sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Desafio do Terror #1 - A Bruxa de Blair

Título original: The Blair Witch Project.
Direção e roteiro: Daniel Myrick e Eduardo Sánchez
Duração: 86 min.
É bom? ★★
Sinopse: Em outubro de 1994, três estudantes entraram nas florestas de Burkittsvile, EUA, para filmar um documentário sobre uma bruxa. Jamais foram vistos novamente. 1 ano depois, as imagens foram encontradas. Alegado como sendo um documentário (pois foi filmado pelos estudantes como esse intuito), o filme mostra os angustiantes e assustadores últimos cinco dias de Heather, Joshua e Michael perdidos nas florestas de Burkittsville após entrevistar moradores do local, eles encontram e ouvem na floresta coisas estranhas, como gritos, choro de crianças, inexplicáveis pilhas de pedras e galhos amarrados em árvores. 



Oi galerinha bonita, como vão?
Há um pouco mais de uma semana eu inventei o mirabolante Desafio do Terror 2013. Se você perdeu esse post, pode conferi-lo aqui. No post em questão eu pedia sugestões de filmes de terror para resenhar no blog. O Luciano do blog .Livro me recomendou este filme, que eu assisti no mesmo dia da recomendação e... detestei.
Bom, eu adoro filmes de found footage e câmera amadora. Dá aquela sensação de que é de verdade, de que isto aconteceu com a pessoa e pode acontecer contigo. Adoro Marble HornetsTribeTwelveeverymanHYBRID... Mas a magia não aconteceu com A Bruxa de Blair.
O filme é de 1999, mas nada explica a baixa qualidade. Eu amo ler resenhas de livros e de filmes, e li tanta resenha positiva de A Bruxa de Blair que o filme tinha a obrigação de ser melhor do que todas as séries que citei anteriormente. Todas as três séries são amadoras, feitas por um bando do adolescentes que não eram atores, diretores e nem roteiristas, não tinham conhecimento cinematográfico, mas que pegaram uma câmera e fizeram um trabalho muito melhor do que os diretores de A Bruxa de Blair.
O filme conta a história de Heather, uma mulher que é fissurada por um lenda de uma cidade próxima à dela. Essa cidade se chama Burkttisville, mas no passado seu nome era Blair. E, diz a lenda, lá havia uma bruxa.

  
  
  

O maior problema do filme é não explicar exatamente o que diabos a bruxa tem a ver com tudo isso. Eles dizem que:
1) Existe uma bruxa;
2) Ela usava um xale;
3) Ela era peluda e tinha uma cara estranha.
Mas, logo em seguida, eles tocam em outro assunto: um velhinho (homem, só para deixar BEM claro) matava crianças na casa dele. Ele levava duas crianças por vez e deixava uma no canto enquanto matava a outra. Dizem que ele não gostava do olhar assustado da outra. E, dois minutos depois, você recebe a informação de que o velhinho tinha assassino sete crianças. Tipo, o que a bruxa tem a ver com isso? Eu até entenderia se dissessem que ela enfeitiçava o homem ou algo assim, mas nada é dito. E, se o homem não gostava de olhares, por que levava duas crianças? Quem garantia que a criança ia ficar no canto sem olhar para ele? E se ele levava duas crianças por vez, por que as vitimas foram 7, e não 6 ou 8?
A história de A Bruxa de Blair tem muitos furos.



No entanto todas essas informações estranhas são dadas pelos moradores de Burkttisville. O filme de verdade ainda não começou. 
Após recolher histórias e declarações dos moradores da antiga Blair, Heather e sua equipe partem para a segunda parte do documentário que estão gravando: vão procurar a bruxa no meio da floresta. 
Uma coisa que eu aprendi com o seriado Sobrenatural é: se dizem que uma casa/hospital/floresta/etc é assombrado, não vá para lá. Heather, Joshua e Michael ignoram completamente essa dica camarada e vão até a floresta. Na verdade você percebe que, em nenhum momento da fita, eles acreditam que os acontecimentos sejam reais. Então você entende por que eles tomaram tão pouco cuidado.
Agora me responda: mesmo que você não acredite que está indo a um lugar mal assombrado e coisas ruins podem acontecer, QUE TIPO DE SER HUMANO leva só UM mapa pra ficar no meio de uma floresta com animais e água? Que tipo de ser humano leva pouca comida para uma viajem ao meio do nada? Sério, sempre há a possibilidade de se perder ou acabar sofrendo algum acidente e perdendo o mapa e a comida. É falta de inteligência fazer isso.
Mas okay, eles vão até a mata, perdem o único mapa que tinham e ficam sem comida. E absolutamente NADA de legal acontece no resto do filme. O filme todo é eles perdidos na mata, brigando um com os outros. Só isso.
Foi por isso que eu não gostei de A Bruxa de Blair.
Agora vou descrever a única parte que gostei do filme e achei boa. Coincidentemente, este é o final. Então, se você NÃO quer spoilers, não leia esse trecho em branco:
No final do filme eles vão até uma casa abandonada que eu acredito ser a casa do velhinho que assassinava crianças. Lá eles ouvem algo no andar de cima e, quando Heather chega lá separada de Michael, ela o vê no canto da sala. Depois de gritar para ele se virar e falar com ela, Heather cai e a câmera quebra, e permanece filmando um pedaço da sala onde parece não haver nada. Se você olhar bem, pode ver uma senhora velha de xale nessa parte da fita. Aí o filme acaba. O que eu mais achei original foi isso de o Michael estar no canto. Isso remete que eles eram duas crianças e foram levadas até ali para serem mortas. Muito inteligente. Mas isso não me fez gostar do resto do filme, que foi terrível.


É isso gente, obrigado por lerem minha enorme opinião sobre o filme. Vocês já viram o filme? O que acharam? Querem ver? Essa é só a minha opinião, sintam-se a vontade para dizer que amaram o filme e que sou uma retardada que não entende nada de arte USAUHSUASHA'.
É isso, até a próxima. Aliás, quem quiser dar uma dica de filme de terror eu estou aceitando =D

Filmes assistido até o momento: 1/25
1 - A Bruxa de Blair




14 comentários:

  1. Gostei da sua sinceridade.
    Não vi esse filme mas sempre quis ver.
    Assisti ao segundo filme mas não me lembro de muitas coisa também :/

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que ser sinceros, né? D=
      Muita gente diz que o filme dois é horrível, mas eu não consigo imaginar nada pior que o primeiro uahduahsa

      Beijos!

      Excluir
  2. Oiii,rs.
    Eu já vi esse filme tem muuuuito tempo! Nem me lembrava mais direito dele e nem de todos esses furos! Hahaha, mas como eu vi e era praticamente uma criança, com certeza eu adorei e levava essa opinião até hoje, asoeiuasoieu. Agora sei que se rever, provavelmente vou perceber essas coisas e não vou gostar xD
    Mas uma coisa eu posso dizer, o segundo filme, o Bruxa de Blair 2 é uma droga, haeuhaeuhae. Nem perca seu tempo com ele pq é realmente ruim, rs.

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti muita coisa quando criança e, agora mais velha, vejo de novo e... COMO EU GOSTAVA DISSO? UDHASUDHUSHDS normal, é a vida, faz parte.
      Todo mundo diz mesmo, nem quero ver D=

      Excluir
  3. Olá
    Gostei muito da sua resenha.
    Nunca assisti o filme e nem vou, morro de medo!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não temas, são filmes inofensivos abençoados pela pomba divina da paz Gokuísta!

      Excluir
  4. Ooie gostei muito da sua resenha eu eu assisti o Bruxa de blair 1 e o 2 .. e o velinho teria matado no total 8 crianças soh que uma delas conseguiu fugir e eu procurei em site tentando entender o filme um pouco e aqui ta uma prova de que quase foram 8 crianças Por sorte Kyle Brody conseguiu, em um momento de descuido, fugir da casa e chegar até a cidade. E seu testemunho foi a chave para descoberta do criminoso que estava sequestrando as crianças. o site que eu achei essa frase uma parte da historia e esse aqui http://saibatananet.blogspot.com.br/2012/04/misterio-verdadeira-historia-da-bruxa.html ... ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, isso eles não falam no filme e aquilo me deixou muito confusa T.T
      Mesmo assim eu já sei que a história do filme é completamente mentira, então já perde um pouco a graça ><

      Excluir
  5. Nath, sem dúvida alguma você tem coragem! u_u , eu sou a pessoa mais medrosa que existe nesse mundo, e o único filme de terror que eu "vi" (entre aspas porque metade do filme eu fiquei com a mão tampando os olhos u_u) na vida foi "Gritos Mortais" e eu fiquei tão traumatizada que a minha cota de filmes de terror já deu pro resto da vida u_u saudhaiushduahsdiuads. Sério meu, aquela velha com aquele boneco de madeira, e ela falando "Biiiiiiiiiiilly..." com aquela voz meio do mal e o Billy virando o rosto sozinho meio encapetado, SEEEEEEEEEEEENHOR JESUS! trauma eterno! kkkkkkkkkkkkkkk.
    Mas enfim, meus parabéns por ter conseguido assistir "Bruxa de Blair", você tem meu respeito u_u kkkkkkkk.

    Beeeeeeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumava ter medo e não dormir depois de ver filmes de terror, mas depois de um tempo você meio que perde esse medo XD
      Eu nunca tinha ouvido falar deste filme, mas vou procurar saber mais dele e incluir na lista de filmes para assistir para o Desafio do Terror =D

      Beijos!

      Excluir
    2. Aaaaah, eu duvido que um dia eu chegue a perdê-lo... até porque, não pretendo colocá-lo em prática u_u ashdiuashdiuhaisudasd.

      Benziiiitcho, tem selinho pra você lá no blog! *-* http://linguadoslivros.blogspot.com.br/2013/01/selinho-3.html#comments

      Beeeeeeijinhos, e boa sorte com o Billy! kkkk

      Excluir
  6. Oi Nath!Saudades Nerd!

    Apesar do filme ser meio confuso,pq realmente não explica muito,eu gostei pq é puro terror,eu realmente fiquei tensa com ele,kkkk e um tempinho com as luzes acesas u_u.

    Bjos

    Fabi
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive tanto medo assim '-'
      Aqueles sons da floresta não eram muito aterrorizantes nem nada.

      Excluir
  7. A história do filme é sinistra apesar de ser meio confusa, mais a lenda das Bruxas é um pouco misteriosa ou pode ser mais uma lenda urbana.

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D