segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Feliz dia do leitor! õ/


Olá, seus lindos! Hoje é nosso dia, dia dos leitores!
Com que livro pretendem comemorar essa fabulosa data? Estou lendo Morte Súbita *O*
Bom, eu não queria fazer um retrospectiva literária de 2012. Mas então decidi fazer por que sou uma pessoa indecisa e sei lá, deu vontade!
Vamos ver o que aprontei ano passado:

Li exatamente 90 livros. O primeiro do ano foi Binno OXZ e o Clã de Prata, de autor nacional! O último foi Dezessete Luas, o segundo da série Beautiful Creatures.

10 melhores livros de 2012:

1 – Divergente
Livro mais do que maravilhoso! É uma distopia. Sério gente, amo Jogos Vorazes, mas achei Divergente muito melhor. As cenas, os medos, as superações... nossa! Os personagens são muito bons e as cenas, lindas! Minha favorita, que me fez sentir o ar no rosto e a adrenalina no sangue, foi a da tirolesa. Amei o livro e espero loucamente pela continuação, que parece que vai sair em maio deste ano =D


2 – A Culpa é das Estrelas
Primeiro livro do John Green que leio e já virou um dos meus autores favoritos. Conta a história linda da Hazel, uma garota que é paciente terminal e tem câncer de pulmão, e de Augustus, um rapaz que está livre do câncer e que amputou uma perna. Chorei muito com o livro e preciso adquirir urgentemente os demais livros do João Verde.


3 – Dezesseis Luas
Primeiro livro da série Beautiful Creatures, Dezesseis Luas é um livro sobre bruxas, mais precisamente, Conjuradores. Conta a história de Ethan, um rapaz que odeia a cidade em que mora, até que conhece uma garota misteriosa que tem família na cidade ele e, é CLARO, vai morar lá. O livro é maravilhoso, e o melhor é que mês que vem estréia o filme! *O*


4 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe
Meu filme favorito da saga é também meu livro favorito. Eu já tinha visto todos os filmes de Harry Potter, mas ainda não tinha lido os livros. Comecei a ler em janeiro e já tinha terminado em março, foram lindos! Adorei demais ler a série. Foi difícil escolher qual livro gostei mais, mas no final foi, sim, Harry Potter e o Enigma no Príncipe =D


5 – A Esperança
Desfecho da trilogia mais amada de 2012! Todos estavam na expectativa de como seria o final de Jogos Vorazes e o livro não decepcionou. Digo, fora o fato de o livro parecer se religioso (um pássaro branco debaixo dos dizeres "A Esperança" causa equívocos"), é muito legal! Cadê o filme de Em Chamas? 


6 – Jogador Número Um
Este livro me conquistou totalmente. Se passa no futuro, numa sociedade onde a realidade é tão miserável que passar o dia todo dentro de um jogo de realidade virtual é o único jeito de ter uma vida digna. A vida de todos gira em torno do O.A.S.I.S. As pessoas trabalham no jogo e consumem produtos ali. O jovem Wade é uma dessas pessoas que vivem dentro do OASIS. Ele não é bonito, mas é um grande nerd. E ser nerd é essencial num mundo onde o maior prêmio em dinheiro depende do seu conhecimento sobre video-games, seriados antigos e filmes sobre robôs! Eu amei demais este livro <3 Tomara que vire filme.


7 – Binno OXZ e o Clã de Prata
Ae, um livro nacional! Foi o primeiro livro de 2012 e eu o amei do fundo do coração. Conta a história de Binno, um garoto que não sabe muito sobre suas origens, mas está prestes a descobrir. É um livro de ficção-científica futurístico e tecnológico. Simplesmente maravilhoso. Aliás, a arte interna do livro é MARAVILHOSA. Leiam, sério.


8 – O Mapa do Tempo
É sobre viajem no tempo, então é magnífico! Na verdade, nem todo livro sobre o tema é bom, mas vemos isso mais adiante. Enfim, eu li o Mapa do Tempo esse ano e o amei tanto que nem cabe em palavras. Eu queria VIVER a história deste livro, ela é linda! Mas cuidado, viajantes que ainda são novatos: o livro é 85% narração. Sim, há pouquíssimos diálogos. Se você quer mesmo ler e tem disposição para tanto, vá em frente. Está prestes a ter uma experiência sem igual.


9 – Garotas de Vidro
Este livro é forte, e por isso gostei dele. Trata de vários temas que pessoas tentam fingir que não existem: bulimia, anorexia, auto-mutilação, depressão e suicídio. Sabe, você nunca diz "Cara, é só câncer de pulmão, relaxa!". Por que dizer que é "apenas depressão"? É um problema grave, também. Só quem já passou por essas coisas sabe como é. É por isso que amo a autora. Ela teve contato com várias garotas guerreiras que contaram a ela suas experiências e escreveu um livro de alerta maravilhoso. Eu te amo, Laurie! <3

10 – A Invenção de Hugo Cabret
Ainda não leu o livro e nem viu o filme? VÁ CORRENDO! A história é linda demais. É um misto de biografia com ficção. Conta a história de Hugo, um garoto órfão que mora dentro de uma estação de trem, arrumando os relógios na Paris de 1910. Tudo começa quando ele tenta roubar algumas peças de uma loja de brinquedos (autômatos, na verdade) e o dono o pega. O livro é lindo, todo ilustrado pelo autor, e o filme tem imagens fabulosas, como essa que coloquei para ilustrar o post. Sim, tem essa cena no filme! É maravilhoso mesmo, te dá uma aula sobre cinema que você nunca vai esquecer!


 Menção honrosa: O Círculo de Pedra
Este livro é incrível! Ele em 600 páginas, mas a história é tão incrível que você não consegue desgrudar de jeito nenhum. Eu li ele em 5 dias (um bom tempo, contando que tenho vida social, haha). O livro conta a história de cinco crianças de países diferentes do mundo e que vão estudar num internato. Lá se metem em mil e uma confusões (não necessariamente apenas no internato... SPOILER!). Eu recomendo ele. Não entrou nos favoritos mas quis falar que é bom mesmo assim =D


Três decepções de 2012:


1 – Conselho de Amiga
Três defeitos que destruíram o livro:
1 - Todas as personagens são fúteis, superficiais e parecem a mesma pessoa. Desde a personagem principal até a vendedora da loja, que fala uma vez no livro. Parecem a mesma pessoa falando, agindo e pensando.
2 - A história não tem rumo! A autora começa com uma coisa, no meio aparece outra, depois uma outra e termina de outra forma, e nenhum acontecimento tem uma conexão entre si. 
3 - A narrativa dá sono. Sem mais.


2 – Branca de Neve e o Caçador
Simplesmente não gostei. O livro foi chato, a narrativa vaga, cheia de furos! Não vi o filme, mas tenho certeza que é melhor que o livro. Os autores do livro (são quatro para escrever menos de 150 páginas) não nasceram para isso e é melhor ficarem apenas como produtores cinematográficos. Odiei o livro, sim! Olha, eu sei que a diagramação é linda, as ilustrações também, mas isso não muda que a história é um fracasso. Pronto, falei.

3 – Tempest

ODIEI ESTE LIVRO. Sabe gente, meu tema favorito é viajem no tempo. Amo DEMAIS qualquer tipo de ficção científica com o tema. O Mapa do Tempo, que listei como um dos melhores do ano, é um livro com o mesmo tema de Tempest, e eu amei. 
Mas Nath, por que não gostou de Tempest? Em primeiro lugar, eu não só não gostei como odiei. Não terminei de ler, mas li 70% do livro. Em segundo lugar, eu digo mesmo: NÃO RECOMENDO.
Agora vou explicar por que: O livro é superficial. A narrativa masculina é um saco e parece uma moça narrando. Diferente do Ethan de Dezesseis Luas, que parece mesmo um homem quando narra. Mas enfim. Jackson tem o poder mágico de viajar no tempo. Já começou errado. Como assim, poder sobrenatural? VIAJEM NO TEMPO É UMA POSSIBILIDADE! Se pudéssemos criar uma máquina maior que o planeta e colocar uma pessoa numa cápsula que viaja na velocidade da luz, teríamos uma máquina do tempo que viaja pro futuro! É possível, mas inviável. Ou seja, a partir do momento em que você escreve um livro com este tema, ele é FICÇÃO CIENTÍFICA, e não um SOBRENATURAL.
Outro ponto: a ideia de viajem no tempo do Jackson não faz sentido. Ele vai pro passado, DEIXA O CORPO NO PRESENTE, viaja espiritualmente (ou seja lá como foi que a autora criou essa... ideia de viajem no tempo), mas mesmo estando só com o espírito lá ele pode interagir e fazer o que quiser. E, o melhor: quando ele volta pro futuro, nada aconteceu! Surpresa! Ah, desculpe. Não posso engolir uma coisa mal feita e mal pesquisada dessas. Eu escrevo um livro sobre Viajem no Tempo e, sem modéstia nenhuma, o enredo é melhor que o deste livro.

Senti que esculachei demais este livro, nossa. 
*respira fundo*

Minha meta de 2013 é ler 50 livros. Se eu cumprir esta meta, fecho o ano feliz! Estarei trabalhando a partir de fevereiro e estou feliz com meu emprego de bibliotecárias, mas não me sobrará muito tempo para leitura. Só espero amar mais os livros que tenho e me apaixonar por mais histórias. Que 2013 traga livros tão bons quanto esses de 2012! 

Bom gente, foi isso!
Meu ano de 2012 foi muito movimentado, eu diria. Espero ler bastante em 2013!
Feliz ano novo atrasado a todos!



Só para finalizar, uma foto bem feliz da minha pessoa com o melhor livro de 2012 *-----*
Até o próximo post, seus lindos!

11 comentários:

  1. Adorei a sua retrospectiva *-----*
    morro de vontade de ler os livros de HP, mas eu já assisti milhões de vezes os filmes, então quando eu fui pegar o livro pra ler já não tinha mais graça \\\: mãaas, eu ainda pretendo lê-los! \o
    Estou loooooooooooouca pra ler Divergente, e o tanto que você elogiou esse livro só faz com que eu surte ainda mais para tê-lo *o* . Ganhei de natal 'As Invenções de Hugo Cabret' junto com mais alguns livros, só que ainda não chegou )): estou beeem curiosa em relação a esse livro *u*
    Acredita que tinha um exemplar de 'O Mapa do Tempo' à venda no mercado aqui perto de casa? te juuuro menina! implorei pra minha mami levar, mas ela disse que eu já tinha livros demais ): sem falar que custava R$40 D:
    Que pena que não curtiu 'Branca de Neve e o Caçador' \: realmente, é uma história bem superficial mas isso também se deve ao fato do livro ter sido escrito após o filme, com base no roteiro da história e tal, aí já viu né? s: mas eu garanto que ela faz mais sentido quando você assiste o filme u_u
    Enfim, já me prolonguei demais aqui u_u saudhiuahsdiuhsaiudhasiud. Última coisa: você vai trabalhar de bibliotecária? que legaaaaaal! *o*

    Beeeeeeeeeeeeeeijinhos e uma ótima semana! :*
    www.linguadoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, leia! Os filmes são bons e muito fieis aos livros, mas algumas cenas foram tiradas e é sempre bom dar uma conferida na história original. Os livros são divertidos e você não demora muito para devorar os sete!
      O livro do Hugo é longo, mas ilustrado, dá pra ler num único dia (como eu fiz).
      Jura? =O Devia ter comprado! Eu aluguei na biblioteca da escola, mas pretende comprar ele só para ter. Ele é mesmo carinho por ter quase 500 páginas, mas é muito bom! Se tiver a oportunidade, leia!
      Eu pretendo ver o filme, sim, mas o livro foi imperdoável T.T
      Vou *O* começo semana que vem, acho.
      Beijos!

      Excluir
  2. Pretendo ler Divergente esse mês, será que vai se tornar o melhor de 2013 pra mim? Hahah E Jogos Vorazes, sem comentários pra essa lindeza <33

    Beijos!
    entaoqsd.blogspot.com.br
    & confesionesenpalabras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, você NÃO VAI se arrepender! Não se vira teu favorito, mas tenho certeza que vai ganhar uma cotação alta, haha ><

      Excluir
  3. Feliz dia do leitor atrasado haha.
    Amei, amei e amei seu top e melhores livros de 2012. Vários livros em comum comigo :)
    As decepções, concordo com as duas primeiras pois ainda não li Tempest. Tenho que dizer que estava curiosa para ler mas agora fiquei com um pé atrás. A última coisa que preciso no momento é ler um livro em que um homem narra mas parece mais narração de mocinha chata :(

    Gostei bastante da sua sinceridade.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que não sou só eu que detestei estes livros, haha. Achei muito fracos. Eu sou da seguinte opinião: se você tem vontade de ler um livro, vá em frente e leia, mesmo com alguma opinião negativa. Tente não se influenciar por mim, meu gosto é duvidoso o.O

      Beijos!

      Excluir
  4. Nath,

    Adorei sua lista, muitos livros que eu amei nela:"A Invenção de Hugo Cabret", "Garotas de Vidro", "Jogador Nº1" - maravilhoso! - "Harry Potter" e o "A Culpa é das Estrelas". 2012 foi um excelente ano de leitura pra mim - e parece que aqui também né - então espero que 2013 se ja tão bom quanto.

    Boas leituras pra todos nós ;)

    Grande braço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Invenção de Hugo eu achei LINDO! Amei o livro e o filme (sério, o diretor de filmagem de Hugo merecia o Oscar!). Jogador N1 é maravilhoso mesmo, amei demais, preciso comprar ele, li por ebook D=

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Nath,

    Com seu comentário lá no blog fiquei super curiosa com a leitura de Morte Súbita. Quero ler logo agora! A Culpa é das Estrelas e Garotas de Vidro são dois livros que li e que gostei bastante. Ah, também li A Esperança, é o melhor da trilogia *-*

    Jogador Nº 1 e Divergente já estão na minha estante aguardando a leitura. Sério que Enigma do Príncipe é o seu HP preferido? É o que eu menos gosto. E o filme me decepcionou por conta de algumas mudanças :/

    Adorei o post!

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi a intenção MUAHAHAHAHA -q
      Sério, eu amei e odiei aquele final T.T
      Eu achei Em Chamas o melhor da trilogia, mas A Esperança é mesmo lindo! Nenhum dos livros tem qualidade inferior ao outro, é só o foco deles que muda. Amo essa trilogia <3
      Eu os sugiro como próximas empreitadas, haha XD São bons demais para não serem lidos! Eu também tive uma época de ter raiva das mudanças no filme, mas foi o livro que mais me deixou com o coração na mão, então é meu favorito ><

      Beijos!

      Excluir
  6. Eu preciso ler Divergente por tudo o que é mais sagrado, tu não pode falar essa coisas para fãs de distopias como eu U.U
    Meu livro favorito da série tbm é o Enigma do Príncipe sem sombra de duvidas, mas diferente de você, para mim o Enigma do Príncipe foi o pior filme. Não sei se foi pq eu esperava demais...
    Até agora só vi gente falando que Esperança não foi lá essas coisas. Mas desse ano não passa, vou ler Esperanças pra pelo menos ver se eu acabo com uma das milhares de series que comecei.
    Amei Garotas de Vidro, tbm foi um dos meus melhores de 2012.

    Ashuahsuahsua, parecem a mesma pessoa ashaushausa. PARECE UM HOMEM QUANDO FALAR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Agora bem aí, como assim ela vai pro passado aí volta pro futuro e nada aconteceu? Faça-me o favor. Agora que desistir de vez do livro ¬¬’

    Adorei o post. Bjão o/

    -Amigas Entre livros-

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D