sábado, 9 de novembro de 2013

Tipo Destino, de Susane Colasanti

Tipo DestinoAutora: Susane Colasanti
Título Original: Something like fate
Editora: Novo Conceito
É bom?: ★★★★
Páginas: 288
Sinopse: 
Lani e Erin são melhores amigas, embora não tenham muito a ver uma com a outra. Lani é uma taurina tranquila e Erin é a impetuosa leonina. Uma adora Astrologia (e outras artes adivinhatórias também) e ficar em casa; a outra gosta de pessoas e baladas. Suas preferências — incluindo pizzas e meninos — são bastante diferentes, ou eram, até que Erin começou a namorar Jason… Assim que Lani conheceu o namorado de Erin, sentiu uma enorme conexão com ele. Uma sensação de que já se conheciam a vida toda. E, apesar de acreditar que ele sentia o mesmo, ela sempre soube que Jason estava fora de cogitação, afinal, ele era quem ele era! Ela decidiu ignorar seus sentimentos. Não importava o quanto quisesse ficar perto de Jason, nada a demoveria da ideia de se manter distante dele. Então, Erin viajou durante todo o verão…


Assim como o primeiro livro que li de Susane Colasanti, Bem Mais Perto, Tipo Destino não tem nada demais. É apenas um drama adolescente bobo e típico. Mas, gente, por mais que geralmente eu tenha até reação alérgica quando chego perto de um livro desses, eu não consigo deixar de gostar dos livros da Susane Colasanti.

Tipo Destino conta a história de Lani, uma garota que, como todo mundo, tem uma melhor amiga. Erin é popular, divertida e tem muitos amigos. E, no passado, esteve envolvida num acontecimento que transformou as duas em "irmãs de alma". Além de Erin, Lani tem alguns outros amigos, como Blake, um rapaz simpático que ainda não saiu do armário publicamente, que a propósito é meu personagem favorito do livro.

Eis que, num belo dia, Erin surge com um namorado novo, Jason. Desde o começo o garoto parece ter alguma espécie de atração por Lani, e Blake insiste em dizer que eles foram feitos um para o outro. Lani, por outro lado, tem medo dessa ideia, pois não quer roubar o namorado da melhor amiga. Mas, com o tempo, é inevitável reparar nas coisas que os unem. Erin quer muito que Lani e Jason passem um tempo juntos, para que ele possa falar coisas legais sobre ela para Lani, mas esse tempo que supostamente devia incrementar algo à relação de Jason e Erin se transforma em Jason e Lani se apaixonando. 


Por causa de toda a fixação de Lani por astrologia, não consegui deixar de pensar nos trolls de Homestuck. Cada um segue um signo do zodíaco. O meu signo é Aries, qual o seu? Diga nos comentários =D
A escrita da Susane é muito divertida e te prende muito. Eu tenho 16 anos e a maior parte dos livros que leio tem personagens com uma idade próxima ou igual à minha. Mas o que muito me incomoda na maior parte do tempo é que os livros são escritos por autores mais velhos que não conseguem passar a ideia de adolescente. Digo, não que eu queria um livro povoado de gírias e palavrões, mas acho que a narrativa mais simples, ou melhor, que simplesmente não pareça um quarentão que encarnou no corpo de uma menina de 15 anos, seria agravável para o público alvo. Susane tem a voz perfeita de adolescente, talvez por que tenha trabalhado ao lado deles por muito tempo como professora, talvez por não ser muito velha.

Agora o motivo das três estrelas é bem simples: a história tem furos. Tipo, tudo bem essa fixação louca de Lani por astrologia, isso é normal e tenho amigas que são assim, mas acho que todo mundo consegue encontrar umas dez coisas em comum com qualquer pessoa, e isso não faz de ninguém nossa alma gêmea. Mas parece que o fato de Jason gostar das mesmas coisas - mesmo que coisas estranhas - que Lani o transforma no amor da vida dela. Achei um absu. (Sim, isso é uma piada envolvendo um trecho do livro).
No geral, o livro é legal e eu realmente gostei. Mas não passa de uma história bem bobinha de amor adolescente. Recomendo para quem gosta do gênero. 


Livros da autora já publicados no Brasil:

Bem Mais PertoEsperando por Você Tipo Destino

Livros da autora publicados nos EUA:

All I Need When It Happens Keep Holding On Take Me There

E você,  já leu algum livro da Susane? Pretende ler? E não esqueça de dizer seu signo! õ/

9 comentários:

  1. Tenho os três livros da Susane e até hoje não li nenhum... Minha meta pra 2014 é ler todos logo, parecem ser bem simples e legais...

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li "Esperando por Você", mas os dois que já li eu curti ><

      Excluir
  2. O livro parece ser bom, uma pena que a história não tem aquele a mais né rsr
    Beijinhos
    Instagram
    Facebook do blog
    PARTICIPE DO SORTEIO NO BLOG E CONCORRA A GANHAR UM LINDO VESTIDO
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Nath!
    Tenho alguns livros da autora aqui... A princípio eles tinham me interessado, mas deixaram de ser minha prioridade com o tempo, rs. Até gosto desses romances mais bobinhos, mas as vezes sinto que não é mais a minha cara ler isso, e muitas vezes me incomoda a imaturidade de alguns personagens :~ (Também, já estou com 21! hahaha).
    Com certeza parece um livro daqueles que é para ler depois daqueeeela ressaca literária, para não forçar muito a cabeça, rs.
    Beeijo, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, personagens imaturos são o pior de tudo! Ou aquele personagem que acha que é imaturo mas faz tudo certo, mas irrita mesmo assim lol

      Excluir
  4. OI estou louca para ler um livro dela! Muitas professoras ja indicaram-me eles mas ainda não consegui ler! :/
    Bjs, me segue se ja segue ignora e comenta por favor ajudaria muito.
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/11/o-guardiao.html

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro dessa autora, Nath.
    Porém, esse livro Tipo Destino é um livro que a capa não me chamou a atenção. Não gosto de histórias que envolvam traição. Sei lá. É um jeito de prender o leitor que não funciona comigo.
    Eu não acredito em astrologia, assim, literalmente, ao pé da letra. Como se fosse uma espécie de alma gêmea. Concordo contigo. Isso não significa nada, ah, sou do signo de virgem rs.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o livro não envolve traição, mas sim confusões adolescentes. Nem eu acredito, mas acho maneiro õ/

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D