segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Surpreendente!, de Maurício Gomyde

Surpreendente!Autor: Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
É bom?: ★★★★★
Páginas: 272

Sinopse: Pedro Diniz tem um desafio e um problema pela frente. O desafio: filmar um roteiro magnífico capaz de surpreender o público e conquistar o prêmio mais importante do cinema brasileiro. O problema: não ter a menor ideia de como fazer isso. Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Sou uma das blogueiras com parceria com o autor Maurício Gomyde. e através de uma promoção entre os parceiros eu ganhei uma edição autografada de Surpreendente! Assim que o livro chegou para mim eu já decidi que aquele era o melhor trabalho gráfico em um livro do Maurício Gomyde, e fiquei feliz por ele finalmente ter alcançado uma editora grande como a Intrínseca. Lembro do começo de tudo, quando o Maurício era um escritor independente, e é lindo ver o quão longe ele chegou.


Surpreendente! conta a história de Pedro Diniz, um rapaz de 25 anos formado em cinema, amante de sétima arte e cujo maior sonho é conquistar o Cacau de Ouro com um de seus filmes independentes. Quando Pedro era criança ele descobriu que tinha uma doença visual degenerativa e que eventualmente ficaria completamente cego, mas conforme ele cresceu ele se tornou um milagre da medicina e a sua perda de visão estacionou.

Hoje em dia, Pedro trabalha numa das poucas videolocadoras ainda existentes, comanda um cineclube e ajuda o pai, que tem um restaurante, nas horas vagas. Fora isso, ele tenta trabalhar em roteiros para seus futuros filmes. 


O problema é que, depois de um acidente, Pedro corre o risco de ficar cego novamente e ele e seus amigos (que não sabem de nada sobre a possível cegueira de Pedro) partem numa viajem louca de São Paulo até Goiás, tentando gravar um filme que é uma mistura de  roadtrip com POV-footage, sem nenhum roteiro, sem direção, apenas na raça.

O único livro do Maurício que eu li - fora Surpreendente! - foi Ainda Não te Disse Nada, e foi inevitável que eu comparasse um livro ao outro conforme eu lia. Surpreendente! tem uma história muito diferente de ANTDN, e acredito que Surpreendente! mostra muito como o Maurício e evoluiu como escritor. ANTDN é um livro emocionante, uma história de amor, mas tem alguns trechos problemáticos dos quais ainda me lembro. Em ANTDN, Maurício tende muito para diálogos muito dramáticos e um pouco sem noção (por exemplo, quando a personagem principal está com os seus irmãos gêmeos num lugar público e eles fazem uma cena totalmente desnecessária - engraçada, mas desnecessária). Em Surpreendente! eu encontrei diálogos mais profundos, dramáticos apenas na medida certa e nenhuma cena que fosse desnecessária. 



Uma coisa que me incomodou um pouco em ANTDN foi um trecho em que a personagem principal, Marina, estava num elevador (de vidro), e então recebia várias cantadas de homens que trabalhavam por perto. E Marina se sentia lisonjeada com as cantadas - que eram péssimas, aliás, e muito machistas. Em Surpreendente! nós temos momentos em que uma determinada personagem fala MUITAS coisas elitistas e racistas, mas ao invés do autor deixar por isso mesmo (é claro que a opinião de um personagem não representa a opinião do autor, mas mesmo assim...) outro personagem rebate as coisas faladas e dá uma lição de moral. Vejo isso como um grande avanço na escrita.

Uma coisa que acredito ser muito importante na escrita do Maurício é que seus personagens principais tem amigos muito interessantes. Pedro por si só é uma personagem ótima, mas seus amigos - Fit, Mayla e Cristal - são tão peculiares quanto ele, cada um com uma personalidade, gostos, sonhos e forma de ver o mundo diferentes. Esse é um dos maiores pontos positivos nas histórias do Maurício Gomyde.


Surpreendente!, além de ser um livro emocionante (eu li as últimas 50 páginas chorando, onde já se viu), é uma história divertida. Pedro e seus amigos são engraçados, fazem coisas malucas o tempo todo e isso dá um brilho de humor à história.

Em resumo, gostei bastante do livro! Achei melhor que ANTDN, mas ainda assim acredito que o Maurício tem alguns aspectos nos quais evoluir na sua escrita. Mas eu coloco total fé que o Maurício é um escritor excelente, ainda escreverá muitos livros incríveis e se tornará um grande nome da literatura nacional ;)


Todas as fotos nesse post são do instragram do Maurício! Clique em @mauriciogomyde e seja redirecionado para a página dele. Ele posta fotos espetaculares, vale a pena seguir!

E, para finalizar a resenha, deixo vocês com o book trailer do livro. Até a próxima, pessoal! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D