domingo, 6 de dezembro de 2015

O Espadachim de Carvão, de Affonso Solano

O Espadachim de CarvãoAutor: Affonso Solano
Editora: Fantasy - Casa da Palavra (Leya)
É bom?: ★★★★★
Páginas: 256

Sinopse: Filho de um dos quatro deuses de Kurgala, Adapak vive com o pai em sua ilha sagrada, afastada e adorada pelas diferentes espécies do mundo. Lá, o jovem de pele absolutamente negra e olhos brancos cresceu com todo o conhecimento divino a seu dispor, mas consciente de que nunca poderia deixar sua morada. Ao completar dezenove anos, no entanto, isso muda. Testemunhando a ilha ser invadida por um misterioso grupo de assassinos, Adapak se vê forçado a fugir pela vida e se expor aos olhos do mundo pela primeira vez, aplicando seus conhecimentos e uma exótica técnica de combate na busca pela identidade daqueles que desejam a morte dos Deuses de Kurgala.



Okay, vou ser sincera: eu comecei a ler O Espadachim de Carvão pensando que o livro seria uma droga. Eu, particularmente, não sou muito fã desse tipo de fantasia muito... fantástica, então eu já pensava que era o tipo errado de livro para mim. Adoro o Affonso Solano, adoro o Matando Robôs Gigantes, adoro quando ele aparece no Nerdcast, mas eu tinha expectativas bem baixas em relação a este livro.

O livro é curto, pouco mais de 250 páginas. É muito bem acabado, excelente diagramação, a capa é espetacular e os desenhos que iniciam cada capítulo são maravilhosos. Mas eu tinha medo que a beleza do livro acabasse por aí.

Comecei a ler o livro e pensei: ótimo, minhas expectativas estavam corretas. Confesso que não estava entendendo bulhufas e, após ler três capítulos, eu gentilmente coloquei o livro de volta na estante e pensei: quem sabe outra hora?

O personagem principal, Adapak.
Essa outra hora chegou dois meses depois, quando decidi tomar vergonha na cara e ler o livro. Recomecei. Não estava entendendo muita coisa. O autor criou um universo complexo governado por quatro deuses, e esses deuses tinham conexões fortes com as criaturas que viviam em Kurgala antes de se exilarem. No mundo, além dos humanos, existem vários tipos diferentes de criaturas, com características, nomes e habilidades diferentes. Mas Adapak, nosso personagem principal, é único. Não existem outras criaturas como ele, pois ele é filho de um dos quatro deuses de Kurgala. E agora ele está sendo perseguido por criaturas que querem matá-lo, e ele precisa fugir.

O autor, Affonso Solano. Ele é um divo.
Confesso que, a partir da metade do livro, quando comecei a entender quais criaturas eram quais, comecei a entender qual era a mitologia do mundo e como a narrativa ia funcionar, amei o livro. O Affonso escrevia capítulos intercalados entre o presente – a fuga de Adapak – e o passado – contando momentos importantes da infância de da adolescência de Adapak. Eu adorava os flashbacks pois eles nos explicavam muito sobre o universo da história e os deuses, e comecei a gostar das cenas que se passavam no presente por causa da ação e das relações com o passado.

Créditos na imagem. O trabalho gráfico do livro é perfeito. O autor também é ilustrador e fez uma ilustração para cada capítulo. O livro é lindo.
Gostei do livro. A escrita do Affonso é ótima, a pesar de ele ter criado um mundo complexo e não ter explicado bem. Acho que, numa futura edição, um glossário ou anexo explicando quais são as criaturas, suas características, habilidades e aparência ajudaria muito. E algo falando dos deuses, também.

Fora isso, não tenho nada do que reclamar. A ação do livro é de tirar o fogo – aquela cena no barco, maluco, que cena incrível – e as cenas de aventura, aprendizado e romance foram espetaculares. O Affonso é um escritor genial, só poderia ter explicado melhor seu mundo, para que nós, leitores, não ficássemos tão perdidos.

De qualquer forma, espero pelo próximo livro =D

O Espadachim de Carvão O Espadachim de Carvão e As Pontes de Puzur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D