quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Another, de Yukito Ayatsuji

AnotherAutor: Yukito Ayatsuji
Título original: Another
Editora: JBC
É bom?: ★★★ 

Páginas: 392
Sinopse: Koichi Sakakibara é um ginasial comum de saúde frágil. Após uma crise pulmonar e uma repentina viagem de seu pai, o jovem é obrigado a se mudar para a cidade natal de sua falecida mãe, Yomiyama, e ficar sob os cuidados de seus avós maternos. Ao se transferir para a Escola Ginasial Yomiyama do Norte, o garoto percebe um estranho clima de tensão entre seus colegas e os professores responsáveis pela sala. O garoto foi enviado para a Turma 3-3, uma sala especial. O que Koichi não sabia é que um inexplicável fenômeno ronda essa classe e que, enquanto ele tenta chegar ao fundo dos segredos e acidentes sem sentido do seu novo cotidiano, uma inegável e fatídica verdade se revelaria: "Esse é um ano que tem! Grande sucesso no Japão, o romance de suspense Another rompeu as barreiras da literatura impressa e foi adaptado em mangá, animê e ainda se aventurou em um longa-metragem em live-action para os cinemas. No Brasil, tanto a animação quanto o mangá chegaram oficialmente em 2013. O mangá, publicado pela Editora JBC, se tornou um dos maiores sucessos do ano, e agora você tem a oportunidade de ler o livro que deu origem a ele!

Há 26 anos, na classe 3-3 do colégio Yomikita, algo estranho aconteceu.

Existia esse aluno, Misaki. Ninguém sabe dizer se era um garoto ou uma garota. O fato é que Misaki era muito popular. Era inteligente, divertido, talentoso, bom nos esportes e, acima de tudo, muito gentil. Todos os colegas adoravam Misaki.

No entanto, um dia, logo antes do início do período letivo do nono ano (antiga oitava série), Misaki faleceu num trágico acidente. Os amigos de Misaki ficaram chocados. Ninguém queria acreditar na notícia. Foi então que um dos colegas apontou para a carteira onde Misaki se sentaria e disse:

- Olhem! Misaki está bem ali. Ele está vivo e está bem ali!

A partir disso, todos os alunos da classe 3-3 do ano de 1972 passaram a fingir que Misaki nunca tinha morrido. Sempre havia um lugar reservado para ele nas excursões e nos times de educação física, os alunos conversavam ao redor da carteira dele, faziam de tudo para incluir Misaki em suas vidas. Claro que tudo não passava de fingimento.

Até que, no dia da formatura da turma 3-3, algo mais estranho ainda aconteceu. 

Na hora de tirar a foto da turma de formandos, Misaki, o falecido Misaki, apareceu na foto.



É assim que começa o livro Another: com uma lenda urbana, como existe uma em toda cidade. E foi assim que minha história com Another começou (clique aqui para ler sobre o anime).

Eu sou muito fã de histórias de terror, sejam livros, filmes, seriados ou animes. Desde muito pequena eu brincava de caçar fantasmas com meus amigos (nunca pegamos nenhum, infelizmente) e eu sempre fui fã de creepypastas e coisas do gênero. No meu ensino fundamental e médio eu estudei em uma escola chamada Odete Valadares, e a escola costumava ser um cemitério. Sério! Não é uma lenda urbana, ela era mesmo um cemitério. Acontece que, conforme a cidade cresceu, precisaram mover o cemitério para um lote maior e então construíram uma escola no lote antigo. Removeram todos os corpos de lá, é claro. No entanto, em uma reforma em 2009, quando quebraram uma das paredes da quadra, encontraram ossos humanos na parte de dentro dos tijolos. Não é mentira! Eu e meu irmão vimos.




Curiosamente, nunca existiram lendas urbanas acerca da minha escola. Era de se imaginar que, por ter sido um CEMITÉRIO, alguém inventaria uma história assustadora que correria pelos corredores e salas de aula por anos, sobre algum fantasma ou algo do tipo. Nunca aconteceu, ou pelo menos eu nunca fiquei sabendo de nenhuma.

Quando li a sinopse do anime Another, em 2012, lembro de ter ficado muito fissurada por saber que a história se passaria numa escola cheia de histórias assustadoras e lendas urbanas. Acompanhei o anime semanalmente, e me lembro de ter ficado muito feliz quando descobri que o anime era inspirado em um livro. Eu achava que jamais chegaria a ler o livro, pois sei que é bem difícil achar tradutores do japonês para o português no Brasil, então vibrei quando a JBC anunciou a publicação do livro no Brasil.




Comprei o livro na pré-venda e, assim que ele chegou, eu fiquei maravilhada. A edição da JBC ficou muito boa. A capa é ótima, o material do livro é resistente, a fonte é de bom tamanho, não muito pequena e nem muito grande. A tradução ficou boa, com alguns pequenos erros de digitação que podem facilmente ser consertados numa reimpressão. O livro tem abas laterais, é do tamanho de um livro normal e a única dica que eu dou para a editora é investir em páginas amarelas da próxima vez. Fora isso, a edição está impecável.

O livro começa quando Kouichi Sakakibara, um garoto órfão de mãe, se muda para a cidade de Yomiyama para morar com os avós. Logo que chega a Yomiyama, Sakakibara acaba tendo de ser internado por causa de um problema no pulmão e começa a escola quase um mês atrasado. Nesse mês no hospital, Sakakibara faz amizade com uma enfermeira que é fã de livros de terror – como o próprio Sakakibara –, recebe a visita dos futuros colegas de classe da turma 3-3 do colégio Yomiyama do Norte (Yomikita) que lhe fazem perguntas estranhas e vê uma garota com um tapa olho indo para o necrotério do hospital com uma boneca.




Se Sakakibara já achava as coisas estranhas no hospital, tudo fica mais estranho ainda na escola. Todos os alunos da sala 3-3 do nono ano parecem estar vivendo sob uma máscara que esconde um segredo misterioso. A tal garota do tapa olho estuda na mesma classe de Sakakibara e todos os colegas parecem estar fazendo bullying com ela, lendas estranhas pairam sobre a escola – Os Sete Mistérios de Yomikita, a lenda do aluno Misaki, dentre outras – e tudo que acontece na sala parece estar carregado de extrema tensão.

Eis que Sakakibara começa a questionar as atitudes de seus colegas para com a menina do tapa olho, que se chama Mei Misaki. Todos pedem que ele “pare de mexer com coisas que não existem”, até que uma aluna morre em um terrível acidente, e todos parecem resignados ao admitir que “este é um ano que tem”.




O livro é muito, muito melhor que o anime. O anime já é excelente, com todo o seu clima de suspense e terror psicológico, mas o livro é mais assustador. O livro carrega uma aura misteriosa, e mesmo que eu já sabendo de todos os aspectos da história e sabendo de tudo que ia acontecer, eu fiquei surpresa, assustada, apreensiva e muito perturbada com o livro. Eu tive pesadelos (de verdade!) envolvendo a história. Fiquei completamente submersa pelo livro e o devorei, até a última página, pulsando de medo.

Achei a escrita do livro excelente e fluída. Isso me faz pensar que nós, no ocidente, damos valor demais a livros escritos nos Estados Unidos quando temos jóias como Another que vieram diretamente do Japão. Só imagino que outros livros excelentes, de terror ou não, nós simplesmente não temos acesso.

Another é um livro incrível, perturbador e, acima de tudo, intrigante. Recomendo!

5 comentários:

  1. onde voce comprou o livro? não tenho conseguido achar ele, sempre acho o mangá, mas nada do livro :c

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lara! Então, eu comprei na Saraiva em pré-venda. Achei em duas lojas:
      Saraiva: http://www.saraiva.com.br/another-livro-9246264.html
      Amazon BR: https://www.amazon.com.br/Another-1-Yukito-Ayatsuji/dp/8545701241/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1458837463&sr=8-1&keywords=another
      Na saraiva está pelo menos preço que eu paguei, na Amazon está um pouco mais barato. Adoro a Amazon BR, é um ótimo site.

      Excluir
  2. ÓTIMA RESENHA! Quero muito ler esse livro, mas ele é livro único?
    http://blogleitorit.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sim, o livro só tem um volume. Em japonês são dois livros enormes, daí vc olha essa edição brasileira e ela aprece pequena, mas os ideogramas japoneses ocupam muito espaço, enquanto as letras ocidentais são mais econômicas.

      Excluir
  3. Gostei da sua resenha e era tudo o q eu precisava hausbhs comprei o livro ma Saraiva e chega semana q vem ainda e to muito ancioso cara slk skkskskkdkdj vlw pela ótima resenha

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D