terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Put Some Farofa, de Gregorio Duvivier

Put some farofaAutor: Gregorio Duvivier
Editora: Companhia das Letras
É bom?: ★★★ 4.5
Páginas: 206
Sinopse: Dont repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always. Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral de internet, até ser comentada em artigo do Washington Post. Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto de Gregorio Duvivier, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de S.Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos. Se Gregorio traz o raro dom da multiplicidade, tendo se destacado no cenário cultural brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações. Os textos vão da pauta que está sendo debatida naquele dia no jornal ao completo nonsense; do amor ao ódio, do íntimo ao universal. No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor.

Olar, pessoinhas! Já comeram abacate hoje?

Vou ser sincera: até pouco tempo eu não fazia a menor ideia de que o Gregorio Duvivier era escritor. Conhecia ele do canal Porta dos Fundos e foi uma surpresa enorme descobrir que ele também era poeta e cronista. Confesso, fui cética à princípio. Mas, confesso novamente, bastou ler algumas de suas crônicas em Put Some Farofa para eu me tornar fã de sua escrita e querer ser como ele quando eu crescer. Por isso, fiz uma vídeo-resenha desse singelo livrinho. 


É isso por hoje, galeres! Espero que tenham gostado. Deixem nos comentários qualquer coisa que queiram acrescentar, qualquer ideia ou sugestão, e me contem se vocês costumam ler apenas romances/sagas ou se leem contos, crônicas, poesias e afins.

Um abraço, até o próximo post!


Resultado de imagem para porta dos fundos gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D