sábado, 4 de agosto de 2012

Feliz dia da Esther! (atrasado ><)


Oi galera!
Esse post vai fugir um pouco do tema do blog, que é resenhas e afins. Hoje vim falar um pouco sobre a Esther, a  garota que inspirou o livro de John Green lançado este ano pela intrínseca, A Culpa é das estrelas.

A Culpa é das Estrelas


Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.



Acho que muita gente já ouviu falar da Esther. Pra quem não conhece, ela era uma garota, uma adolescente, que hoje teria 18 anos. Ela morreu há dois anos atrás de câncer. Longe de ser uma garota deprimida com o assunto, ela vazia vídeos descontraídos e era amiga do John Green. Não vou colocar o texto que ele fez sobre ela aqui no blog. Se você quiser ler, clique aqui e você será direcionado para o página da editora intrínseca e poderá ler o texto lá.

Acho que apenas quem já perdeu uma pessoa importante para o câncer sabe como foi isso.
Quando minha mãe morreu eu tinha apenas seis anos de idade. Ela tinha câncer de mama e descobriu-o num estado avançado. Os médicos tinham esperanças de que ela pudesse se curar, então ela começou um tratamento intensivo. Eu ainda me lembro dos fios de cabelo dela ficando no travesseiro até o dia em que ela decidiu raspar tudo e usar um lenço colorido da cabeça. Ela ficava linda mesmo careca. Naquela época, ela vomitava com frequência, não tinha forças para fazer o serviço de casa. Na noite em que ela morreu, foi como se meu mundo desmoronasse.
É complicado falar disso, é claro. Muita gente poderia dizer que eu não me lembro dela direito, o que é verdade. Hoje eu tenho 15 anos e já passei mais da metade da minha vida sem ela. Minha mãe morreu dia 13 de novembro de 2003, cinco dias após seu aniversário, dia 8 de novembro. 
Mesmo tendo morrido, minha mãe venceu muitos obstáculos com o câncer. Assim como a Esther, ela também é uma lição de vida para todos. 
Guardem o dia de hoje para pensar em como vocês ainda tem suas mães (eu espero que ainda tenham suas mães) e em como sua família é especial. Ame-os como se não houvesse amanhã, por que um dia poderá não haver amanhã (Renato Russo baixou aqui, hehe).

Nessa época, ela estava grávida do meu irmão mais novo, Gabriel. Foi mais ou menos quatro anos antes dela morrer. Ela ainda não tinha câncer. Essa criança aí sou eu =D
 
 

É isso por hoje, galera!
Beijos,
N!

7 comentários:

  1. Nossa Nath, lindo post, ainda mais por saber que sua mãe faleceu por causa do câncer. Deve ser realmente difícil perder a mãe. :/ Valeu por partilhar sua história conosco!

    ResponderExcluir
  2. Ah Nath, imagino como deve ter sido difícil e como ainda deve ser. Na verdade, não sei por que eu digo isso, já que é muito difícil saber como é essa dor sem ter passado por ela. Adorei o post e realmente, a Esther não conseguiu viver mais, mas mesmo assim teve uma vida maravilhosa, com um monte de gente que a amava :)
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Geovana: Obrigado! É, realmente é difícil mas, como tudo na vida, você supera uma hora ><

    Julia: A gente se acostuma com o tempo. Obrigado, eu me inspirei pra escrevê-lo vendo no seu blog =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii amei o bloog
    http://vitoriaacedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Como uma vez li no livro A Sombra do Vento: “Ele costumava dizer que nós existimos enquanto alguém se lembra de nós”

    Bj Nath!

    ResponderExcluir
  6. que lindinho seu blog, nath!
    eu li a culpa das estrelas, e amei! a história que o jonh fez pra esther é fantástica!
    ele lida tão bem quanto o vilão do câncer!
    não perdi ngm proximo com cancer, mas imagino que deve ser uma barra!
    realmente, devemos agradecer todos os dias pela vida das pessoas que nos rodeiam!

    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  7. Vitória: Obrigado *_*

    Pabline: Já li esse quote em vários lugares, e eu realmente concordo com ele. É por isso que quero fazer algo de que me lembrem.

    Agnes: Eu ainda não li, mas pretendo pegar emprestado com minha amiga em breve. E, como já disse, é complicado, mas você sempre se adapta!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D