terça-feira, 30 de abril de 2019

Leituras do mês: ABRIL#2019


Olá galero lero, como vocês estão?

Já falei muitas vezes sobre como me mudei em abril. As coisas estiveram super caóticas nas duas primeiras semanas do mês, então tive que me virar para ler mil páginas nos últimos 15 dias de abril. Sinceramente passei raspando, e acho que nem deveria ter me esforçado tanto só para atingir um número. Me pergunto até que ponto vale a pena consumir tanto conteúdo de uma vez só para bater uma meta que não significa nada de verdade...

LEITURAS CONCLUÍDAS

Fangirl De que cor é o vento?  Quinze Dias Se Eu Fechar os Olhos Agora

Eu tinha lido metade de Fangirl em março, e nos primeiros quinze dias de abril tudo o que eu li foram as 224 páginas restantes do livro. Eu me surpreendi muito com a história, e confesso que adorei o livro.

Fangirl conta a história de Cath, uma garota que acabou de entrar na faculdade. Sua vida foi marcada pela convivência com a irmã gêmea e com o fato de que sua fanfic de Simon Snow - uma espécie de Harry Potter in universe - é muito famosa online. O livro não tem muito plot em si, sendo apenas a história de uma garota começando a faculdade, tendo conflitos familiares e conhecendo pessoas novas. Mas o que me fez gostar do livro é o quanto eu me identifiquei com a protagonista. No início do livro a sua ansiedade social é tão grande que ela sequer vai até o refeitório comer, e vive de barras de cereal que escondeu em seu quarto. Eu consigo me ver fazendo algo do tipo.

Em seguida eu li De que cor é o Vento?, um livro francês infantil. Normalmente eu nem incluiria livros infantis que são compostos 70% de ilustrações, mas esse livro me tocou tanto que eu acho que o li umas cinco vezes. É a história de um menino cego que pergunta a todos à sua volta qual é a cor do vento, e as respostas são tão poéticas e ricamente ilustradas que eu me senti hipnotizada pelo livro. O livro foi traduzido pela Ana Maria Machado, então já dá para saber que é uma ótima obra.

Em abril eu reli o fantástico young adult LGBT+ brasileiro Quinze Dias. Eu lembro de ter rido no ônibus igual uma maluca na primeira vez que o li, além de ter chorado copiosamente em alguns trechos. Posso dizer que foi a mesma coisa com a releitura. Não vou falar do livro aqui, mas deixo a resenha que eu fiz dele no meu canal, para quem quiser saber mais.

Ganhei Se eu fechar os olhos agora de presente de amigo secreto de uma amiga de anos minha, e apesar de ela ter sofrido para achar um livro que eu não tenha lido (lol), ela não poderia ter acertado mais. Estive lendo muito sobre ditadura nos tempos mais recentes como pesquisa para o meu livro, e este livro conta sobre uma investigação de um caso de assassinato que aconteceu em 1961, três anos antes do golpe militar. Apesar do livro não se passar na ditadura, os conflitos das personagens e tudo que é revelado de certa forma te fazem entender como o povo foi capaz de permitir que um golpe militar ocorresse no Brasil. Apesar de ter achado o início confuso, adorei a leitura e chorei muito com os capítulos finais.

LEITURAS EM ANDAMENTO

Carry On Romancista como vocação Maus

Eu comecei a ler Carry On, a fanfic que Cath escreve em Fangirl. Eu li apenas 65 páginas do livro, mas estou ansiosa para terminar de ler em maio. Irei falar mais do livro quando eu terminá-lo, mas escuta essa: vampiro gay e bruxo bissexual. Apenas.

Li 87 páginas de Romancista como vocação, um livro bem curtinho do Murakami sobre seu processo de escrita e sobre a forma como ele vê a profissão de escritor. Queria terminar esse livro em abril, mas não vai dar tempo. Irei falar mais dele no mês que vem na minha resenha dele para o Desafio Murakami,no canal.

Estou ensaiando de ler a HQ Maus há meses, e dessa vez finalmente tomei vergonha na cara e li o volume um (são apenas dois). No Brasil a HQ foi publicada como volume único, por isso digo que a leitura ainda está em andamento. Apesar de histórias sobre o holocausto sempre serem acertadas, achei essa HQ um pouco "mais do mesmo". Vamos ver o que acontecerá no volume dois!

TOTAL DE PÁGINAS LIDAS EM ABRIL: 1093

Como eu disse, passei raspando de mil páginas lidas. Até dia 13 de abril eu li apenas as 224 páginas de Fangirl, então TODO O RESTO das leituras foi feito no fim de abril, e vocês podem imaginar como me desdobrei para fazer isso. Não me arrependo, pois li coisas muito boas, mas não sei até que ponto deveria fazer essas "maratonas literárias". Afinal, leitura é apena sum hobbie, e eu não preciso de fato cumprir meta nenhuma.

Enfim galeres, espero que tenham gostado! Não esqueçam de deixar seus comentários. Um beijo e um queijo a todos, até o próximo post!

image

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caí aqui procurando resumos de Crônicas de gelo e fogo.. Não aguento mais esperar o próximo livro e estou quase voltando a assistir a série (só fui até o final da 2ª temporada). Salvei seu blog nos favoritos pra ler estes resumos depois e resolvi vir dar uma fuçada. Percebi que seus gostos parecem ser bem diferentes dos meus, mas vou continuar lendo porque acho que ficar na zona de conforto não nos leva a lugar nenhum! Certeza que acharei boas dicas de conteúdo por aqui que eu nunca ficaria sabendo por outros lugares. Agora, só me intriga uma coisa... Como você consegue reler um livro?? Bocejei só de pensar. Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, espero que meus resumos sejam úteis! Fico feliz que tenha salvo o link do blog para ler de vez em quando, espero te levar indicações legais e diferentes!

      E então, sobre reler livros, você pensa como o Neil Gaiman (não sei se já leu algo dele). Ele acredita que reler livros é uma perda de tempo. Eu sei lá, simplesmente gosto de reler meus livros favoritos. Mas só faço isso depois de uns dois anos terem se passado desde a última leitura.

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D