permite salvar os episódios no seu celular e deixa tudo organizado, até avisa quando sai episódios novos.

Até o próximo post! Boa noite, leitores. Boa noite.

Um comentário:

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D