sábado, 28 de abril de 2018

Leituras do mês: Abril #2018


Olá, galerinha! Como vocês estão?

No post das leituras de março eu disse que abril era o mês do ano em que eu menos lia. Isso me baseando nos dados recolhidos desde 2013. Pensando bem, eu deveria fazer uma espécie de gráfico com a quantidade de livros e quadrinhos e mangás que eu li desde então. Daí posso postar em r/dataisbeautiful e ganhar um karma violento. Enfim, em abril de dois mil e dezoito eu quebrei essa maldição e li bastante! Seis livros!! UHULLL.


Livros

O Diário da Mariposa The Great God Pan Another
O Prisioneiro do Céu A Sombra do Vento O Incolor Tsukuru Tazaki e Seus Anos de Peregrinação  

Em abril eu reli quatro livros e li dois e-books. Falarei dos livros na ordem em que os li.

Comecei relendo O Diário da Mariposa. Fiz uma resenha deste livro quando o li, em 2014, e você pode ler a resenha clicando aqui. Este livro é um compilado dos diários de uma adolescente com distúrbio bipolar que viveu por um tempo num internato apenas para garotas nos anos 60. O livro trata de vários tipos de doenças mentais e distúrbios, e tem uma pegada de terror gótico, sem realmente ser um livro de terror. É um livro de suspense psicológico, no qual coisas terríveis acontecem sem explicação. É um livro pesado, e a narradora não é nem um pouco confiável, e foi exatamente por isso que gostei tanto do livro. Adorei reler.

Em seguida, por recomendação da autora de O Diário da Mariposa, li um dos clássicos do terror americano, o famoso The Great God Pan. Li o livro em inglês, e baixei o e-book pelo Projeto Gutemberg (para você ter uma ideia, esse livro foi escrito no fim do século XIX). O livro é curto e conta uma história a princípio desconexa. Primeiro lemos sobre um médico que fez um experimento terrível com uma garota que ele resgatou das ruas, matando-a e trazendo-a de volta à vida logo em seguida, para que ela visse o que há depois da morte. Infelizmente, o experimento fez a pobre menina enlouquecer. Depois, lemos sobre todas as pessoas que cometeram suicídio (muitas) depois de ter algum contato com uma mulher terrível chamada Helen Vaugham, uma pessoa tão misteriosa que é quase uma entidade mitológica. O livro é excelente, realmente aterrorizante. Mesmo sendo antigo e tendo inspirado vários autores que eu adoro, como o Edgar Allan Poe e o Stephen King, eu nunca havia lido nada parecido.

Ainda na vibe do terror eu reli Another. Clique aqui para ler minha resenha. Another é um livro japonês de terror que conta a história de Kouchi Sakakibara, um garoto cujo pai precisa passar um ano na Índia fazendo pesquisas, por isso ele se muda para a cidade natal da falecida mãe, para morar com os avós, afim de terminar o ensino fundamental no Japão. Acontece que nosso protagonista acaba caindo na sala 3-3 do colégio Yomi Norte, uma sala de aula amaldiçoada, na qual morre um aluno por mês devido a algo terrível que aconteceu 26 anos atrás na escola. Sakakibara não quer aceitar as mortes, que parecem acontecer de forma sobrenatural, e decide investigar o fenômeno. Eu gostei muito de reler o livro, e me surpreendi por me lembrar bem até demais da história, sabendo o nome de todos os personagens secundários e lembrando das soluções de todos os mistérios. Foi incrível reler. Também recomendo o anime inspirado no livro.

Saindo da vibe do terror eu decidi reler a saga do Cemitério dos Livros Esquecidos, do Zafón. Fiz um post sobre os quatro livros que já li dele, se tiver interesse em ler, clique aqui


Há duas coisas a serem ditas sobre a saga do Cemitério dos Livros Esquecidos:

01) São quatro livros. Eu li os três primeiros livros em 2015 e comprei o quarto agora, em 2018. Não me lembrava bem dos livros anteriores, por isso decidi reler todos antes de começar o quarto. No entanto;

02) Segundo o próprio autor, nós, leitores, podemos ler os livros da saga em qualquer ordem, que os livros fazem sentido. Por isso, decidi ler numa ordem aleatória. Fiz um sorteio, e ficou decidido que eu leria primeiro o terceiro livro (O Prisioneiro do Céu), em seguida o primeiro (A Sombra do Vento) e depois o segundo livro (O Jogo do Anjo). Só então leria o quarto livro (O Livro dos Espíritos).

Então eu reli O Prisioneiro do Céu, e adorei. Eu me apaixonei pelo Zafón pela segunda vez ao reler esse livro. No terceiro livro da saga nós conhecemos mais sobre o passado de uma personagem do primeiro livro, o Fermín Romero de Torres, e também desacobertamos um mistério que creio que será resolvido no quatro livro. Como quero muito ler o quarto livro logo, já terminei de reler A Sombra do Vento, primeiro da saga. Nem tenho palavras para descrever como foi reler esse livro. É meu favorito do Zafón, e reler foi quase tão bom e surpreendente quanto ler pela primeira vez. Claro que eu me lembrava do livro e de seus acontecimentos principais, mas havia esquecido o suficiente para realmente parecer que eu quase estava lendo um livro novo. Foi um experiência única.



Por último, li por e-book O Incolor Tsukuru Tazaki e seus Anos de Peregrinação. Meu deus, que livro foi esse. Ler Haruki Murakami é como ouvir uma pessoa contando um sonho muito maluco que ela teve, em ricos detalhes. Você percebe que o sonho faz sentido para a pessoa, mas não faz para você. E falar sobre os livros dele é quase como tentar recontar os sonhos sem sentido de outras pessoas. Tsukuru é um homem de 36 cuja vida está estabilizada: ele mora sozinho, tem uma namorada e um emprego do qual gosta muito. No entanto, quando ele tinha vinte anos e estava na faculdade, seus melhores amigos da escola decidiram cortar relações com ele, o que o deixou em profunda depressão. O livro dá saltos no tempo, ora narrando o passado depressivo da juventude de Tsukuru, ora narrando nosso protagonista no presente, finalmente tendo coragem de entender o motivo pelo qual seus amigos o abandonaram. Foi uma leitura incrível, que me fisgou do início ao fim. 

E foram esses os livros que eu li em abril! Até o post de maio, meus queridos! Um beijo :*

Resultado de imagem para seokjin hand kiss gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D