quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Leituras do Mês: Novembro! #2017



Olá, galeres! Como vocês estão?

Pois então, o mês ne novembro chegou ao fim. Li muita coisa boa esse mês, mas principalmente li pela duzentésima cétima vez uma goiaba chamada "A Terra e a Semente: o Mito do Rapto de Perséfone", também conhecido como "meu TCC". Finalizei a monografia no início do mês e apresentei ontem a noite, dia 29. Eu estava bastante nervosa, usando um salto alto desconfortável, mas deu tudo certo e eu tirei 10 =D



Mas isso já passou e agora tenho que me concentrar em novas metas: trabalhar como professora (de inglês, português, o que vier é bem vindo), retomar os exercícios e a dieta e, é claro, finalmente me empenhar em terminar meu primeiro romance - chamado Icarus, muito bom, recomendo.

Mas, antes, vamos ver as leituras de novembro!

LIVROS

A Lógica Inexplicável da Minha Vida How to be an Alien O Temor do Sábio 
A Música do Silêncio Matéria Escura Extraordinário

Nesse mês eu li seis livros! Me surpreendi com o número. Mesmo dois deles sendo bem pequenos (um com menos de 100 páginas, outro com pouco mais que isso) em compensação li um calhamaço de quase mil páginas.

O primeiro livro que li em novembro foi A Lógica Inexplicável da Minha Vida. É do mesmo autor de Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo. Já fiz uma vídeo-resenha deste livro para o canal (que irei postar em breve!) mas queria dizer que esse livro é maravilhoso e um dos meus favoritos da vida. Conta a história de Salvador, ou Sal, um garoto de 17 anos que está sofrendo muito com a iminente morte da avó pelas mãos do câncer. No entanto, ele não está sozinho nessa jornada: tem a companhia do pai adotivo gay Vicente, da melhor amiga/irmã irreverente Samantha, e do novo amigo com problemas familiares Fito. O livro é um coming of age que não precisou na muleta do romance adolescente pra ser belo e tocante. Além disso, é um livro pesado sobre luto e escolhas. Excelente.

No começo de novembro eu estava na biblioteca da faculdade fazendo um trabalho sobre Dadaísmo quando avistei na estante à minha frente um livreto minúsculo denominado How To Be An Alien ("Como ser um alienígena", ele tem 86 páginas com ilustrações). Basicamente é uma sátira (escrita lá por 1960) sobre como os ingleses são malucos e se comportam de forma absurda. O livro é narrado do ponto de vista de um húngaro que teve que se acostumar com as esquisitices dos ingleses quando se mudou para a Inglaterra - teve que aprender a ser um alienígena para se misturar bem aos britânicos. É um livro hilário, muito fácil de ler para quem estiver aprendendo inglês. Recomendo!

Por algum motivo desconhecido eu estava mechendo no meu APP de leitor de e-book do celular (ainda sonhando em comprar meu kindle) e acabei esbarrando com Matéria Escura. Li o primeiro capítulo, fiquei curiosa, dois dias depois havia terminado o livro e estava completamente obcecada por universos paralelos e a ideia de multiverso em geral. Vou fazer uma resenha do livro, mas quero deixar registrado aqui que é MUITO instigante e com vários plot twists marotíssimos. O livro é sobre um cara chamado Jason que um dia é sequestrado por uma pessoa misteriosa e mandando para um universo paralelo. Recomendo demais!

O outro livro pequeno que li em novembro foi A Música do Silêncio, um spin-off de A Crônica do Matador do Rei (eu acho esse nome péssimo em português). Enfim, apesar de ter amado e favoritado tanto O Nome do Vento quanto O Temor do Sábio, eu não gostei tanto desse livro. A Música do Silêncio é diferente do restante da saga: conta a história da Auri, uma personagem secundária que vive nos subterrâneos da Universidade e que aparece em ambos os livros da saga. Ela vê o mundo de forma única (por causa do problema mental adquirido ao aprender nomeação) e isso se manifesta na narrativa do autor, que eu achei bagunçada e tediosa. O livro tem 130 páginas e pelo menos 15 delas se passam com a Auri fazendo sabonete. Mas, em defesa do Rothfuss, ele mesmo disse em seu prefácio que esse livro não era para todo mundo. Ele estava certo. Mas ainda amo o resto da série.

Em outubro eu comprei o livro Extraodinário por $10. Já havia ouvido falar do livro, principalmente quando estourou em 2014, mas não tinha interesse na leitura até ver o trailer do filme. O livro conta a história de Auggie Pullman, um garoto de 10 anos que nasceu com uma má formação facial. Após 23 cirurgias ele finalemtne consegue comer, se comunicar, ouvir e enxergar, mas seu rosto não tem uma aparência comum. Por isso ele nunca foi para a escola regular. Isso está prestes a mudar. Seus pais se preocupam com como Auggie será tratado na escola, e o livro fala dos desafios de ser diferente. É uma leitura rápida, muito divertida, emocionante sem ser piegas ou clichê. Realmente gostei da leitura!

Pelo corpo enegrecido de Tehlu, que livro. Patrick Rothfuss, escreve logo esse terceiro livro, nunca te pedi nada! 😭 🍃🗡🌌 "Já resgatei pricesas de reis adormecidos em sepulcros. Incendiei a cidade de Trebon. Passei a noite com Feluriana e saí com minha sanidade e minha vida. Fui expulso da Universidade com menos idade do que a maioria das pessoas consegue ingressar nela. Caminhei à luz do luar por trilhas de que os outros temem falar durante o dia. Conversei com deuses, amei mulheres e escrevi canções que fazem os menestréis chorarem. Vocês devem ter ouvido falar de mim." 📚 😍 ✒ #patrickrothfuss #kvothe #thekingkillerchronicle #acronicadomatadordorei #onomedovento #thenameofthewind #thewisemansfear #otemoreosabio #theslowregardofsilentthings #amusicadosilencio #livros #books
Uma publicação compartilhada por LAMBERT, Nathalia (@_illuminath) em


Agora vamos para a ATUALIZAÇÃO DA META DE LEITURA!!

Em novembro eu finalmente concluí a meta de leitura para 2017! Minha meta consistia em 01) reler mais livros (o que eu fiz durante o ano) e 02) ler todos os livros não lidos da estante no final de 2017. O único livro que faltava era O temor do Sábio, segundo livro da trilogia A Crônica do Matador do Rei. 

Confesso que tive dificuldades para engajar na leitura do livro (cuja leitura inicei em outubro). O Temor do Sábio tem quase 1000 páginas e levar a edição física para o trabalho/ônibus/faculdade era quase impossível, o que me prejudicou na leitura. Depois de ter lido umas 200 páginas em quase um mês inteiro eu decidi baixar o e-book e então finalmente consegui concluir o livro. Sério, mesmo com 1000 páginas o  e-book voou, eu li o livro todo muito rápido e terminei de ler com um sorriso no rosto (e uma tristeza no coração por ter que esperar muito pelo terceiro livro). 


______________________________________________________

E esses foram os livros lidos em novembro! Finalmente finalizei a meta de leitura (e agora posso planejar a meta de leitura de 2018, que apresentarei em dezembro). Muitos vídeos legais irão sair em dezembro: a conclusão da meta de leitura de 2017, os planos para a meta de 2018, muitas resenhas e também os top 10 do ano.

Espero que tenham gostado do post! Me contem o que andam lendo e se já leram/pretendem ler os livros citados. Aliás, você devia mesmo ler A Crônica do Matador do Rei, é muito bom, de verdade.

Até o próximo post!

Um comentário:

  1. Oi Nath, tuuudo bom? ((:
    Já faz uma pequena era que não dou as caras por aqui, mas continuo te acompanhando fielmente através do instagram u_u. Inclusive, foi por lá que eu vi que você arrasou no seu TCC. Parabéeeeens! \o/ Muita sorte e sucesso nessa nova etapa da sua vida! ^-^

    Quanto as leituras, to muito interessada em ler "Extraordinário" depois de ter visto aquele trailer MARAVILHOSO do filme. Sempre tive curiosidade, mas nunca me dei muito bem com livros hypados (vai entender). Por conta disso, acabei deixando esse livro de lado na minha wishlist. Mas é claro que depois do trailer a minha curiosidade apareceu com força total! To caçando na internet pra ver se encontro uma promoção bacana. Duvido encontrar um preço tão bom quanto R$10, mãaaaas, nunca se sabe, né? u_u kkkkkkkk

    Quanto as outras leituras, continuo na espera de um súbito surto de coragem para tirar "O nome do vento" da minha estante e engatar na leitura - o momento ainda não chegou, mas esperança é a última que morre. E preciso dizer, você me deixou muito curiosa com relação a "Matéria Escura". Adoro a temática de universos paralelos, e não fazia a menor ideia de que o livro se tratava disso. Aguardando ansiosamente pela sua resenha!

    Agora que estou de férias e - finalmente - consegui reativar meu querido bloguezinho, prometo passar por aqui com mais frequência! u_u

    Um super beijo :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D