quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

Sejamos Todos FeministasAutora: Chimamanda Ngozi Adichie
Título original: We should all be feminist
Editora: Companhia das Letras
É bom?: ★★★★ 
Páginas: 46
Sinopse: O que significa ser feminista no século XXI? Por que o feminismo é essencial para libertar homens e mulheres? Eis as questões que estão no cerne de Sejamos todos feministas, ensaio da premiada autora de Americanah e Meio sol amarelo."A questão de gênero é importante em qualquer canto do mundo. É importante que comecemos a planejar e sonhar um mundo diferente. Um mundo mais justo. Um mundo de homens mais felizes e mulheres mais felizes, mais autênticos consigo mesmos. E é assim que devemos começar: precisamos criar nossas filhas de uma maneira diferente. Também precisamos criar nossos filhos de uma maneira diferente."Chimamanda Ngozi Adichie ainda se lembra exatamente da primeira vez em que a chamaram de feminista. Foi durante uma discussão com seu amigo de infância Okoloma. Não era um elogio. Percebi pelo tom da voz dele; era como se dissesse: Você apoia o terrorismo!. Apesar do tom de desaprovação de Okoloma, Adichie abraçou o termo e em resposta àqueles que lhe diziam que feministas são infelizes porque nunca se casaram, que são anti-africanas, que odeiam homens e maquiagem começou a se intitular uma feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens. Neste ensaio agudo, sagaz e revelador, Adichie parte de sua experiência pessoal de mulher e nigeriana para pensar o que ainda precisa ser feito de modo que as meninas não anulem mais sua personalidade para ser como esperam que sejam, e os meninos se sintam livres para crescer sem ter que se enquadrar nos estereótipos de masculinidade. Sejamos todos feministas é uma adaptação do discurso feito pela autora no TEDx Euston, que conta com mais de 1 milhão de visualizações e foi musicado por Beyoncé.

Eu me considero feminista há alguns anos (desde que descobri o que feminismo era), mas nunca parei para ler nenhum livro de teoria no assunto. Nunca li nenhum livro da Simone, ou qualquer outro livro de qualquer outra autora. Já tentei, mas como a própria Chimamanda diz em seu livro, foi difícil, foi tedioso, e acabei abandonando os livros. Minha opinião é que os direitos sociais não deveriam ser difíceis de ser compreendidos, e ninguém precisa de palavras difíceis ou referência bibliográficas para falar dos direitos das mulheres (ou de qualquer outro grupo de pessoas). É por isso que eu amei tanto o livro Sejamos Todos Feministas.


 
"Para mim, o feminismo é sobre justiça.
Eu sou feminista por que quero viver num mundo mais justo".

Chimamanda Ngozi Adichie é uma escritora que nasceu e cresceu na Nigéria. Um dos livros dela, Americannah, apareceu na quarta temporada do seriado Orange is the New Black. Acontece que, além de escritora, ela também é palestrante, e fez uma palestra através da TEDxEuston, na qual falou sobre feminismo e sua experiência de vida como mulher feminista, negra e nigeriana. A palestra foi tão espetacular que se transformou no livro Sejamos Todos Feministas.

Em seu livro, que é bastante curto e pode ser lido em uma sentada, Chimamanda conta como ela descobriu que era feminista, conta algumas anedotas de sua vida, fala sobre o tratamento diferenciado que recebeu, tanto quando criança quanto na vida adulta, por ser mulher, e fala dos medos das mulheres nigerianas - e do mundo todo. O discurso de Chimamanda é divertido - ela é uma mulher muito honesta e suas palavras são tocantes -, mas a pesar se você rir lendo você também se emociona pelas histórias que ela conta.



O livro é tão curto que qualquer coisa que eu diga sobre ele pode ser um spoiler (a pesar de não ser uma história?). Mas eu afirmo: a leitura vale a pena. É um livro de feminismo escrito por alguém que simplesmente fala sobre a vida das mulheres, sem criar complicações, sem usar palavras difíceis. Ela simplesmente fala sobre algo do dia-a-dia: as nossas vidas.

Qualquer pessoa pode ser feminista: pessoas de qualquer gênero, orientação sexual, cor, tamanho e vivências. Ser feminista é acreditar na igualdade social, econômica e política para pessoas de todos os gêneros. É só isso. Alerta de spoiler: você provavelmente é feminista! Parabéns! Leia este livro e entenda um pouco mais sobre isso =D

Recomendo!

Aqui em baixo vou deixar o vídeo da palestra dela. O vídeo é legendado e vale a pena cada segundo! 
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D