segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Matutando #14 - Sobre a Hermione negra


J. K. Rowling é uma autora muito inteligente, e acredito que ela sempre teve as melhores intenções na hora de construir seus personagens. Mas ela não é burra, tanto que só revelou depois do final dos livros em um de seus tweets que Alvo Dumbledore, um dos mais importantes personagens de toda a saga Harry Potter, era gay. Ela sabia que Dumbledore seria hostilizado, e a pesar de esse fato não acrescentar em absolutamente NADA na história - só fez algumas pessoas escreverem fanfics DumbledorexGrindewald, coisa que já aconteceria naturalmente pois ships gays são muito comuns em todos os fandoms - ainda teve MUITA gente hostilizando o personagem depois de todo o cuidado que a autora tomou. (E, convenhamos, se as coisas fossem como devem ser a J. K. Rowling poderia ter feito com que a primeira frase do Dumbledore na saga fosse "Sou o Professor Dumbledore e sou Gay" e ninguém deveria ficar de mimimi com isso).

Recentemente fomos informados que, além do filme Animais Fantásticos e Onde Habitam, também teremos uma peça de teatro dividida em duas partes chamada Harry Potter e a Criança Amaldiçoada, que será produzida na Inglaterra. Há pouco tempo o elenco principal foi revelado, e muita gente se sentiu extremamente ultrajada pelo fato de que a atriz que irá interpretar nossa amada Hermione Granger é negra.

Ron, Hermione e Harry, respectivamente.
Para muitas pessoas, o fato de a Hermione ser negra incomodou demais. Mas o engraçado é que não vi ninguém reclamando que o ator que irá ser o Ron não é ruivo ou que o ator que fará o Harry não tem olhos verdes. A própria J. K. Rowling disse, em seu twitter, que nunca ficou especificado no livro que Hermione era branca. Não sei se a autora realmente imaginava a Hermione negra (na verdade, duvido muito) mas não vejo motivo para esse ódio gratuito contra a atriz Noma Dumezweni.

Nas capas dos livros ao redor do mundo, na maioria esmagadora das fanarts, nos bonecos e nos filmes a Hermione é uma garota branca. É claro que ver, subitamente, uma atriz negra escalada para o papel pode ter causado certa estranheza. Na verdade, quando eu vi a foto dos três atores pela primeira vez eu pensei: "tá, mas qual deles é o Harry e qual é o Ron?".

Mas esse estranhamento não justifica racismo, não justifica ódio, não justifica nada disso que está acontecendo. Pode causar uma pequena confusão? Claro. Mas tenho certeza absoluta que, se essa atriz foi escalada para um papel tão importante em uma das sagas mais famosas de todas, é por que ela deve ser incrível. E eu sei que ela, e os demais atores, farão um excelente trabalho!

"Canon: olhos castanhos, cabelo volumoso e muito inteligente.
Pele branca nunca foi especificada. Rowling ama a Hermione negra :*"

O que falta para o pessoal entender é que a atriz vai interpretar a Hermione Granger, não a Emma Watson. Adoro a Emma, a atuação dela como Hermione foi espetacular e eu jamais colocaria outra atriz no lugar dela nos filmes. Mas isso não significa que outra mulher não possa fazer um trabalho tão bom quanto o dela no teatro (ou num remake no futuro, quem sabe?). O fato de esta mulher ser de uma etnia diferente não muda absolutamente nada. Afinal, os atores que farão Harry e Ron não são cópias idênticas envelhecidas do Daniel e do Rupert, não é mesmo?



Em 2015, tivemos uma alta representatividade de personagens femininas no cinema e nos seriados. Fora Viola Davis, que interpretou Annelise Keating em How to Get Away With Murder, todas as demais eram brancas: Katniss (Jogos Vorazes), Margo (Cidades de Papel), Tris (Divergente), Rey (Star Wars), Furiosa (Mad Max) e Jessica Jones (no seriado homônimo). Os negros precisam de mais representatividade nas mídias de entretenimento. Então, mesmo que a Hermione da J. K. Rowling não fosse branca, qual o problema da atriz da peça ser?

Quando ocorrem casos de whitewashing (quando um personagem é originalmente negro mas na adaptação colocam um ator branco) não vejo NINGUÉM reclamar. Um exemplo que me lembro agora é daquela personagem em A Hospedeira, The Seeker (não lembro o nome em português, mas sei que não era uma tradução literal) que era responsável por averiguar como as Almas estavam se adaptando aos corpos humanos. No livro ela era descrita exaustivamente como uma mulher baixa, magra e de pele muito escura. No filme, é uma mulher alta e loira de olhos azuis. Reclamações? Não? Em Jogos Vorazes mesmo a personagem Katniss é descrita como uma garota de pele escura e no filme a atriz é branca. Não vi ninguém protestando.

No próprio trailer do filme de Animais Fantásticos e Onde Habitam, que será ambientado no bairro do Harlem na Nova York nos anos 30, não aparece nem metade de uma pessoa negra, e naquela época (na verdade, até hoje) o bairro tem uma das maiores populações de afrodescendentes de NYC. Sem contar que nos anos 30 o Harlem foi o centro de uma revolução na música negra (no Jazz, no Blues, etc.) e mesmo que o filme não vá focar na parte histórico-cultural do bairro, por que não ter um personagem que represente esta herança cultural da região? Parece, além de preguiça, whitewashing. Alguém reclamando?

Enfim, vamos todos ser felizes, dar as mãos e parar de ser babacas? Vamos? Que tal? O novo filme e a nova peça serão excelentes, com certeza. Harry Potter é sempre incrível, e o fato de a atriz ser negra não vai mudar isso nem um pouco. Provavelmente, tornará a saga ainda melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D