sábado, 4 de fevereiro de 2017

Guerra do Velho, de John Scalzi

Guerra do VelhoAutor: John Scalzi
Título Original: Old Man's War
Editora: Aleph
É bom?: ★★★
Páginas: 368

Sinopse: A humanidade finalmente chegou à era das viagens interestelares. A má notícia é que há poucos planetas habitáveis disponíveis – e muitos alienígenas lutando por eles. Para proteger a Terra e também conquistar novos territórios, a raça humana conta com tecnologias inovadoras e com a habilidade e a disposição das FCD - Forças Coloniais de Defesa. Mas, para se alistar, é necessário ter mais de 75 anos. John Perry vai aceitar esse desafio, e ele tem apenas uma vaga ideia do que pode esperar. "Guerra do Velho" é frequentemente comparado a um dos maiores clássicos da ficção científica: Tropas Estrelares, de Robert Heinlein. O próprio Scalzi já confirmou que Heinlein é uma das suas maiores influências e que a obra foi escrita seguindo os princípios que ele acredita serem próprios da escrita do autor que tanto admira. Scalzi é um dos principais nomes da ficção científica contemporânea. Ganhador dos prêmios Hugo e Locus, o autor conquistou público, crítica e mercado. Em fevereiro de 2015, fechou um contrato com a editora Tor Books de cerca de $3,4 milhões, para publicar 13 livros nos próximos 10 anos. O canal SyFy está produzindo uma série de TV – chamada Ghost Brigades – como adaptação do livro, e a Paramount já comprou os direitos para levar a história para as telas do cinema.



Eu não sou particularmente fã de ficção científica, a pesar de já ter lido alguns livros excelentes desse gênero – como O Guia e Planeta dos Macacos. Li Guerra do Velho por causa da insistência de um amigo meu (poxa, Pedro!) e, confesso: o livro é bem louco.

A história gira em torno de John Perry, um senhor de 75 que vai se alistar no exército. Os seres humanos estão em guerra no universo afora e, toda vez que alguém atinge os 75 anos, pode escolher continuar sua vida na terra até morrer ou ir para as Forças Coloniais de Defesa (FDS). Como a esposa de John, Kathy, já é falecida, ele decide que não há mais nada para ele na terra e se alista.

Acho a arte da capa brasileira simplesmente maravilhosa.
Olhe ali embaixo as capas gringas e como são horríveis.
Ao chegar a uma das naves que o levarão para outras galáxias, John conhece vários idosos iguais a ele e, pela primeira vez, tem pequenas dicas de como seu futuro como combatente será: muito violento, cheio de perigos, com certeza muito emocionante. Ele recebe um corpo novo e jovem, geneticamente melhorado, e parte para seus – no mínimo 2, no máximo 10 – anos como soldado das FCD.

O livro é interessante. Minha parte favorita da história foram os trechos nos quais as personagens iam descobrindo mais coisas sobre o universo espetacular criado pelo John Scalzi. Achei as ideias dele sobre tecnologia, espécies e culturas muito interessantes. As personagens do livro também são ótimas, desde o nosso protagonista honesto e afiado John Perry quanto aqueles que apareceram menos, como Alan, Sargento-Mor Ruiz e Jane. Também adorei as discussões filosóficas sobre o sentido da vida, o uso de violência, a moral de cada cultura, e, claro, adorei as brisas científicas do autor. 

Resultado de imagem para john scalzi
Um autor  claramente muito equilibrado.
Uma coisa da qual não gostei muito no livro, no entanto, foram as enfadonhas cenas de batalha. Eu acho que o autor deveria ter colocado mais esforço em nos contar o que acontecia com as personagens ao invés de passar parágrafos e páginas falando sobre munição e figurantes fazendo bobagens.  Mas as cenas de batalha mais para o final do livro foram de fato espetaculares, parabéns aos envolvidos, e com elas o autor se redimiu.

A narrativa do autor é divertida e veloz, com diálogos inteligentes e interessantes, além de ele nos apresentar uma história cheia de emoção e ação e ficção científica do melhor tipo: aquela bem sem noção. Gostei do livro, sim, a pesar de ter demorado um pouco para terminar, e definitivamente lerei as continuações (se houver!).

Resultado de imagem para john scalzi Resultado de imagem para john scalzi Resultado de imagem para john scalzi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D