quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Uma Chama Entre as Cinzas, de Sabaa Tahir

Uma Chama Entre As CinzasAutora: Sabaa Tahir
Título original: An Ember in the Ashes
Editora: Verus
É bom?: ★★★
Páginas: 432
Sinopse: Laia é uma escrava. Elias é um soldado. Nenhum dos dois é livre. No Império Marcial, a resposta para o desacato é a morte. Aqueles que não dão o próprio sangue pelo imperador arriscam perder as pessoas que amam e tudo que lhes é mais caro. É neste mundo brutal que Laia vive com os avós e o irmão mais velho. Eles não desafiam o Império, pois já viram o que acontece com quem se atreve a isso. Mas, quando o irmão de Laia é preso acusado de traição, ela é forçada a tomar uma atitude. Em troca da ajuda de rebeldes que prometem resgatar seu irmão, ela vai arriscar a própria vida para agir como espiã dentro da academia militar do Império. Ali, Laia conhece Elias, o melhor soldado da academia — e, secretamente, o mais relutante. O que Elias mais quer é se libertar da tirania que vem sendo treinado para aplicar. Logo ele e Laia percebem que a vida de ambos está interligada — e que suas escolhas podem mudar para sempre o destino do próprio Império.

Já se passaram duas semanas desde que terminei de ler este livro. Geralmente, eu escrevo uma resenha no mesmo dia que termino a leitura ou, no máximo, no dia seguinte. 

Estou há dias procurando as palavras certas para falar deste livro, mas eu acho que vou usar as erradas de qualquer forma, pois preciso falar sobre ele.
Eu comprei este livro depois de ler páginas e mais páginas de resenhas positivas dele no skoob e no goodreads. Não sabia exatamente o que esperar, e confesso que não gostei do livro logo no começo. Nas primeiras cem páginas eu me senti muito perdida em alguns aspectos, algumas coisas aconteceram rápido demais e acho que a autora levou o ditado “não fale sobre isso, mostre” ao pé da letra. Mas logo eu comecei a me familiarizar com o universo criado pela autora e acabei me apaixonando pelas personagens, então se você não está tão animado assim no início do livro, te garanto que melhora, e muito.

"Eu sou a filha da leoa, e tenho sua força" - Laia

Uma Chama Entre as Cinzas conta a história de Elias e Laia, duas pessoas que nasceram no mesmo mundo, mas que vivem em realidades muito diferentes. Laia nasceu entre os Eruditos, um povo que costumava ser composto de professores e médicos inteligentes e engenhosos. Agora, os Eruditos são um povo que vive com medo dos soldados do Império, todos vivem à margem da sociedade, fazem o que podem para sobreviver e não se destacar. No entanto, o irmão de Laia acaba se destacando e, em uma batida, os Máscaras matam os avós de Laia e sequestram o irmão dela. Laia vai até a Resistência, um grupo que trabalha com o objetivo de derrubar o Império, e pede ajuda para resgatar a única família que lhe restou. Isso faz com que ela tenha um destino muito perigoso, que ela nunca imaginou que teria.

Elias foi criado desde criança para ser um soldado sanguinário e impiedoso, obediente e poderoso. Ele foi criado para ser um Máscara, e todas as pessoas temem os Máscaras. No entanto, Elias é diferente: ele não é cruel, ele tem um senso forte do que é certo e errado e o que paira entre esses dois aspectos. Ele é imbatível, sabe lutar como ninguém e é habilidoso com a cimitarra. Mas Elias não gosta de ver crianças sendo açoitadas até a morte e não gosta de testemunhar pessoas sendo escravizadas e massacradas pelo estado absolutista em que vive. Elias quer abandonar sua vida e fugir para longe, mas ele logo descobre que a melhor maneira que atingir seu sonho de liberdade é permanecer como um soldado de mãos atadas e participar das Eliminatórias.

Eu gosto da capa brasileira, com tons mais claros...
...mas acho a capa original, mais escura, mais impactante.
As Eliminatórias foram profetizadas há muito tempo: no dia em que a linhagem do Imperador, a Gens Taia, chegasse ao fim, os jovens Máscaras iriam lutar em várias provas que os levariam ao limite, e o vencedor das Eliminatórias seria o novo Imperador. Tendo sido escolhido para participar, Elias acredita que pode fazer alguma diferença se se tornar Imperador. Ele acredita que pode mudar tudo o que ele vê de errado no mundo. Mas as coisas não são tão fáceis assim, pois a melhor amiga de Elias e única Máscara mulher, Helene, pode se opor ao seu idealismo.

O livro é alternado entre o ponto de vista de Elias e Laia, e isso foi ao mesmo tempo muito legal mas muito anti-climático. Legal por que a gente podia ver o que se passava dentro da cabeça dos dois a todo momento, ver como eles viam o mundo de formas diferentes, mas foi anti-climático pois, com frequência, um capítulo terminava de uma forma bombástica e você passava o capítulo seguinte lendo com pressa para saber o que aconteceu depois do fim do capítulo anterior.

Sigam a autora no Instagram! O feed dela é demais.
O ponto alto da leitura, na minha opinião, foi a mitologia que a autora abordou. A história de Uma Chama Entre as Cinzas se passa numa espécie de releitura da Roma Antiga, com gladiadores e escravos e etc, mas a autora aborda várias lendas e criaturas mágicas da mitologia do oriente médio, como os guhls, efrits, djinns, espectos e outros. Eu nunca tinha lido nenhum livro com essas criaturas, e eu achei a abordagem da autora espetacular. Quero ver mais disso na continuação.

Por fim, queria dizer que eu realmente adorei o livro, a pesar de ele ter alguns pontos fracos. Mas este ainda é o primeiro livro da Sabaa Tahir, ela ainda tem muito tempo para evoluir sua escrita e tenho certeza de que seus próximos livros serão ainda melhores que o primeiro.

Recomendo!

Resultado de imagem para an ember in the ashes cover 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D