sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Another


Eu amo animes. Não me considero exatamente uma otome, mas ainda acho que animes, depois de livros, escrever e séries são as coisas que eu mais amo no mundo.
Eu já dei dicas de anime e mangá aqui antes, mas parece que o pessoal que lê livros não é, na maioria das vezes, o mesmo pessoal que assiste anime. 
Mas a questão é que Another é um daqueles animes que só aparece uma vez na sua vida - e, quando aparece, você tem que assistir. 
Another aborda o tema terror psicológico. Obviamente, esse tema é muito mal abordado em vários tipos de mídia. Quando você pede um filme de terror emprestado, lá aparece seu amigo, sorridente, com o DVD de O Massacre da Serra Elétrica. Sim, é um filme de terror. Mas é diferente do terror psicológico. O Massacre da Serra elétrica é uma carnificina, tipo Jogos Mortais. Esse é o único tipo de terror que eu não gosto.



Agora você, meu caro leitor, que gosta de sentir um frio na espinha, um medo irrefreável de algo que não existe (psicopatas marceneiros existem, tá), Another é para você.
Se tem um livro (ou melhor, um autor) que domina o gênero psicológico este é Edgar Allan Poe. Com toda a sinceridade da minha alma aterrorizada (?), eu não gosto dos livros de Poe. Acho vagos e, sinceramente, até eu escrevo um terrorzinho mais assustador do que os contos dele. Acho que Poe está mais pra gênero fantástico do que terror. 
Mas esqueçam Poe, esse post é sobre anime.

"Eu não existo"
Another conta a história de Sakakibara Kouichi (pra quem não vê anime, aqui vai minha pequena explicação do nome dele: Os japoneses falam primeiro o sobrenome da pessoa e depois o nome. Ou seja, se ele estivesse em ouro país, normalmente falariam o nome dele como Kouichi Sakakibara. O que quer dizer que o nome dele é Kouichi - acho que já deu pra entender. No anime o pessoal chama ele por Sakaki, uma espécie de apelido. Japoneses, quem os entende?). O ano é 1998 e Sakakibara morou toda a sua vida em Tóquio, a capital japonesa, com o pai. No entanto, depois que o pai dele vai morar na Índia a trabalho, Sakakibara é obrigado a ir morar com sua avó, seu avô e sua tia numa pequena cidade chamada Yomiyama, a cidade natal de sua mãe, morta no parto de Sakakibara.



O que Sakakibara Kouichi não sabe é que, em 1972, aconteceu uma tragédia na sala 3-3 do último ano do fundamental (seria a nossa oitava série ou, hoje em dia, o nono ano). Em 1972 um estudante, de sobrenome Misaki (não se sabe se é uma menina ou menino, apenas que o sobrenome era Misaki) morreu. Por ser um aluno (ou aluna) extremamente popular, todos os colegas de classe se sentiram chocados com uma morte tão prematura.
Até que, um dia, um dos alunos da classe disse: "O que estão dizendo é mentira, Misaki está vivo(a), está bem ali!" 
(Outra nota: no japão, quando você vai se referir a uma pessoa, você não diz nada como "ele" ou "ela", é mais como "isto", não usando um gênero para definir. Quer dizer, você pode usar feminino e masculino no japão, mas, no caso de Another, eles não disseram se esse aluno era menino ou menina pra acentuar o mistério. E isso seria uma grande dor de cabeça pro tradutor do mangá no Brasil, se decidissem publicar aqui).



Depois da entusiasmada declaração, todos os alunos começaram a fingir que Misaki continuava entre os vivos. Faziam trabalhos escolares incluindo o aluno morto no grupo, falavam dele com naturalidade, o diretor da escola até conseguiu uma cadeira para ele na formatura.
A questão é que, na hora de tirar a foto da turma, Misaki saiu na foto.
Depois disso, sempre que há um aluno a mais na sala de aula da classe 3-3 (a classe só pode ter 29 alunos e um professor), começa uma carnificina (mas é diferente por que não tem assassino, são apenas acidentes!). Obviamente, é o espírito maligno de Misaki que não quer que ninguém tome o seu lugar.



Mas o problema não é apenas um aluno extra, um aluno a mais. Esse aluno extra é alguém que morreu no passado, mas voltou a vida por causa da maldição. Mas espera aí, Nath: se esse aluno extra já morreu, por que ninguém percebeu isso?
Aí entra a parte do terror psicológico: as lembranças da morte dessa pessoa foram apagadas da mente de todas as pessoas. O que significa que algum dos seus colegas de classe está morto, e você não sabe quem é. Mesmo que você tenha ido no enterro dessa pessoa, você não vai se lembrar. É impossível. 
Se você não mandar o morto de volta para a morte (matá-lo de novo) as pessoas continuarão morrendo, uma por vez, até a formatura. Mas você mataria um amigo? Como saber quem é a pessoa certa a ser morta? 



Sakakibara, ao chegar em Yomiyama, sofre um ataque asmático. No hospital, ele conhece Akazawa, uma de suas colegas de classe, que vai até o hospital cumprimentar o aluno novo. Depois da visita, Sakikabara tem alta e vai esperar a tia na recepção. Enquanto ele desce no elevador, uma menina estranha, carregando uma boneca, entra no elevador. A garota não fala muita coisa com Sakakibara e sai do elevador entrando diretamente na parte do hospital que ninguém quer visitar um dia: o necrotério.
Sakakibara vai estudar no Yomi Norte, o colégio da cidade. No primeiro dia de aula ele faz alguns amigos, mas percebe que uma garota, chamada Misaki Mei, a garota do elevador, não interage com os outros colegas. Na verdade, ninguém mais parece perceber a presença dela na escola. Quando Sakakibara tenta mencioná-la a alguém, a pessoa desconversa, como se ela não existisse, como se Sakakibara estivesse louco.





É claro que, no começo, você acha que Misaki Mei é o aluno extra. Mas não tire conclusões precipitadas, pequeno gafanhoto! O buraco é bem mais embaixo. 
Concluindo: se você curte histórias de terror, vá fundo! Tenho certeza de que você vai gostar deste anime =D




10 comentários:

  1. Nath, se eu já não tivesse assistido o anime ficaria meio zangada com vc, vc contou um monte de coisas que a graça era descobrir sozinha, mulher. kkkkkkkkkk
    Mas seu poste está mara. Fala muito bem de todo mistério, terror, a questão psicológica que envolve o anime. Me deu vontade de assistir de novo :P

    BJ!

    PS: E engraçado que suas imagens legais são as cenas de mortes o.O. Vc me dá medo muahaha!
    Mas são loucas mesmo, muito loucas mesmo \m/
    Nunca verei um guarda-chuva como antes ¬¬’

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  2. Naah, nem dei tanto spoiler assim. As coisas que eu falei aparecem ou são mencionadas nos quatros primeiros episódios, então não é nada que vá tirar a graça.

    Eu ia escrevê-lo há um mês atrás, comecei, salvei como rascunho e desisti. Quando vi o no seu blog eu terminei, hehe >< Eu sempre tenho vontade de assistir de novo =O

    Mas são as melhores mesmo! A melhor cena de morte é a do professor *---*

    Nem eu =O

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Nosssa!!! Adoro terror psicológico!
    a história de Another é legal demais, legal mesmo!
    Eu estou baixando aqui para poder ver.
    Nem sempre as pessoas gostam de anime, mas sinceramente achei uma excelente resenha e recomendação. Gosto demais.

    http://porfavorsenhorita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Jura? *---------------------------*
    Você não vai se arrepender MESMO. A história é incrível!
    Ainda bem que gostou!

    ResponderExcluir
  5. Também adoro animes! Gostei da dica.

    Seguindo o blog!
    E convido-a para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Também gosto de animes e não conhecia esse. Ótima dica. :)
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Nath!
    Sabe que comecei a pegar gosto por animes com vc?Obviamente eu não conheço ele,sou nova nesse ramo,hehe,mas está anotada a dica.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Jura? *-----------------------------*
    Esse é um dos melhores, você jamais se arrependerá de ver esse!

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D