quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

A Espada do Verão, de Rick Riordan

A Espada do Verão
Autor: Rick Riordan
Título original: The Sword of Summer
Editora: Intrínseca
É bom?: ★★★
Páginas: 448
Sinopse: Às vezes é necessário morrer para começar uma nova vida... A vida de Magnus Chase nunca foi fácil. Desde a morte da mãe em um acidente misterioso, ele tem vivido nas ruas de Boston, lutando para sobreviver e ficar fora das vistas de policiais e assistentes sociais. Até que um dia ele reencontra tio Randolph - um homem que ele mal conhece e de quem a mãe o mandara manter distância. Randolph é perigoso, mas revela um segredo improvável: Magnus é filho de um deus nórdico. As lendas vikings são reais. Os deuses de Asgard estão se preparando para a guerra. Trolls, gigantes e outros monstros horripilantes estão se unindo para o Ragnarök, o Juízo Final. Para impedir o fim do mundo Magnus deve ir em uma importante jornada até encontrar uma poderosa arma perdida há mais de mil anos. A espada do verão é o primeiro livro de Magnus Chase e os deuses de Asgard, a nova trilogia de Rick Riordan, agora sobre mitologia nórdica.

Antes de começar essa resenha, tenho um recado para os haters do Tio Rick que acham que ele está ficando repetitivo, que só escreve sobre a mesma coisa, etc:


image
CALA A BOCA MANDIOCA
Dito isso, podemos ir para a resenha:

Rick Riordan é um autor espetacular, e mesmo escrevendo livros que giram em torno da mesma fórmula (uma criança ou adolescente descobre que tem alguma ligação com alguma mitologia e precisa desesperadamente fazer alguma coisa para impedir o fim do mundo) nunca erra em suas histórias. Percy, filho de Poseidon, tem que impedir que Cronos destrua o mundo. Jason, filho de Júpiter, tem que impedir que Gaia destrua o mundo. Carter e Sadie, descendentes diretos dos faraós do Egito, tem que impedir que a grande Serpente devore o Sol. Agora temos Magnus, filho do deus nórdico Frey, que tem que impedir que o Ragnarök comece antes da hora.

Daí você me pergunta: Nath, por que você ainda lê os livros desse homem se eles são praticamente a mesma coisa? Bom, minha resposta é: a pesar da fórmula ser a mesma, a gente sabe que, na matemática, se você coloca números diferentes numa fórmula o resultado sempre sai diferente. É assim com os livros do tio Rick. A pesar de seguirem a mesma lógica, todos eles tem uma variedade de personagens absurda, ele é muito criativo na abordagem das mitologias, ele sabe ensinar história antiga de forma engraçada e sabe escrever boas histórias de mistério, comédia, ação e aventura sem ficar repetitivo.




Magnus Chase é um garoto de 16 anos que tem vivido nas ruas desde os 14 anos, quando sua mãe foi misteriosamente morta num incêndio causado por um lobo (sim). Magnus vive comendo restos de comida pelas ruas, e recebe os cuidados de Hearth, um sem teto surdo-mudo e Blitz, outro sem teto negro que é quase como um guardião para Magnus. Um dia, Magnus descobre que seu tio e sua prima (sim, Annabeth Chase!) estão em Boston procurando por ele. Magnus acha esse acontecimento estranho, já que faz dois anos que ele é um indigente e ninguém nunca foi atrás dele, e decide se proteger. E é no mesmo dia em que seu outro tio, Randolph, professor maluco viciado em mitologia nórdica, decide aparecer na vida de nosso protagonista e meter Magnus em uma grande enrascada.

Eu li Percy Jackson e os Olimpianos, a primeira saga dessa linhagem do tio Rick, há quase três anos, e é possível ver claramente que a escrita dele evoluiu demais. Por exemplo, nos cinco primeiro capítulos de Percy Jackson e os Olimpianos, Percy tem apenas 12 anos e consegue derrotar um Minotauro sem nenhum treinamento usando uma arma que ele nunca tinha visto antes. Magnus Chase, em sete ou oito capítulos, se mete em mais roubadas do que eu já me meti na minha vida inteira e morre. Isso mesmo, ele MORRE!

Mas como a história continua se ele morre? Apenas uma palavra, meus amigos: Valhala! O paraíso dos guerreiros honrados que irão lutar do lado de Odin no Ragnarök.

limedumplr:

I just read the book and Omg Hearthstone and Blitzen <3 Loved it and all the new characters we got! If Hearth and Blitz weren’t so amazing, Samirah would have stolen my heart, I love her and I hope, somehow, she can meet the PJO girls, I think her and Hazel would hit it off ><
De baixo para cima: Magnus, Samirah, Blitz e Hearth.
Não vou me alongar muito mais na resenha pois acho que já até falei mais do que devia, mas quero ressaltar que Magnus Chase, mesmo sendo bem parecido com Os Heróis do Olimpo (não tanto com Percy Jackson, como muita gente fala) é um livro muito divertido, cheio de aventura, com um andamento bastante diferente dos outros livros do tio Rick.

E por último, mas com certeza nem um pouco desimportante, queria dizer que eu adoro os livros do tio Rick não só por que são divertidos e cheios de aventura, mas por que são muito inclusivos. Em outras séries dele temos personagens disléxicos, com doenças mentais, gays, negros, asiáticos, indígenas, latinos, etc., e eu acredito que o Rick Riodan é um dos poucos autores que se esforça para colocar personagens diferentes em seus livros. Em Magnus Chase nossos personagens principais são um garoto sem teto com problemas de comportamento, uma menina muçulmana filha de Loki, um anão negro amante de moda e um elfo surdo-mudo que se esforça para ser um mago! Como não amar uma história dessas?

Recomendo demais este livro e mal vejo a hora de ler a continuação: O Martelo de Thor!


  

Além da nova série de mitologia nórdica (cujo segundo livro só será lançado em outubro de 2016, choremos), Tio Rick também vai contar o que aconteceu com Apollo depois do final de Os Heróis do Olimpo em sua nova série, The Trials of Apollo (As Provações de Apolo, em tradução livre). HOW COOL IS THAT?

4 comentários:

  1. Olá ser (in)humano kkkk Muito boa!
    Primeiro adorei o modo como escreveu sua resenha.
    Segundo, MEU DEUS! Sua defesa do tipo Rick foi fenomenal! Eu li a saga do Percy Jackson e gostei dos livros, mas não dei chances às outras séries dele. Pela sua defesa só digo isso: Preciso ler TODOS esse livros!!!

    Beijooos *--*
    Imperfeição Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! *-*
      Eu já tô cansada de haters de Tio Rick. Na moral, se você não gosta de algo, simplesmente ignore a existência disso. Não vejo a utilidade em ser hater. Mas tenho argumentos prontos contra eles da mesma forma paksaskapsk

      Tenho certeza de que você vai amar os livros!

      Excluir
  2. Olá, pessoa! Olha, gosto muito das histórias do tio Rick, são sensacionais. Sério. O único problema é que é sempre a mesma coisa: um garoto simples e de boas, que precisa encontrar uma arma fodona e salvar o mundo. E isso acaba se tornando cansativo, por mais que os livros aborde história e questões de gênero. Eu acho q ele devia dar uma repaginada, ou seja, mudar o clichê, por mais q o clichê sempre de certo, mas é sempre bom dar uma mudada, sei lá. É o que eu acho. Eu não me interessei por
    Magnus Chase pelo simples fato de ser: um garoto simples, que descobre que é filho de Deus, ele tem que achar uma arma foda e salvar o mundo e derrotar o inimigo. Desculpa, mas isso me dá sono. Essa é a minha opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo seu ponto de vista, e compartilho dele até certo ponto, mas a gente tem que lembrar que o tio Rick escreve para crianças, o público alvo dele é leitores de até 14 anos. Eu tenho quase 20 e ainda leio, ainda acho demais, mas é claro que nós, leitores mais experientes, vamos achar falhas na literatura do Rick Riordan.

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D