terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O Cavaleiro dos Sete Reinos, de George R. R. Martin

O Cavaleiro dos Sete ReinosAutor: George R. R. Martin
Título original: A Knight of the Seven Kingdoms
Editora: Leya Brasil
É bom?: ★★
Páginas: 504
Sinopse: O retorno triunfal de Dunk e Egg, 90 anos antes de Westeros, e agora em versão ilustrada. Com aventuras que acontecem quase um século antes dos eventos narrados na série "As crônicas de gelo e fogo', este livro reúne três novelas prévias à obra-prima de George R. R. Martin. Elas remontam ao tempo em que os Targaryen ainda possuíam o Trono de Ferro, e a memória do último dragão ainda não tinha desaparecido do imaginário do povo de Westeros. Com mais de 160 ilustrações inéditas de Gary Gianni, essa versão da saga de Dunk e Egg que figurou entre os mais vendidos do NY Times, vai encantar os fãs mais exigentes.




O Cavaleiro dos Sete Reinos é um spin-off de As Crônicas de Gelo e Fogo, se passa no mesmo universo de Westeros, mas muitos anos antes do início da história de John Snow e Daenerys Targaryen. Nós estamos no meio da Dinastia Targaryen e temos três contos focados em Dunk, um garoto órfão nascido na Baixada das Pulgas em Porto Real.

O primeiro conto, "O Cavaleiro Andante", começa com Dunk enterrando seu pai adotivo, um cavaleiro chamado Sor Arlan de Centabor. Dunk amava o cavaleiro, que lhe ensinou todas as coisas da vida, desde como lutar até conhecimentos geográficos e afins. Antes de morrer, Dunk foi armado cavaleiro pelo velho Arlan. Dunk sabe que precisa fazer algo útil de sua vida, então ele decide ganhar dinheiro fácil participando de torneios de justas. Dunk tem confiança em si mesmo, pois, mesmo sendo muito jovem, é alto e largo, com muita força bruta. Ele toma a armadura de Arlan e parte com seus cavalos até o torneio.

Sor Duncan, O Alto, e Egg.
No torneio em que vai ele conhece Egg, um garoto franzino e careca, que mais tarde vem a ser seu escudeiro. Nesse torneio Dunk também conhece uma garota titereira, por quem tem uma breve paixonite. Dunk não consegue se inscrever no torneio, pois não consegue provar que de fato é um cavaleiro e, resignado, acredita que sua carreira acaba de encontrar um triste fim. É então que a garota titereira é atacada por um Targaryen e Dunk luta com o rapaz para salvar a moça. Isso é considerado traição, e Dunk irá participar de um julgamento por combate para provar sua inocência. É uma reviravolta atrás da outra. 

No segundo conto, “"A Espada Juramentada"”, Dunk e Egg são amigos há algum tempo e estão prestando serviços a uma pequena casa, a casa Osgrey. No entanto, a casa vizinha, os Webber, está roubando a água deles e Dunk se mete em confusões para resolver a situação. Numa breve batalha, um dos criados Webber fica ferido e isso infla a ira de Viúva Vermelha, a herdeira da casa, conhecida por ter ficado viúva de quatro maridos e ser uma pessoa cruel. Dunk quer ajuda Osgrey, que ficará sem comida em breve por falta de água, e com isso acaba se envolvendo em mais batalhas.

Algumas das ilustrações maravilhosas da edição ilustrada.
Finalmente, no terceiro conto, “"O Cavaleiro Misterioso"”, Dunk e Egg estão viajando até Winterfell para ajudar os Stark na luta contra os Greyjoy. Eis que eles recebem a notícia de que um casamento ocorrerá entre os Butterwell e os Frey. Durante o casamento haverão justas e o prêmio ao vencedor é um ovo de dragão petrificado. Dunk acaba comparecendo ao casamento, mas descobre que tudo não passa de uma fachada para que conspiradores contra os Targaryen, os bastardos Blackfyre, se reúnam. 

The Mystery Knight by GRR Martin by MarcSimonetti
A capa especial que o Marc Simonetti fez para a edição brasileira.
Eu adorei O Cavaleiro dos Sete Reinos por vários motivos: 

01) Comprei a edição de luxo com capa dura e ilustrações, e a edição é espetacular; 

02) A escrita desses contos é mais leve do que a escrita normal de Martin em sua série principal. A leitura ainda é complexa, mas não é tão difícil de acompanhar como em As Crônicas de Gelo e Fogo; 

03) Nós conhecemos muitos personagens incríveis, como Dunk e Egg e pessoas que cruzam seus caminhos, como Rohane Webber, e revemos alguns personagens da saga original, como o bebê Walder Frey (aquele filho de uma p&*$#) e Meistre Aemon Targaryen, sim, nosso amado idoso patrulheiro!; 

04) Conhecemos mais sobre a dinastia Targaryen e sua história, desde a Rebelião dos Blackfyre até um pouco da linhagem deles; 

05) Os contos são simplesmente divertidíssimos, cheios de reviravoltas e momentos emocionantes. 

Recomendo este livro para qualquer um que seja fã do Mundo de Gelo e Fogo. Quero mais histórias de Dunk e Egg! 

Odeio capas metalizadas, mas este livro é lindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D