quarta-feira, 28 de março de 2018

Leituras do mês: Março #2018


Olá, galerinha! Como vocês estão?

Março tá no fim e agora vem abril, o mês do meu aniversário, também conhecido como o mês em que eu leio menos por algum motivo misterioso que eu juro que não tem absolutamente nada a ver com o meu aniversário, apesar de cair no mês do meu aniversário, por algum motivo (?). Espero que em 2018 eu possa quebrar essa maldição, mas vou tentar não criar expectativas para comigo mesma pois eu sou uma decepção ambulante ¯\_(ツ)_/¯.

Quadrinhos

Violent Cases A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch Sinal e Ruído

Em março eu reli três quadrinhos do Neil Gaiman, pois eu estou planejando fazer um vídeo no canal sobre as HQs dele com o Dave McKean. Eu ainda não tive o prazer de ler Sandman, mas li três outras HQs incríveis da dupla.

Acho que gostei mais das HQs na segunda leitura. Violent Cases é um estudo nostálgico de uma infância violenta (ou não?), Mr. Punch é uma história de terror contada do ponto de vista de uma criança que não sabe o que é horrível e o que não é, e Sinal e Ruído é uma história sobre fins de ciclos e morte. Não vou dar mais detalhes, pois pretendo gravar o vídeo esse fim de semana e o liberarei em breve ;)

Livros

Cartas na Rua Slaughterhouse-Five A Vida do Livreiro A.J. Fikry Hibisco Roxo

Li apenas quatro livros em março, mas na verdade eu também li várias outras coisas que não entraram nessa lista, das quais falarei no final do post.

O primeiro livro que eu li em março foi Cartas na Rua, do Bukowski, por e-book. Ano passado eu li Mulheres e algumas pessoas podem se lembrar de como eu jurei nunca mais ler nada do cara. Pois é, aqui estamos. O Bukowski é repetitivo e babaca, mas seus livros são um ótimo estudo de personagem (um personagem bem canalha) e eu me peguei me divertindo com esse livro dele. Nesse aqui o Bukowski escreve sobre seu alter-ego Henry Chinaski e suas aventuras e desventuras como funcionário dos Correios. Até quero ler outros livros dele (como Misto Quente e Pulp), mas quem sabe eu não faço disso um evento anual? Até 2019, Bukowski!

Em seguida eu li o maravilhoso, fantástico e tenebroso Slaughterhouse Five. Foi o primeiro livro em inglês do ano, e eu realmente me surpreendi com a leitura. Muita gente me disse para ler Kurt Vonnegut, principalmente meus colegas da comunidade r/books no reddit, mas eu não esperava gostar tanto. O livro conta a história real do autor, que estava em Dresden, Alemanha, na Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi bombardeada e destruída. Mas essa história real é contada por um personagem fictício, o Billy Pilgrim, que narra sua vida do início ao fim de forma nada linear, uma vez que ele foi abduzido por alienígenas depois da guerra e isso bagunçou sua percepção do tempo. O livro é muito absurdo, e eu demorei umas 50 páginas para realmente entender a narrativa não linear e toda a parada de abdução, mas juro que foi uma das melhores coisas que eu li na vida. Forte candidato para o TOP 10 desse ano.

O terceiro livro lido em março foi A Vida do Livreiro A. J. Fikry, que li por e-book. O livro é super curto, menos de 200 páginas, e foi uma leitura completamente fofa e inesperada. Não é o melhor livro do mundo, mas foi uma história linda, de aquecer o coração, sobre amor e livros. O livro conta a história de Ajay Fikry, o rabugento dono de uma livraria que se tornou um alcoólatra depois da morte inesperada da esposa. Eis que, um dia, uma mulher comete suicídio na ilha onde ele mora e deixa sua filha recém nascida em sua livraria, e a vida de Ajay muda completamente quando ele decide adotar essa menina. O livro é leve, mas também tem vários mistérios (que são resolvidos! De forma espetacular!) e no geral eu amei a leitura.

O quarto livro foi Hibisco Roxo, da incrível Chimamanda. Que mulher, que escritora. Este foi o primeiro livro que a autora publicou e é visível como ela evoluiu (se compararmos Hibisco a Americanah, sua obra mais recente), mas também é surpreendente como o seu primeiro romance é uma verdadeira obra de arte literária. O livro é narrado do ponto de vista de Kambili, uma garota de 15 anos cujo pai é um homem muito rico e muito religioso, visto por todos como uma pessoa boa por apoiar a democratização da Nigéria, mas que na verdade um homem violento dentro de casa. O livro é fantástico e todos deveriam ler.

Foi isso que eu li em março! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ Estou muito contente com minhas leituras, pois só tenho lido coisas boas e realmente interessantes em 2018. Apesar disso, estou meio decepcionada comigo mesma por ter abandonado tantos livros. Mas a vida é assim, amirite?

Espero que tenham gostado do post! Até a próxima :*

image
Olha um gif de uma cobrinha tomando
água para alegrar o seu dia =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D