sábado, 7 de janeiro de 2017

Menino de Ouro, de Abigail Tarttelin

Um book trailer do livro, que achei bem louco (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧

Menino de OuroAutora: Abigail Tarttelin
Título original: Golden Boy
Editora: Globo Livros
É bom?: ★★★★ 4.5
Páginas: 384
Sinopse: É a partir do olhar de cada pessoa que orbita a vida de Max que a autora Abigail Tarttelin compõe a sua narrativa em Menino de Ouro. Cada uma das personagens esboça seu dia a dia, suas inseguranças e conquistas, e, principalmente, seu relacionamento com Max. Apesar da dimensão de seu segredo, Max parece à vontade com sua vida. Seus questionamentos sobre sexo, relacionamentos e até sobre rejeição são tantos quanto um adolescente de 15 anos poderia ter. O cenário muda drasticamente quando Hunter, seu melhor amigo desde a infância, volta do passado e abusa de sua confiança da pior maneira que poderia. Max se vê forçado a explorar seu segredo radicalmente, e percebe que muito mais foi escondido desde o seu nascimento. Por que sua família nunca conversou sobre suas opções? Quais eram elas? Como seria seu futuro? Como os outros lidariam com ele agora: seus amigos, seus parentes... Sua namorada? Quem é Max, realmente? No romance, Abigail Tarttelin trata de forma sensível, mas direta, as questões da identidade e do que consideramos “ser normal”. A autora traz à tona questionamentos sobre até que ponto o gênero sexual define uma pessoa e suas relações, por dentro e por fora.

Olá, galerinha bonita e cheirosa!

Neste singelo dia venho a vós com mais uma resenha, desta vez do livro Menino de Ouro, da inglesa Abigail Tarttelin. 

Antes de começar minha resenha, quero dizer o seguinte: tanto a contracapa desse livro quanto sua orelha não falam NADA de fato revelador sobre a história. Isso foi muito legal para mim, pois eu não sabia quase nada sobre o livro antes de começar a lê-lo e me surpreendi com várias coisas. Mas é impossível fazer uma resenha sobre ele sem dar spoiler sobre as primeiras 30 páginas, isso por que estou há horas tentando falar desse livro sem dar spoiler. Não dá. Esse livro tem mais de 400 páginas, então nessa resenha eu não nem falar de 10% do livro. Mas, se você não quer saber NADA sobre o que acontece, pule minha resenha. 

Vou falar apenas das primeiras trinta páginas, você está avisado. 

O livro Menino de Ouro conta a história de Max Walker, um garoto super popular e inteligente, que veio de uma família privilegiada: sua mãe é uma advogada bem sucedida e o pai está entrando no mundo da política. Max também tem um irmão mais novo, Daniel, super fofinho e engraçadinho, mas que tem ciúmes do irmão. 



Max é bonito e popular, é inteligente, joga futebol, tem namoradas bonitas, enfim, ele é o tipo de pessoa que tem tudo na vida. É aquele cara que você olha e pensa “tudo vai dar certo na vida dele”. Max é perfeito, um menino de ouro. Mas Max tem um segredo: ele é interssexual. Ou seja, ele nasceu com ambas as genitálias feminina e masculina, subdesenvolvidas para a idade dele. Os pais de Max sempre tentaram ajudar o filho, e deixaram que ele escolhesse seu gênero e vivesse como quisesse. Max se identifica como menino heterossexual e tem vivido sua vida muito bem, obrigada. 

As únicas pessoas que sabem sobre o segredo de Max são um casal de amigos dos pais de Max e o filho desse casal, Hunter, que era melhor amigo de Max quando eles eram crianças. Os dois cresceram juntos, Hunter sempre tratou Max como amigo (e como garoto), mas com o tempo eles foram naturalmente se afastando. 

Durante uma festa entre os pais de Max e seu casal de amigos, Hunter aparece para buscar os pais bêbados e acaba estuprando Max. E, cara, eu não sabia disso. Esse é o spoiler, mas aconteceu antes da página trinta, prometo. Eu fiquei MUITO tensa durante essa cena, estava andando de ônibus e tinha acabado de começar a leitura, esperando um livro fofinho LGBT. Eu fiquei mal durante a leitura dessas páginas, suei frio, fiquei estática no ônibus. Foi muito chocante.

Depois dessa cena, Max fica completamente sem ação. Ele sempre confiou no Hunter, sempre considerou o rapaz como seu amigo, e ter essa pessoa usando essa confiança de uma forma tão deturpada deixa Max completamente entorpecido. Max sabe que o que aconteceu não foi sua culpa, mas mesmo assim ele se culpa e sente nojo de si mesmo. Ele não sabe se deve contar para alguém, tem medo de ter machucado sua genitália feminina (que afinal não foi feita para ser penetrada) e tem medo de ter engravidado, pois ele não sabe se seus óvulos funcionam. 




A partir daqui não haverá mais spoiler nenhum, falarei do livro em geral. 

Menino de Ouro foi uma das melhores leituras de 2016, foi um livro honesto e brutal, muito diferente de tudo o que já li na vida. Não foi um livro perfeito, no entanto. E o que estragou meia estrela deste livro foi a maldição das narrativas alternadas. 

Já falei em outras resenhas: odeio ter mais de um narrador no mesmo livro. E o pior de Menino de Ouro é que, além da narrativa do Max, personagem principal, temos a narrativa do seu irmão, da sua mãe, de seu pai, de uma amiga da escola, de uma médica, enfim, é muita gente falando. Essas narrativas acontecem na mesma cena em pontos de vista diferentes. Por exemplo: temos uma capítulo da mãe do Max, Karen, conversando com Daniel, irmãozinho de Max, e só nessa cena temos três capítulos com três pontos de vista diferentes EM PRIMEIRA PESSOA, o que torna tudo muito difícil acompanhar e muitas vezes eu lia um capítulo inteiro da Karen como se fosse do Max e daí ficava sem entender por que o Max estava falando de clientes e do marido, até ter que ler tudo de novo. 

Fora isso, o livro é espetacular para podermos discutir a questão de gênero. Na nossa sociedade estamos acostumados a tudo ser binário, menino é o oposto de menina, menino gosta de determinadas coisas, meninas fazem determinadas coisas. Mas o Max não nasceu nem menino nem menina, a pesar de se identificar como menino. O corpo dele não funciona como corpo de menino nem como corpo de menina, e ele não é nenhum dos dois e os dois ao mesmo tempo. Enquanto eu lia eu me questionei muito sobre essa construção social que é nosso gênero atribuído no nascimento. Este é um livro LGBT que não fala sobre sexualidade, mas sobre gênero. Cara, eu adorei demais isso. 

Eu recomendo demais esse livro para todas as pessoas, eu mesma não sabia nada sobre interssexuais e aprendi muito com essa leitura, principalmente sobre empatia. Espero que todos tenham uma experiência tão positiva quanto a minha! 

É isso por hoje, galerinha! Deixe um comentário com suas possíveis opiniões sobre o vídeo e/ou o livro, e me conte se já leu ou pretende ler.

Um beijo e um queijo! <3

Resultado de imagem para GOLDEN BOY BOOK Resultado de imagem para GOLDEN BOY BOOK Imagem relacionada Resultado de imagem para GOLDEN BOY BOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D