sábado, 12 de outubro de 2013

Corações Feridos, de Louisa Reid

Corações FeridosAutora: Louisa Reid
Título original: Black Heart Blue
Editora: Novo Conceito
É bom?: 
★★★★★
Páginas: 256
Sinopse: 
Hephzibah e Rebecca são irmãs gêmeas, mas muito diferentes. Enquanto Hephzi é linda e voluntariosa, Reb sofre da Síndrome de Treacher Collins — que deformou enormemente seu rosto — e é mais cuidadosa. Apesar de suas diferenças, as garotas são como quaisquer irmãs: implicam uma com a outra, mas se amam e se defendem. E também guardam um segredo terrível como só irmãos conseguem guardar. Um segredo que esconde o que acontece quando seu pai, um religioso fanático, tranca a porta de casa. No entanto, quando a ousada Hephzibah começa a vislumbrar a possibilidade de escapar da opressão em que vive, os segredos que rondam sua família cobram-lhe um preço alto: seu trágico fim. E só Rebecca, que esteve o tempo todo ao lado da irmã, sabe a verdadeira causa de sua morte... Hephzi sonhara escapar, mas falhara. Será que Rebecca poderia encontrar, finalmente, a liberdade?

Eu estou apaixonada por Corações Feridos.

Acho que o que mais me atraiu no livro foi o fato de que ele aborda um tema que geralmente é passado de lado: fanatismo religioso. Eu não sou religiosa mas respeito muito toda e qualquer crença. Eu acho que acreditar num deus, numa divindade ou apenas na força da natureza é algo sublime, e acho que as pessoas podem encontrar o caminho da felicidade e da paz através da religião, seja lá qual for. No entanto, até que ponto a religião é algo bom na vida de uma pessoa?

Pergunte isso a Hephzibah e sua irmã gêmea, Rebecca. Hephzi é a irmã bonita, com cabelos longos, o rosto perfeito. Reb é a gêmea feia, devido a uma deformação no rosto chamada Síndrome de Treacher Collins. As duas, mesmo com suas personalidades completamente distintas, são muito unidas e amam uma à outra de seu próprio jeito.



Mas tudo seria maravilhoso se elas tivessem uma família comum, que cuidasse da síndrome de Rebecca, que as tratassem bem. Não é o caso. Hephzi e Rebecca são filhas do Pastor Roderick, um homem que aparenta ser um bom samaritano, devoto a Deus e à religião, mas que é um homem completamente diferente quando dentro de casa. Dizer que ele é rigoroso seria um ultraje, o homem é um monstro.

Dentre as "regras" de Roderick para com suas filhas, uma delas é um pouco polêmica: elas são obrigadas a estudar em casa. Tudo bem, muitas famílias fazem isso, certo? Não, não está tudo bem. Pelo menos não para Hephzi, que de alguma maneira consegue fazer o pai matricular as irmãs numa escola comum para cursarem o ensino médio. Roderick não queria, mas fez. Será que foi uma boa decisão?

Rebecca não tem amigos e passa a maior parte do tempo livre dentro da biblioteca, lendo os livros por ordem alfabética. Ela não é muito inteligente mas se esforça muito para entender a matéria. Hephzi rapidamente faz amigos e se torna popular, já que sua beleza chama atenção. Mas nada é o que aparenta, e não há final feliz para as vidas tocadas pelo Pastor Roderick.

Corações Feridos é narrado pelo ponto de vista das duas irmãs. Hephzi narra o que aconteceu no passado, assim que entraram na escola e como foi a vida dupla que manteve. Rebecca narra o que acontece depois da morte de Hephzi - não, não é spoiler, a primeira cena é o funeral dela. 

Uma das coisas que mais gostei no livro é o fato de que a narração, mesmo sendo em primeira pessoa em ambos os casos, mostra uma personalidade diferente, uma forma de falar diferente. Você sente a dor de cada uma e é real. 

Com uma história comovente, bonita e triste, Corações Feridos é um dos melhores dramas que eu li nos últimos tempos. Um livro que eu espero poder reler umas quinze vezes e chorar em todas. Recomendo.

 

O livro tem essas duas capas fora do Brasil. Se vocês prestarem bastante atenção, a capa brasileira é uma adaptação da segunda, não é igual. Sinceramente, achei a do Brasil melhor que a original.

E você. qual capa gostou mais? Já leu/quer ler o livro? Me conte!

14 comentários:

  1. Oi Nath, tudo bem?
    Me arrependi de não ter pedido esse livro! Parece tão bacana, tão sensível, tão tocante que deve marcar muito o leitor. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também estava na dúvida se ia pedir ou não, mas fui ler umas resenhas no Goodreads e me convenci =D

      Excluir
  2. Nath, eu gostei muito do livro, ele me surpreendeu bastante - não sabia nada sobre ele antes de começar a ler - e acho que ele trata de temas importantes e polêmicos, pois religião sempre gera debates acalorados. Eu o coloquei na categoria dos livros aflitivos, que nos fazem repensar muitas coisas, mesmo depois que já terminamos a leitura há muito tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu sabia bem pouco sobre ele também, só vi umas notas positivas. Olha, eu nunca pensei em criar categorias pros meus livros, mas se fosse por colocaria em Livros Aflitivos também! Ele é bem angustiante ><

      Excluir
  3. Bom, eu não leito muitoooo como me parece que você lê mas sinceramente fiquei curiosa para poder ler.
    Beijos, Brenda do Gave Crazy

    ResponderExcluir
  4. Nossa :o Esse livro parece ser intenso pelo que vocÊ disse, e começa tudo num funeral?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro , amei a capa - super compraria se estivesse na livraria, aliás - e ele é angustiante?Ai meu coração...
    Vou por na lista hahaha
    SIM, tvd nao é a melhor do universo mas é legal :D hahah
    eu quero espectro mas nao achei nas ultimas vezes que fui na livraria kk
    Um beijo!
    Pâm - interruptedreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, começa com um funeral! O livro tem todo esse clima mais melancólico. Me gusta TVD haha ><
      Vi nas lojas virtuais e nem está tão caro, quem sabe...

      Excluir
  5. Oi Nath! Tudo bom? ((:
    estava ansiosa pela sua resenha desse livro, e devo dizer que ela me deixou ainda mais curiosa. Admito que esse não é o tipo de leitura que eu estou habituada, e se fosse para comprar só pela sinopse, sem o auxílio de nenhuma opinião alheia, eu provavelmente não compraria.
    Mas, depois de TANTOS comentários positivos e de tantas resenhas falando um pouquinho mais da história, ficou meio difícil de não se interessar né? ]: ashduihasiudhiasduahsud.

    Ao contrário de você, eu achei a capa original mais bonita (a segunda). Sei lá, ficou mais clara, e parece ter sido melhor trabalhada.
    Ainda assim, gostei da versão brasileira. Ficou com um ar meio sombrio e misterioso u_u ashduahsdiuahsiudaisd.

    Beeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da sinopse mas é por que eu gosto de dramas :v Mas sim, você devia dar uma chance, o livro é ótimo!

      Eu acho que gosto mais da nacional exatamente por ser mais sombria e tals ><

      Beijos!

      Excluir
  6. Estou lendo esse livro agora , so não estou conseguindo acabar ele rs porque estou sempre ocupada , mas recomendo todos a lerem , esse livro é diferente de todos que eu já li , to super curiosa pra saber o final . Beijos Chara Nath

    ResponderExcluir
  7. Estou lendo esse livro agora , so não estou conseguindo acabar ele rs porque estou sempre ocupada , mas recomendo todos a lerem , esse livro é diferente de todos que eu já li , to super curiosa pra saber o final . Beijos Chara Nath

    ResponderExcluir
  8. Estou lendo esse livro agora , so não estou conseguindo acabar ele rs porque estou sempre ocupada , mas recomendo todos a lerem , esse livro é diferente de todos que eu já li , to super curiosa pra saber o final . Beijos Chara Nath

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é super normal, às vezes demoro uma semana ou mais pra ler um livro, só por que não dá tempo. Espero que vc curta o final!
      Beijos :3

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D