sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Um Motim no Tempo, de James Dashner

Um Motim No TempoAutor: James Dashner
Título original: A Mutiny in Time
Editora: Seguinte
É bom?: ★★★★
Páginas: 248

Sinopse: 
Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade. 
Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo. Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele. Lá, encontram nada mais nada menos que um dispositivo que, assim que for finalizado, possibilitará a viagem no tempo - o Anel do Infinito. Sera, craque da matemática, consegue preencher a última lacuna nos cálculos e, quando os pais de Dak retornam, o mecanismo está pronto para ser usado. Na primeira tentativa, porém, os dois adultos desaparecem. Quando tudo parece estar perdido, Dak e Sera são recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta criada há muitos séculos. Eles então descobrem que os agentes da SQ estavam alterando eventos históricos importantes para conseguir mais poder para a organização, gerando as Grandes Fraturas, que em breve levarão ao fim do mundo.


Acho bom começar essa resenha afirmando que este livro não merece, de jeito nenhum, as cinco estrelas que estão dando a ele por aí. 

Um Motim no Tempo tinha tudo para ser um livro incrível. Ele tem um governo totalitário tirando direitos, alienando pessoas e acabando com o clima, tem uma pegada de aventura elevada e, acima de tudo, contém viajem no tempo.

Bom, antes de prosseguir lendo essa resenha, saiba que meu tema favorito é viajem no tempo. Toda vez que me dizem que um livro/filme/seriado/anime/mangá aborda o tema, eu automaticamente quero ler/assistir. O tema me fascina. No entanto acho que, durante toda minha vida, só vi duas obras que abordaram o tema de forma correta, com autores que pesquisaram sobre o assunto. Dois anos atrás quebrei a cara com Tempest, que ganhou o prêmio de livro mais mal pesquisado do ano passado segundo minha humilde opinião. Um Motim no Tempo não fica muito na frente de Tempest, e pretendo explicar por que.

Quando comprei veio com essa pulseira. Troquei o livro no skoob mas tenho a pulseira até hoje :p
O livro conta a história de Dak e Sera, dois amigos que tem uma estranha fixação por história e ciência, respectivamente. Uma fixação ABSURDA. Olha, eu adoro literatura e, além de ler muito, pesquiso sobre vários autores, gosto de ler sobre gêneros literários e coisa e tal, mas não tenho uma fixação absurda pelo tema. Eu só gosto, não sou doente por isso. Dak e Sera conhecem mais sobre história e ciências do que meus professores da escola, e se isso não soa artificial para você, não sei o que mais soaria.

Para você ter uma ideia do grau de absurdês dos personagens, pense na seguinte cena: um casal adulto, duas pessoas que são completamente estudadas e especializadas em física quântica dedicaram os últimos anos de sua vida a pesquisar, desenvolver e construir uma máquina capaz de viajar no espaço-tempo. No entanto, mesmo passando muitas horas por dia trabalhando nisso, eles ainda não conseguiram achar uma resposta para um problema. Mas então uma garotinha chega no laboratório deles, faz um cálculos complexos como se estivesse embaralhando cartas e BUM!, ela conseguiu fazer sozinha e em dois dias o que dois adultos estudados não conseguiram em ANOS! Super normal isso =D

Fanart dos personagens principais: Sera, Riq e Dak.
Bom, legal, vamos assumir que a resposta estava na cara deles e eles não viram por que se distraíram (sei). Sera consegue concluir a máquina do tempo e, depois de algumas cenas, um pessoal muito louco surge falando que precisam da ajuda deles para consertar as Fraturas, que são coisas que aconteceram no passado que não deviam ter acontecido e precisam ser consertadas. Legal, maneiro, parece que agora o negócio vai esquentar. Mas então o autor decide estragar tudo criando os ajudantes deles no passado! Calma, vou explicar melhor: são geralmente um grupo de pessoas localizado no passado (MUITO no passado) que tem como missão ajudar eles a impedir a Fratura antes que ela aconteça... mas pera, ANTES? Como eles sabiam que a Fratura ia acontecer? E se eles sabiam, por que não consertar as coisas logo de uma vez eles mesmo, já que estão lá só esperando alguém voltar pro passado? Se isso faz sentido para você, me mande um recado no skoob explicando, por que até agora eu não entendi.

Ao que me parece, tem um jogo do livro. Nem vou me dar ao trabalho de procurar.
Bom, eles viajam no tempo e essa é a única parte legal do livro. Eles vão parar nas naus de Colombo e tem que impedir que o mesmo seja morto e dois irmãos absolutamente cruéis descubram a América. Não tem coisas nóias, os conhecimentos de história/ciências (e de linguas de outro personagem) são abafados pela aventura que se segue. Tem ação, traição, suspense e é realmente uma parte legal. Sinceramente, foi a única coisa que salvou o livro de não ter nenhuma estrela na minha classificação.

Bom, eu não gostei do livro e não pretendo ler as continuações. E, sinceramente, não recomendo. Eu tinha até pensado em ler outros livros do James Dashner, como Maze Runner (pois tinha gostado do filme), que cheguei até a comprar, mas cancelei a compra depois que meu amigo disse que tinha se decepcionado demais com a história. Acho que James Dashner não é um autor para mim. Mas se você quiser ler o livro, vá em frente. Talvez você goste. Afinal, gosto não se discute :3

(só não diga que não avisei, ok?)

Os livros da série, em ordem: 

Um Motim No Tempo Dividir e Conquistar O Alçapão A Maldição dos Ancestrais
A Caverna das Maravilhas  Atrás das Linhas Inimigas O Império de Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D