quarta-feira, 6 de novembro de 2013

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra, de Robin Sloan

A Livraria 24 horas do Mr. PenumbraAutor: Robin Sloan
Título Original: Mr. Penumbra's 24-hour Bookstore
Editora: Novo Conceito
É bom?: 
★★★★
Páginas: 288

Sinopse: 
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…





A melhor palavra para descrever o livro A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra é "peculiar". Não num mau sentido, mas no melhor possível. Desde seu plot, totalmente novo e diferente, até cada um de seus personagens.

A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra conta a história de Clay, um homem que não é nem jovem nem velho, cuja carreira como designer tem despencado cada vez mais rápido rumo ao desemprego. Um Clay desempregado sai em busca de um trabalho quando encontra um anúncio simples: precisa-se de um atendente para o turno da noite numa livraria. Nenhuma experiência é necessária. Parece a oportunidade perfeita.

Assim Clay é o mais novo atendente da Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra. No entanto não demora muito para Clay começar a se indagar a respeito da loja: por que estar aberta 24 horas por dia se, pelo menos durante a noite, nenhuma alma viva visita o lugar? Por que, quando alguém por milagre entra na loja, Clay tem que anotar num caderninho todos os aspectos físicos da pessoa, como a roupa e até o penteado que estava usando? Por que há uma prateleira com livros velhos (o Arquivo Pré-Histórico) que ele não tem permissão para ler? Por que só umas pessoas velhas com aparência peculiar vem ALUGAR, e não COMPRAR os livros daquelas prateleiras, justo de madrugada? O que há de tão estranho no dono da loja, o esbelto e rústico Mr. Penumbra?



O símbolo da livraria, que é muito importante na história :3
Essas são as perguntas que dançam na cabeça de Clay enquanto ele constrói uma versão virtual da biblioteca. Nesse meio tempo ele se lembra de sua série favorita de livros, As Crônicas da Balada do Dragão, lembra-se de seu melhor amigo do colégio, agora o rico dono de uma empresa cuja especialidade é projetar seios virtuais para jogos de video-game, Neel; e, mais importante, conhece a jovem garota maluca que trabalha no Google, Kat Potente.

No meio de tantas lembranças, desejos de sucesso e um amor platônico por Kat, Clay acaba descobrindo algo perturbador graças à sua Livraria virtual. E então sua vida muda completamente, unindo os livros e conhecimentos mais antigos do mundo à sofisticada tecnologia que apenas o Google tem a oferecer.




Mais do que uma aventura fantástica insanamente real, A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra mostra que todas as mudanças e aperfeiçoamentos vem para o bem, não para o mal. Os livros serão substituídos pelos e-books? Eventualmente. Os livros serão esquecidos? Jamais.

Robin Sloan e sua obra desaparecerão, um dia, como tudo. Se eu vou me esquecer desta história enquanto viver? Certamente que não. Pegue seu exemplar, arranje um bom assento e não se esqueça: tudo acontece por um motivo.

  

Então, já leu esta obra-prima? Pretende ler? Qual capa você mais gosta? Comente :3
Festina Lente!


6 comentários:

  1. Oi garota, adorei a resenha e fiquei super afim de ler o lívro, vc me instigou. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nath, essa foi uma das minhas melhores leituras! Apesar de eu ter ficado um poco triste por terem descoberto o segredo - e como foi feito, acho que não gostei de ver a tecnologia sobrepujando a mente humana, mesmo que no final não tenha sido bem assim - o livro tem uma coleção de personagens interessantes que me cativou. Vale muito a pena ler ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei muito bom eles terem descoberto o segredo, acho que mereciam depois de tanto trabalho. Eu ainda acho que a tecnologia vem pro bem, não pro mal, e acho que a gente tá só no início do futuro. Enfim, os personagens são mesmo incríveis <3

      Excluir
  3. Oi Nath, tudo bem?
    eu ainda não li esse livro, mas só leio elogios. Mas confesso que a sua resenha foi a que mais despertou a curiosidade em mim. Vou tentar ler o mais breve possível esse livro.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D