segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Deixe a Neve Cair, de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Deixe a Neve Cair
Autores: Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle
Título original: Let it snow
Editora: Rocco
É bom?: ★★★★
Páginas: 336

Sinopse: Na noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem , mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green , Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, inteligados, com direto a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.


Deixe a Neve Cair é uma pequena coletânea que reúne três contos de três autores diferentes, sendo todas as histórias sobre o natal e como essa data mudou algo na vida dos personagens. Vou fazer uma resenha separada de cada conto e depois dar algumas últimas considerações.


O Expresso Jubileu, de Maureen Johnson

O Expresso Jubileu é, de longe, o melhor conto do livro. Eu já li dois livros da autora – 13 Little Blue Envelopes e The Last Little Blue Envelope – e simplesmente me apaixonei pela escrita engraçada e a narrativa extremamente interessante da Maureen. Não foi diferente com esse conto.

Jubileu tem pais malucos: eles brigam, todos os anos, para conseguir comprar uma das limitadíssimas peças para montar um conjunto perfeito de Natal. E quando digo que brigam, é fisicamente. E é por causa de agressão e mau comportamento que os pais de Jubileu vão parar na cadeia. Como não poderão comparecer à própria ceia de Natal eles pedem que Jubileu pegue o trem e vá ficar com os avós.

Completamente resignada, Jubileu pega o trem. Mas o que ela não esperava é quem o trem atrasasse devido a maior nevasca nos últimos anos estar acontecendo bem na véspera de natal. Jubileu acaba decidindo sair do trem e vai para a Waffle House, onde conhece Stuart, um rapaz que oferece a ela um lugar para ficar – sendo gentil com alguém no Natal, como a mãe de Stuart diz ser importante.

Eu gostei desse conto pois, mesmo sendo curtinho, ele conta uma história muito bonita, nos passa uma lição de vida – deixe-se surpreender pela vida – e, de quebra, é um conto engraçado!


O Milagre da Torcida de Natal, de John Green

Todo mundo comprou esse livro por causa do conto do John Green, tenho quase certeza. A verdade é que o conto do nosso João Verde é bom, sim, mas não tão bom quanto O Expresso Jubileu. O conto de John Green começa quando um trio de amigos está pensando em passar o Natal assistindo a uma maratona de filmes de espionagem. Tobin, JP (garotos) e Duke (garota) recebem, de repente, uma ligação de um de seus amigos que trabalha na Waffle House dizendo que várias líderes de torcida que tiveram a viajem de trem atrasada devido à nevasca e decidiram se abrigar no pequeno e confortável estabelecimento.

Tobin e JP ficam animados, mas descobrem que só existe lugar para mais três pessoas na Waffle House, e que os colegas de trabalho seu amigo também estão ligando para os amigos deles. A regra é clara: quem chegar primeiro, e levar um twister, pode entrar.

Eis que começa uma grande corrida contra a neve e o bom senso, onde Tobin, JP e Duke enfrentam outros competidores, todos tentando chegar primeiro à Waffle House.

Mesmo não sendo o melhor conto do livro, com certeza é um conto hilário! Não dá para não rir à cada página que passa! John Green novamente nos mostrou que é possível escrever uma história de ação/drama deixando tudo muito engraçado.


O Santo Padroeiro dos Porcos, de Lauren Myracle

Eu nunca li nada da Lauren Myclare, e depois desse conto nem sei se quero. Digo, eu achei a escrita dela legal e interessante, mas ela simplesmente conseguiu criar uma personagem insuportável e estragar tudo!

O terceiro conto conta a história de Addie, uma garota que fez besteira com o namorado e eles acabaram terminando. Mas Addie acredita piamente que ele é o amor de sua vida e manda um e-mail a ele, se desculpando por tudo o que aconteceu e pede para que ele venha ver ela na noite de Natal. Mas ele não aparece e, devido à toda neve, ela não consegue ligar para ele – por falta de sinal de celular.

No meio de sua total depressão após rejeição, Addie tenta lembrar que prometeu à uma das melhores amigas um miniporco de presente de Natal. E é supreendente como Addie consegue estragar tudo em relação à sua vida: primeiro o namorado (que é um rapaz incrível, não sei como foi se apaixonar por ela), depois as amigas (gente, por que essas garotas ótimas são amigas da Addie?) e por fim, o emprego?

O conto não foi ruim, não. Foi divertido e até engraçado em alguns momentos. A questão é que simplesmente não consegui gostar da Addie, e isso estragou o conto para mim. Mas fiquei feliz que ela tenha evoluído um pouco no final do conto, e espero que ela tenha melhorado um pouco sua personalidade.

Créditos na foto.
Últimas considerações 

Eu gostei muito do livro, no geral. O modo como os contos se entrelaçam, todos ligados aos mesmos personagens e acontecimentos, é extremamente interessante. Os personagens - ou a maior parte deles - são autênticos e divertidos. E todos os contos, sem exceção, são engraçados e nos ensinam uma lição.

Recomendo!

  

2 comentários:

  1. Eu li esse livro no começo de 2014 e gostei bastante. Não comprei por causa do John Green (hahaha), mas sim porque a capa é maravilhosa, tem três autores e o melhor: é sobre Natal (meu feriado preferido).
    Quero ver se releio esse ano pra fazer resenha lá no meu blog, e pelo que li da sua resenha, a sua opinião se parece muito com a minha. O 1º conto é o mais fofo, o do John é legalzinho (e engraçado) e o da Lauren... A Addie também não me cativou, na verdade tive até raiva dela, rsrsrs

    Lindo blog!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro no Natal de 2013, na casa da minha avó, em uma noite em que eu não conseguia dormir. Eu comprei pelo John e pela Maureen, por que adoro os livros desses dois! Hahaha XD
    Eu nao gosto de Natal - na verdade nao gosto de feriados no geral, fora a Páscoa, mas só por que é perto do meu aniversário - e o livro me deu uma perspectiva diferente sobre esse feriado. Costumo ser ranzinza nessa época de Natal e Ano Novo. Sou tipo o Grinch kapskapsls
    Beijos! :*

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D