terça-feira, 30 de outubro de 2012

Starters, Lissa Price



~ ♥ ~

Oi pessoal, como estão?
Trouxe hoje a resenha de um livro que foi meio difícil para mim. Digo, eu gostei de Starters! Realmente adorei! O difícil foi ver que meu livro, chamado Vertigem, teve o tema de aluguel de corpos roubado! Tá que no meu livro não era aluguel, era compra de identidade, mas enfim. 
Leiam essa resenha e tirem suas conclusões!

                                                                       ~ ♥ ~

StartersTítulo original: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368

É bom?: ★★★
Sinopse: Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Terminais — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...


Confesso que, com essa moda distópica que se instalou depois de Jogos Vorazes, eu não esperava muito de Starters. Claro que o tema era interessante e até eu mesma já tinha pensando em escrever um livro com uma premissa parecida. Afinal de contas, o sonho da humanidade sempre foi viver eternamente. Afinal, nós sempre buscamos maneiras de prolongar nossas vidas, de burlar doenças, de parecermos sempre jovens e de consertarmos nosso corpo por dentro. Quanto tempo falta para a humanidade conseguir a "cura" para a morte? Se não uma cura, talvez uma solução provisória esteja por vir? Bom, em Starters isso já é possível.

"Bem vindo à Prime Destinations. Aqui nós podemos te trazer de volta aos dias de juventude. Basta alugar um corpo e cuidar dele até o final do prazo". Esta é mais ou menos a premissa da Prime Destinations, um banco de corpos, onde adolescentes alugam-se para que idosos usem dos privilégios de seus corpos. 

Mas é claro que os pais de adolescentes jamais deixariam que seus filhos se alugassem. Sendo assim, como isso acontece?

Em Starters, houve um conflito que ficou conhecido como Guerra dos Esporos. Uma doença se propagou pelo mundo e uma vacina foi distribuída. No entanto, apenas as pessoas mais suscetíveis a doença tomaram a vacina a tempo: a primeira dose foi distribuída apenas aos idosos, aos adolescentes e às crianças. No meio disso, os adultos morreram e as crianças que não tinham avós vivos foram largadas a própria sorte, sem ter o direito de trabalhar e vivendo nas ruas como ratos.

Isso foi o que aconteceu com Callie e seu irmão, Tyler. Seus pais morreram e seus avós já estava mortos antes mesmo de a Guerra começar. O resultado disso foi duas crianças abandonadas na rua. Mesmo tendo Michael para ajudá-la, ele nada pode fazer quanto a doença de Tyler. Sim, Tyler está muito doente, e o único jeito de pagar as despesas com hospital é Callie se voluntariando para locar seu corpo.

Ela recorre, então, à Prime Destinations. Tudo parece um mar de rosas: o locador recebe uma "repaginada", com direto a plásticas, maquiagem e tudo o que há no mercado de cosméticos para arrumar as imperfeições. Durante a locação, sua mente ficará descansando, como se estivesse dormindo. São feitas três locações e, após o término do contrato, o locador recebe uma grande quantia em dinheiro. Mas nada é o que parece no banco de corpos.

Callie se aluga para uma Ender (como são chamados os idosos. Em Starters - que é como são chamados os jovens - os idosos podem chegar a ter até mais de 200 anos de idade, mas nunca terão um corpo jovem. Por isso a ideia de locação de corpos) e, no meio do período em que ela devia ficar com o corpo, Callie acorda.

Ela está no meio de uma boate sem saber o que acontece à sua volta. Nessa boate, ela conhece uma Ender no corpo de uma Starter que se autodenomina Madison e elas se tornam "amigas". Mas quem mais chama a atenção de Callie nessa boate é um rapaz jovem chamado Blake. Diferente de muitos naquela boate, ele é um Starter completo, sem nenhum Ender em seu corpo, a pesar da beleza digna do trabalho da Prime Destinations.

A partir daí uma longa história se desenrola a partir de Helena, a mulher que deveria estar no corpo de Callie, a sua sobrinha. Uma grandes conspiração será enfrentada e uma história de amor surgirá em meio a isso.

Tudo bem, pode até parecer meio clichê, mas a história é bem legal e original. O romance na trama não é o grande foco (só em alguns momentos a autora exagera) e os personagens são muito cativantes! As Enders com quem Callie se depara são muito divertidas e os Starters que aparecem são muito maduros devido ao que passaram. Uma personagem de quem gostei foi Sara, mas tive pena dela.

O livro tem uma narrativa legal e tudo, mas ainda acho que a história poderia ter se desenvolvido mais em alguns trechos. Mas gostei muito do livro e espero que a continuação seja melhor que esse primeiro livro, que já é ótimo.




8 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Nath! Estou ansiosa para ler Starters! Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Vanessa! Você não vais e arrepender! Beijos! :*

      Excluir
  2. oi,
    otima resenha!
    quero muito ler esse livro.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro ( impossível n ouvir falar de um lançamento da novo conceito!) mas, só sabia q era uma distopia. Não fazia a menor ideia da premissa. Agora que li sua resenha bateu uma vontade de conhecer esta história! vai demorar um pouco, a lista de leitura está enorme ><" mas, anotei aqui pra uma leitura futura ^^'

    Adorei sua resenha!
    Beijos
    @PollyanaCampos
    entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, não há como você ficar desinformado! Haha
      Bom, além de se ruma distopia é mais ou menos um livro de espionagem (ao meu ver, sei lá). Ainda bem! Espero que você possa ler logo!

      Beijos!

      Excluir
  4. Esse é um livro que tenho muita curiosidade, tenho uma queda por distopia, então é meio difícil resistir xP

    Mas o livro me lembrou um pouco foi A Hospedeira, com essa história de duas mentes habitando o mesmo corpo com direito a dois carinhas que ela está interessada...
    Mas pretendo ler logo, espero que eu goste tbm :D

    Xeru Nath o/

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, acho que há uma confusão aí! Na verdade, quando há o aluguel de corpos, as memórias do hospedeiro são baixadas numa software e então inserem as memórias do hóspede no corpo. Só que no caso da Calie houve um erro no programa e ela divide a mente com a senhora idosa, mas não tem acesso a lembranças e, muito raramente, ouve um ou outro pensamento. E isso é só com a Calie.
      Leia sim, você não vai se arrepender!

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D