sábado, 9 de janeiro de 2016

Matutando #15 - Sobre tradições literárias


Olá, galerinha linda, marota e cheirosa. Tudo bom com vocês?

Bom, eu tenho uma tradição meio besta que começou por coincidência. No começo de 2012 meus pais - como sempre - tinham ido até Aparecida do Norte e eu fiquei em casa com meus irmãos. Como eu não tinha nada para fazer, peguei um livro para ler, casualmente, e assim foi. Em 2013, num ano novo em que fomos para a casa da minha avó, eu levei outro livro comigo e fiquei lendo-o durante a virada de 2012 para 2013 (não literalmente, não sou viciada desse jeito em leitura. Esperei uns dez minutos depois dos fogos e tals). E então, no meio de 2013 eu reparei que ambos os primeiros livros que eu tinha lido nos anos de 2012 e 2013 eram livros nacionais, então eu decidi criar uma tradição: todo ano, o primeiro livro a ser lido tem que ser um livro nacional. Tenho mantido essa tradição por cinco (5) anos e não pretendo quebrá-la. Hoje queria compartilhar com vocês os livros que estrearam minhas listas de leitura dos últimos anos =D



Em 2012 eu li Binno OXZ e o Clã de Prata. O livro, além de ter um trabalho gráfico EXCELENTE (tem outras ilustrações internas que não fotografei, além da diagramação ser linda), tem uma das histórias mais divertidas, diversificadas e inteligentes que eu já li. Até hoje espeto a continuação sair, mas não sei se o autor desistiu da série...

Este foi o primeiro livro da tradição, mesmo quando ainda não era tradição, e significa muito para mim <3


O segundo livro da tradição foi O Preço de Uma Lição. O livro é de leitura fácil, mesmo não sendo uma leitura profunda, e me lembro de ter lido o livro em uns dois dias, mesmo ele sendo bem grosso. A história é divertida, tem um quê de real e, no geral, o livro é bem legal. Li ele no começo de 2013 e estava pensando em ler de novo. Diz a lenda que vai ter continuação - por ser meio que uma história real - mas talvez a nova história ainda esteja acontecendo. Quem sabe?


Em 2014, quando a tradição já era oficialmente tradição, li Fios de Prata. Nunca tinha lido nada do autor, que escreve fantasia, e me surpreendi positivamente com o livro (que eu ganhei num amigo secreto). A história é bem legal e se mistura um pouco com o Sandman do Neil Gaiman (e também a história original, mas a do Gaiman é melhor) e mitologia grega. A história é muito interessante e, cá entre nós, eu adoro essa capa!


Esse foi o primeiro livro de 2015 e foi um presente de uma pessoa muito especial. Acredito que todos tenham, pelo menos, ouvido falar de Capitães da Areia. Sinceramente, sempre fui chata para ler livros clássicos mas ESTE LIVRO É INCRÍVEL! A história é tão crua e real que se você ignorar a data e o contexto histórico, poderia pensar que a história se passa no presente. O livro é incrível, visionário e muito brutal. Eu amei a leitura.


E agora, em 2016, o primeiro livro foi A Ilha dos Dissidentes. Eu esperava mais do livro, mas a leitura foi bem legal. Eu não gostei muito do início do livro, era meio sem sentido, tudo aconteceu rápido demais. Mas da metade para o final o livro ficou MUITO BOM, eletrizante, e várias coisas que eu antes achava serem furos no roteiro se revelaram mistérios e agora estou ansiosa pelos próximos livros! Em breve irei postar uma resenha =D



Enfim, esses foram os cinco livros da tradição até o momento. Espero conseguir manter a tradição pelo resto da minha vida, e também espero que o mercado editorial brasileiro cresça muito e acolha excelentes autores e histórias (inclusive a minha, por favor, juro que meu livro é legal).

Por hoje é isso, pessoas! Até a próxima e boas leituras ;)

Vamos ler para esquecer os problemas.

2 comentários:

  1. É uma tradição interessante, eu devia fazer algo parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça! E pode ser qualquer coisa: você pode ler como primeiro livro uma graphic novel, um livro de guerra, um livro de um autor iogoslavo, vale tudo!

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D