quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resenha de Cilada, Harlan Coben


Título: Cilada

Editora: Sextante
É bom? ★★★
Páginas: 272
Sinopse: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página



Só é necessária uma coisa na capa de um livro para que ele se torne um sucesso: o nome do Harlan Coben.

Talvez eu esteja sendo levemente precipitada, afinal de contas, só li dois livros dele na minha vida: "Confie em mim" e "Cilada". Mas estes dois livros estão entre os melhores romances policiais que já li na minha vida.

Assim que o livro chegou na minha casa (cortesia da Editora Arqueiro, que faz livros simplesmente incríveis) minha mãe pegou e disse "Nossa, que capa bonita". Quando li a sinopse para ela, senti que ela ficou meio tensa, haha XD

Enfim, o livro começa com Dan Mercer, um assistente social. Ele recebe uma ligação de uma garota desesperada e parte para encontrá-la. O que ele não sabia era que aquilo tudo era uma cilada para pegar um pedófilo. Wendy Tynes, uma repórter, tem um programa de televisão onde pega pedófilos e os expõem para a sociedade. Dan é a nova vítima de Wendy. 

No entanto depois de um tempo, Dan é inocentado e Wendy não se conforma com isso. Mas logo Dan é morto por um dos pais de crianças que acusaram Dan de ter estuprado seu filho, Ed Grayson. Wendy é a única testemunha. E, o pior de tudo: um pouco antes da morte de Dan, ela estava começando a pensar que podia estar errada ao respeito dele e que ele podia não ser um pedófilo.

Do outro lado da história está Haley McWaid, uma adolescente muito bem comportada e aluna exemplar. O único problema é que ela está desaparecida e não há nenhuma pista do que lhe aconteceu.

A história de Dan, Wendy e Haley se choca numa situação improvável e eletrizantes. Aliás improvável e eletrizante são duas palavras que eu facilmente escolheria para descrever este livro. O enredo dele é tão intricado e, ao mesmo tempo, o livro não fica monótono com tanta coisa a ser desvendada. Acho que o que eu mais gostei neste livro é que não foi um detetive que foi resolver o mistério, mas uma repórter. Isso deu um toque diferenciado ao livro.

E, além de toda a bagagem criminal que já esperamos do livro, ele também é muito emocionante. Desde a pena que você sente por Dan, as lágrimas que você derrama pela família desesperada por respostas de Haley e todos os sorrisos que você desperdiça com as falas rápidas e inteligentes de vários personagens. E, a mais intensa das emoções que você sente: a compaixão pelo erro de Wendy e sua missão em tentar se redimir. O livro é, além de instigante, muito emocionante.

E, sim, Harlan me enganou perfeitamente! Não consegui descobrir o mistério do livro. Na verdade, ele fez uma coisa tão bem feita que tudo indica uma conclusão óbvia. Mas depois, no final, você estava seguindo na direção errada sem saber, mesmo tendo tido (?) a oportunidade de seguir o raciocínio correto. Acho que soei confusa nesse paragrafo. Leia mais algumas vezes e você vai entender.

Bom, eu adorei o livro e pretendo ler todas as outras obras do Harlan Coben. Ele é um dos melhores autores do gênero.

E bom, eu simplesmente AMEI o final do livro. Tudo o que eu NÃO esperava aconteceu. Juro, tudinho. O Harlan acabou com todas as minhas suspeitas de uma forma TÃO genial que me sinto meio idiota. E ele seguiu todas as regras para a criação de um romance policial, o que me deixou muito feliz! Me pegou dessa vez. A última frase do livro me causou muitas lágrimas. Adorei todos os personagens (inclusive o Win, haha) e principalmente a Wendy. Pretendo colecionar os livros do autor. Estou louca pelo próximo na minha lista!



17 comentários:

  1. Oi Nath!
    O enredo deste livro, pela sinopse, me lembra de algum filme adaptado de uma história qualquer do Stephen King (não lembro do nome agora, mas creio ser O Milagre ou algo do tipo, rs), em que a pessoa é injustamente acusada e morta na cadeira elétrica. Novamente, acho.
    Lembro que adorei tal filme, e já que tive uma ótima experiência com Coben em 'Refúgio', espero não me decepcionar em 'Cilada'!
    Vinícius
    Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que já ouvir falar e, agora que você falou, faz todo sentido! #xokada
      Mas a história é diferente, sei mais ou menos do que falas >< Dizem que Cilada é o melhor livro do Harlan, então acho que vc vai curtir!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Nath!
    Puxa como só vejo resenhas ótimas e positivas sobre os livros do autor, cada vez mais quero conhecer suas narrativas!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ai, a cada resenha que leio de livros do Coben fico mais envergonhada.
    Sei que não faz muito meu estilo mas como assim que nunca li nada dele? Ainda mais com todo este sucesso que os livros dele fazem.
    Enfim, ainda pretendo ler algo dele esse ano. Tenho uma amiga que tem vários livros dele e pretendo pegar emprestado :)



    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que os romances policiais não sejam seu estilo, o Harlan te faz ler o livro. A narrativa dele é leve, muito boa! Não é como aqueles livros cheios de termos técnicos. E as histórias são bem humanas, cheias de emoções envolvidas, não só um detetive fazendo seu trabalho.

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi!
    Eu quero muito ler esse livro do Harlan. Ele sabe como prender bem o leitor. Só li dois livros dele.
    Sobre a resenha, só fiquei mais ansioso! Espero lê-lo em breve, Nath.
    Tipo, ele consegue nos enganar direitinho, né? rs
    Parabéns pela resenha e amei o novo layout! *-*
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aham, ele é muito malvado u.u Eu também li só dois dele, mas tenho outros dois para ler! *O*

      Obrigado ><

      Excluir
  5. Simplesmente morro de vontade de ler este livro.
    Amei sua resenha e fiquei imaginando a reação da sua mãe, rs.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aposto que sua imaginação é muito mais engraçada que a reação de verdade, mas tá valendo kkkkk

      Excluir
  6. Para falar a verdade, minha primeira impressão com Harlan, não foi tão boa - me decepcionei. Mas ainda vou continuar lendo os livros dele, porque romance policial é meu gênero favorito.

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, isso é normal D= Não dá para agradar a todos. É que tem gente que prefere os policiais mais detetivescos e os do Harlan não são bem assim ><

      Excluir
  7. Oiii!
    Eu me sinto um monstrinho e meio ridícula já por não ter lido nada do Harlen Coben! Só escuto elogios SEMPRE e Cilada é um livro que eu tenho vontade de ler desde antes de ter blog! Ou seja, um desejo antiiiigo... Mas, até hoje, não consegui nem compra-lo :( Esta nas minhas metas de 2013 ler algo do Harlen e acredito que será Cilada! rs.

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me sinto assim por nunca ter lido nada do Rick Riordan haha XD Normal, nós não podemos ler todos os livros do mundo (infelizmente). Mesmo assim recomendo que você leia pelo menos um dele e diga o que acha. Não podemos ler todos, mas podemos ler os melhores!

      Beijos!

      Excluir
  8. Admito que nunca li nada do autor, mas tenho muita curiosidade, já que ele é tão elogiado. Acho que a única coisa que me impede de comprar algum título do Harlan, é por nunca ter me arriscado no gênero que ele costuma escrever, então sempre fico com aquele medinho de não gostar, sabe? ~.~ . Mãaas, quem sabe nesse lindo ano de 2013 eu finalmente não me arrisco em algum livro dele né? afinal, são tantos e tão bem elogiados, que é quase impossível não gostar, né? kkkkkkkkk.

    Beeeeeeeijinhos e um ótimo final de semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM QUE LER! haha XD
      Eu também não era muito de ler policiais. Na verdade, recomendo que vá até a biblioteca e alugue um primeiro. De preferencia, da Felina Cristina (A Gata Christie). Eles são curtos (120 páginas em média) e você lê num só dia. Recomendo altamente!
      Depois de ler uns 5 dela, compre Cilada (dizem ser o melhor do autor) e me diga o que achou!

      Beijos!

      Excluir
  9. Então... Realmente falam muito bem do cara. Mas como prefiro ler história nesse gênero quando são ambientadas em outras épocas, acabo não ficando lá muito interessada nos livros atuais ><
    Ler, ler, eu leria se alguém me emprestasse; confesso que eu não o compraria já que tenho tantas outras prioridades.
    Mas uma coisa eu gostei muito, adoro quando o autor surpreende completamente no final. Adoro, adoro, adoro fugir do obvio, apesar de amar algo clichê de vez em quando. Mas adoro. Ruim é que se eu fosse ler já teria isso em mente então a surpresa diminuiria um pouco, mas tenho certeza que não deixaria de ser excitante :]

    Bj o/

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D