terça-feira, 22 de julho de 2014

Os Instrumentos Mortais - fantasia urbana, protagonistas incríveis e muita ação!



Este post não tem spoilers dos livros da saga, exceto o primeiro.
Mas são spoilers leves e desimportantes, então leia sem medo ;)

Ai, meu coração.
Minha história com a série Os Instrumentos Mortais começou em 2010, quando a série ainda não tinha sido publicada no Brasil. Lembro que naquela época, a maravilhosa época do orkut, havia aquelas comunidades onde várias pessoas baixavam ebooks em inglês e traduziam usando o google tradutor e seus dotes linguísticos e saiam por aí distribuindo pelas internets para quem quisesse ler. Quando era um livro famoso, tipo Crepúsculo, a editora (no caso, Intrínseca) fazia de tudo para tirar o ebook de circulação, fechava comunidades e colocava nomes na justiça.
Não estou defendendo a pirataria digital, mas eu só amo ler hoje por que, naquela época, eu tinha acesso aos ebooks. Eu tinha tinha 13 anos em 2010 e não tinha dinheiro para comprar livros, ganhava livros no natal e no meu aniversário e olhe lá. Era impossível sair lendo o que eu quisesse. Eu encontrava a solução para este problema baixando ebooks. Hoje em dia eu tenho 85% dos livros que eu tinha lido naquela época. Eu só conheci a série Artemis Fowl por causa dos ebooks, e agora Artemis Fowl é uma das minhas sagas prediletas e eu tenho a coleção completa. Eu li Harry Potter por ebook e hoje em dia tenho todos os livros. Comecei a ler Os Instrumentos Mortais e tenho todos os livros da Tia Cassie, quatro anos depois.
Obrigado, ebooks!


"Só para reforçar, meu cabelo é loiro natural"
Lembro que o que me fez querer ler Cidade dos Ossos foi a sinopse do primeiro livro.

"Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria."

Doce ilusão! A série Os Intrumentos Mortais é muito mais do que essa sinopse.
The Mortal Instruments, ou TMI, conta a história fantástica dos Caçadores de Sombras, seres humanos metade anjo, os famosos Nephilim. Os Caçadores de Sombra tem como missão (recebida do Anjo Raziel) livrar a terra dos demônios e manter a paz entre os membros do submundo.
Os membros do submundo são muitos. Vão desde os vampiros (não, não brilham no sol) até lobisomens, de fadas a feiticeiros, e muito mais. Os Caçadores de Sombras não tem poderes especiais como os feiticeiros nem força sobre-humana como os lobisomens. Tudo o que eles tem é o conhecimento do que está escondido no mundo, anos de treinamento especial e as runas: desenhos que permitem um Caçador de Sombras de usar uma habilidade temporária.

Jace e suas runas.

Algumas das runas ;)
Os Caçadores de Sombras andam tendo problemas. Eles tinham alguns presentes do Anjo Raziel - um espelho, uma espada e um cálice (os Instrumentos Mortais) -, mas esses objetos foram todos perdidos de alguma forma após a luta de Valentim e o Ciclo e a Clave. A Clave é o conselho dos Caçadores de Sombras, onde as decisões são tomadas e os guerreiros se reúnem. O Ciclo era um grupo de Caçadores de Sombras que não acreditava na ideologia da Clave. São basicamente insurgentes, que queriam derrubar o sistema e criar outro. O líder do Ciclo era Valentim, que se revelou um homem com ideais deturpados e sede de sangue. Sorte dos Caçadores de Sombras que ele morreu!

A Espada Mortal e o Cálice Mortal
Mas será que ele morreu mesmo?
A premissa da série é essa. E, pelo Anjo, como essa história cresceu! Em seis livros a tia Cassie conseguiu criar um universo novo, conseguiu criar uma história de guerra inesquecível, conseguiu escrever uma das melhores fantasias urbanas de todos os tempos!
O melhor da série Os Instrumentos Mortais é, sem dúvida, o fato de que os seus personagens são os mais incríveis possíveis!


Clary Fray é uma garota que acaba de completar 15 anos e que vê seu mundo virado de cabeça para baixo quando descobre que sua mãe era uma Caçadora de Sombras - pior, mulher de Valentim! - e que fugiu dessa vida por medo da Clave. O problema é que Clary consegue ver demônios e desenhar runas! Até quando ela vai conseguir se esconder dos demônios sem saber lutar contra eles?
Clary é a protagonista da série. Protagonistas femininas são, geralmente, bobonas e sem sal, mas não a Clary. Ela é uma protagonista forte, que faz de tudo por sua mãe e seus amigos. Ela não tem medo de lutar e usar seu dom para runas.


Simon Lewis é meu personagem favorito da série, por que ele é simplesmente o cara nerdão melhor amigo da Clary, guitarrista em uma banda e completamente fofo! Simon não tem nada a ver com os Caçadores de Sombras, exceto que ele é o melhor amigo de Clary e ela o arrasta para todo e qualquer canto, incluindo os perigosos.
Simon, mesmo sendo o típico garoto nerd, é um personagem muito carismático, engraçado e leal. Sério, se eu tivesse uma amiga como a Clary, ia morrer de medo de fazer metade das coisas que ele faz por ela.


Jace Wayland/Lightwood/Morgenstern/Herondale é o cara mais foda do universo literário. Ele é um rapaz de 16 anos caçador de sombras. Ele foi treinado desde criança por um pai autoritário, por isso é provavelmente o caçador de sombras mais jovem a ser tão forte. Fora isso, ele é absolutamente lindo, sarcástico, hilário e loiro natural.
Mesmo sendo o típico badboy, Jace consegue ser um personagem profundo e interessante. Ele tem essa fachada de lindo e bem resolvido, mas ele tem algumas cicatrizes emocionais deixadas pelo seu período de infância que o fazem ser frio, instável e, às vezes, muito impulsivo. Ele é muito leal e tem um grande amor por seus irmãos de criação, mas pensa somente em si mesmo com frequência e nem sempre calcula as consequências de seus atos.


Alec Lightwood é um garoto caçador de sombras, melhor amigo de Jace e seu parabatai - uma espécie de parceiro guerreiro. A princípio ele é um cara chato que odeia a Clary, odeia os mundanos, odeia e situação e odeia basicamente tudo. No decorrer da história ele acaba amolecendo, e você percebe que ele só é do jeito que é por que foi forçado a crescer muito cedo, muitas vezes fazendo papel de pai para sua irmã e Jace.


Isabelle Lightwood é irmã mais nova de Alec e é a personagem feminina mais GIRLPOWER da história da humanidade. Ela é caçadora de sombras desde que nasceu e é muito forte. Além de ser uma ninja, Isabelle também é simplesmente a garota mais linda que muitos rapazes Caçadores de Sombras já viu, por isso é muito disputada e conhecida por destruir corações por aí.


Magnus Bane é um feiticeiro de mais de 400 anos, e simplesmente o personagem mais FABULOSO da série. Ele dá festas incríveis, é pansexual e adora dar respostas irônicas para todo mundo. Ele é muito poderoso e frequentemente ele ajuda os Caçadores de Sombras em suas empreitadas, e é numa dessas que ele conhece Alec Lightwood...


Valentim Morgenstern é o vilãozão da série, e um personagem muito importante em todos os sentidos. Ele é o causador de toda essa guerra interna dos Caçadores de Sombras, é o causador da discórdia entre os membros do submundo e eles mesmos/os Caçadores de Sombras e basicamente é o cara que todo mundo odeia.
Quando ele volta para tocar o terror na Clave é que o bicho pega. Ah, ele é pai da Clary, como já dito. Aaah, lembra do começo do post, quando eu disse que os Caçadores de Sombras não tem poderes próprios, apenas o poder das runas, que é temporário? Valentim não gosta disso. Nem um pouco. Nadinha mesmo.


Eu amo Os Instrumentos Mortais incondicionalmente, nada no mundo pode me fazer deixar de gostar desta série. Ela me trás lembranças incríveis e foi uma das primeiras sagas literárias que eu li. Agora que terminei o sexto livro, nem sei mais o que fazer da vida. Terminar uma série é como se despedir para sempre de um amigo que você ama. Você até pode até reler os livros, mas nunca vai ser a mesma coisa. Nunca vai haver a surpresa, nunca vai haver a expectativa de que as coisas fiquem bem. Você já sabe quem morre, quem vive, quem é o traidor, quem é o amigo. Mas eu não iria querer me esquecer dessa série, nunca. Eu lutei ao lado dos Caçadores de Sombras, vesti meu uniforme de batalha e empunhei minha estela até o último segundo. 

Meu Deus, como vou sentir falta desta série! Obrigado, Tia Cassie. Obrigado.



"Livremente servimos

Porque livremente amamos, conforme nosso arbítrio

De amar ou não; assim nos reerguemos ou caímos."


Cidade do Fogo Celestial

4 comentários:

  1. Oii, ahn..Nath né? Eu só posso dizer uma coisa...EU LI TODOS OS LIVROS TAMBÉM (não por ebook, mas por papel mesmo, pegar livros emprestados é vida demais ><) !!!!!!
    E sobre os personagens, concordo com tudo. Simon o melhor nerd de todo o mundo. Jace, realmente o cara mais foda do universo. Izzy, mano sem palavras para ela, aquela linda. Alec, apenas duas palavras, gay encubado, esse é o problema dele. Clary, hm...Acho que ela realmente é a unica que eu não gosto. Irônia né? Não gostar da protagonista. Mas eu não gosto dela, sei lá, acho ela sem sal. Ela dificulta demais as coisas que são simples. Bom, não vou criticar a Clary, eu não a curto muito.
    Enfim, Tia Cassie caprichou e para quem ler esse comentário, eu super MEGA BLASTER RECOMENDO.

    PS: Para mim os melhores livros são os 3 ultimos, finish.

    XOXO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha, adoro o Alec, ele vai se abrindo muito durante a série e isso é o melhor dele. No começo eu não gostava da Clary também, mas aprendi a apreciá-la a seu modo. Eu gosto dela como protagonista :p
      Eu adoro todos os seis livros. Acho que os primeiros três livros formam um arco (que é o de descobrir os instrumentos, derrotar Valentim, etc) e os três últimos seguem outro diferente, mas conectado (conseguir conciliar todas as criaturas do Submundo e finalmente derrotar Sebastian). Enfim, amo a saga e mal posso esperar pelo seriado <3

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D