sábado, 19 de janeiro de 2013

O Círculo de Pedra, Ricardo Costac


O Círculo de PedraTítulo: O Círculo de Pedra - As Lendas Vivem
Autor: R. Costac
Páginas: 600
Editora: Novo Século - Coleção Novos Talentos da Literatura Brasileira
É bom? ★★★
Livro no Skoob: O Círculo de Pedra
Sinopse: Você seria capaz de guardar o maior segredo de todos os tempos?
 O que você faria se tivesse que guardar o maior segredo de todos os tempos e nunca... nunca pudesse revelá-lo a mais ninguém? E se tivesse que conviver com um segredo tão incrível que mudaria sua vida para sempre?
 Cinco jovens estudantes descobrem um segredo guardado por quatrocentos anos que os fará viver a maior aventura de suas vidas. Eles serão levados a descobrir coisas inacreditáveis nessa fantástica jornada, desafiando constantemente suas habilidades, inteligência e coragem.

O Círculo de Pedra. Livro Nacional. Um dos melhores livros nacionais que já li. Sem nenhum tipo de exagero, simplesmente foi um livro fantástico. Em vários sentidos.

Foram seiscentas páginas que mal vi passando. 

O livro conta a história de cinco crianças que vão estudar numa escola. Cada uma dessas crianças veio de um lugar do mundo. Daniel e Margaret são irmãos e vieram de Londres, na Inglaterra. Rafael nasceu em terras tupiniquins e deixou sua família no Brasil em busca de uma boa educação. Marc é um jovem músico talentoso que nasceu na França e Chester é um rapaz que adorava cavalgar despachado direto do Texas, nos EUA. Essas crianças se reúnem na Escola Internacional do Atlântico, que fica na Ilha da Coroa.

A Escola Internacional do Atlântico é uma escola super conceituada no mundo todo, aceitando crianças prodígio vindas de qualquer parte do planeta. No entanto, é uma escola rígida e levemente sombria. E, para o azar de todos, esse ano a escola recebeu cinco alunos que estão dispostos a desvendar todos os mistérios do lugar.

Rafael, o brasileiro, foi meu personagem predileto durante o livro todo. Assim como ele, passo grande parte do meu dia lendo e escrevendo (e estudando). Mas devo admitir que também me pareço com Daniel, pois adoro desvendar um bom mistério.

Aliás, mistérios não faltam naquela escola. E logo Daniel e seus amigos se sentem seduzidos por alguns acontecimentos: por que a água em torno da ilha bate contra as pedras de todos os lados, não apenas em um? Que tipo de segredo alguns professores guardam? O que tem na florestas que é tão perigoso assim?

Sinceramente, não dá para falar muito do livro sem dar spoilers. Eu acha que a história ia se restringir à Ilha da Coroa, mas o autor vai mais além. Nossa, como é difícil falar desse livro sem revelar o segredo! Realmente é algo que eu não conseguiria guardar. Acho que esse livro devia ser leitura obrigatória para as crianças. É um livro maravilhoso para qualquer pessoa de qualquer idade ler (isso se uma criança aguentar ler um livro desse tamanho, haha XD).

A questão é que O Círculo de Pedra é mais do que um livro de aventura. Ele é um rito de passagem. Os acontecimentos levam as crianças e os professores a enfrentarem seus medos e não medirem esforços para cumprirem seu objetivo (você, leitor, não deve ter a menor ideia do que estou falando. Leia o livro e você entenderá perfeitamente). Eles se encontram em situações onde sua coragem, companheirismo, inteligência e amizade são postos a prova. Cada um dos personagens (um mais especial que o outro) tem seu momento de provar o quão bom é em algo, cada um tem um dom que os ajuda a passar por um novo obstáculo. O Círculo de Pedra mostra como é importante agirmos em equipe para superarmos alguns momentos de nossas vidas.

Nossa. Nem consigo acreditar que há algum tempo atrás tudo o que eu tinha era um grupo de adolescentes temerosos por ir morar longe dos pais. Agora, depois de tanta coisa, tudo parece muito distante. Enfim, adorei o livro! Se eu conseguiria guardar o maior segredo de todos os tempos? Não! Haha, iria querer contar para todos (e quase contei umas mil vezes durante a escrita dessa resenha)! Esse livro me proporcionou uma aventura sem igual! E como pode acabar assim? Preciso da continuação pra ONTEM! 

Espero que vire um filme *----*

R. Costac nasceu na cidade do Rio de Janeiro no verão de 1961. É formado em História e Geografia; e por alguns anos, lecionou em cursos de pós-graduação que lhes foram particularmente gratificantes. Atua profissionalmente na indústria farmacêutica onde conheceu muitos amigos e pessoas interessantes. Desde muito jovem é apaixonado pelas questões de Astronomia, Arqueologia e Geologia. Sempre foi um dedicado frequentador de museus de diferentes áreas de conhecimento e por toda a vida esteve rodeado de livros que o inspiraram a escrever a sua primeira obra. Casado e com dois filhos, mora atualmente em Curtiba no Paraná. O Círculo de Pedra é o primeiro de dois volumes de uma grande aventura que atravessa séculos.

Book trailer:



13 comentários:

  1. Já leu André Vianco? é um autor nacional que mistura a ficção a paisagens do nosso dia a dia recomendo o livro "Bento" (http://www.skoob.com.br/livro/944-bento)é uma realidade fictícia no contexto de são paulo e depois de ler quando se vai a sampa saindo de extrema em determinada parte do caminho dá até pra imaginar um pedaço que o autor narra.
    Bom só recomendando :) T.M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li um livro só dele, "Sementes no Gelo". Eu achei legal, mas um pouco sem noção UHASUAHSU
      Pretendo poder ler mais livros do autor =D

      Excluir
  2. Já tinha ouvido falar de O Círculo de Pedra, mas sempre que eu procurava o livro, de duas a uma: ou estava na vitrine e eu estava lisa, ou eu tinha grana mas o livro já tinha esgotado. Mas pretendo lê-lo (depois que eu terminar com a minha pilha de livros na estante).

    Clara
    http://labsandtags.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!
      Eu te aconselho a comprar pela internet. A Submarino tem um preço muito bom ><

      Excluir
  3. Nath, eu tenho tido boas experiências com autores nacionais, e acredito que esta pode ser mais uma delas ;) Não conhecia o livro - e é complicado escrever sobre garotos em uma escola e fugir das comparações com HP, mas parece que o autor se deu bem.

    É mais um que vai pra lista, espero poder ler em breve.

    Grande abraço, adorei a resenha ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tive essa mesma ideia, mas a história é tão diferente... Tipo, o jeito que a escola é, os colegas, os professores... Só lendo para entender, de fato.

      Espero que você possa ler um dia, é realmente ótimo!

      Excluir
  4. Oi!
    Eu tenho visto muitas pessoas elogiando bastante esse livro. Confesso que inicialmente, não tinha muita vontade de lê-lo, achava que poderia não gostar da leitura. Mas minha opinião mudou bastante. Esse livro parece ser bem interessante e eu estou curioso.
    Parabéns pela resenha, Nath!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  5. OI Nath,
    Que bacana esse livro, gosto de livros de aventuras :)
    Já li resenhas positivas sobre esse livro e estou curiosa para ler ;)
    Parabéns pela bela resenha

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é o top dos tops (?) de aventura! *O* Espero que possa ler logo.

      Excluir
  6. Uau! um livro grande assim e que foi um bom proveito? Aí sim hein,, moça? Fiquei curiosa com esse negocio de alunos e professores, que voce vai entender quando ler... :33
    Obrigada, viu ?
    Nao mesmo, é bem tragico mesmo, né :o Isso é verdade!
    Um beijo, moça!
    Pâm
    http://interruptedreamer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raro, né? UHSAUHSUAHSUHA
      Essa é a intenção, assim o povo compra e lê o livro =D
      E de nada ><
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Nath
    Só passei para agradecer pelo que você tem feito para divulgar O Círculo de Pedra.
    E, claro, parabéns pelo seu maravilhoso blog.

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D