segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tão Ontem, de Scott Westerfeld


~ ♥ ~

Oi Galerinha, tudo em cima?
Estou meio desanimada nesse último mês. Comprei cinco livros pelo Submarino há mais de três semanas e nada deles aparecerem. Estou começando a ficar desesperada D=
Mas o bom é que acabei de voltar de uma viajem que fiz até São Paulo. Lá assisti Atividade Paranormal #4 e A Possessão. Gente, a luz acabou enquanto assistíamos AP e eu gravei cenas assustadoras dentro do cinema, em breve postarei. Mas vamos falar de coisa boa, a nova tek pix tem câmera digital, é MP3, MP4, filmadora..., estre livro do Scott é mais um que você TEM QUE adicionar na sua lista de "vou ler"! 


Título original: So Yesterday

Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
É bom? ★★★★★
Sinopse: Romance, ação, mistério e uma boa dose de sátira, "TÃO ONTEM" é um romance fascinante, que vai fazer você questionar tudo que sempre pensou sobre o que é ser cool.
Você já pensou em quem foi o primeiro a usar a carteira presa por uma corrente ou quem começou a usar calças grandes demais de propósito? E o primeiro a usar o boné virado para trás? Esses são os Inovadores, as pessoas no topo da pirâmide de consumo. Aos 17 anos Hunter é um Caçador de Tendências, os segundos na pirâmide. Seu trabalho: identificar o que há de mais novo e legal para o mercado seguir. Seu modus operandi: observar sem se envolver. Mas a partir do momento que ele conhece Jen, uma Inovadora, ele não consegue evitar se envolver. E muito.

Hoje venho com a resenha do livro Tão Ontem, do Scott Westerfeld. Dele só li a série Feios e devo dizer que gosto muito da narrativa dele. Agora, se eu já gostava dele escrevendo em terceira pessoa, confesso que AMEI a narrativa dele em primeira. Eu até prefiro a narrativa quando é em terceira pessoa, mas ele me conquistou muito.

O maior ponto forte dos livros do Scott (principalmente de Tão Ontem) é que ele cria personagens incríveis e ímpares. O Hunter e a Jen eram incríveis, cada um com uma personalidade e visual únicos.

O livro conta a história de Hunter. Ele é um blogueiro, mas ao invés de resenhar livros ele fala sobre roupas e moda. Mas não, ele não é gay. Na verdade, ele é mais do que apenas um crítico de roupas, ele é um Caçador de Tendências. Afinal, o que é isso? Uma pessoa como ele tem uma posição definida da pirâmide hierárquica do consumo como aquele que decide o que é e o que não é cool e então entrega isso tudo ao mundo, que irá comprar os produtos a partir da crítica dele. Mas ele não é o único, é claro. Além de que os Caçadores de Tendência não estão no topo da pirâmide. Acima deles estão os Inovadores.

Os Inovadores CRIAM as coisas que os Caçadores de Tendências AVALIAM. Sabe aquela trança que parece espinha de peixe? Ela com certeza foi popularizada graças a alguém que gostou da ideia. Mas a pessoa que CRIOU essa trança, essa sim, é um Inovadora. E, no livro, a Inovadora é Jen. Mesmo que não saiba.

O melhor do Scott é que ele sempre trás umas situações sem nexo ou simples demais e as transforma em algo MUITO interessante. 

Num belo dia, Hunter está passeando por aí com um telefone novo que tira fotos (ele recebeu esse telefone para verificar se ele é apto para ser a próxima moda). Ele, então, esbarra em Jen, que está amarrando seus sapatos com um laço lindo e sente-se encantado pela criatividade. Tira uma foto do laço e manda para sua chefe ver o que acha. Pois é, tem chance de ser a próxima moda!

Depois de uma breve conversa e conseguir a foto, Hunter percebe que essa garota - Jen - é mais que uma garota comum: ela é uma Inovadora. Ele decide levá-la para assisti à prova de um comercial que ainda não foi ao ar. 

Como Jen é uma Inovadora, logo causa um pequeno dilema no grupo por notar um erro óbvio no comercial: Falta-uma-mulher-negra (isso é muito bem explicado no livro e eu particularmente já havia pensado o mesmo). Mas Jen torna-se um alvo de especial atenção e Mandy, a chefe de Hunter, os convida para dar uma conferida no novo produto de uma empresa. Os dois chegam juntos no local marcado mas - surpresa! - Mandy não está lá. Mas o celular dela está e os dois temem que ela foi sequestrada.

O livro então vira uma espécie de investigação meia-boca. Não entenda mal, é tudo MUITO divertido e super bem organizado. Mas é que Jen e Hunter não são detetives e acabam fazendo cada coisa que dá vontade de estapear os dois em alguns momentos. Mas não por que são chatos, jamais! Na verdade, os dois são personagens incríveis.

Toda a história de Tão Ontem, além de uma aventura muito sem nexo envolvendo festas em museus, bebidas misturadas com suco, Shampus misteriosos que deixam seu cabelo roxo e flashs de câmera cegantes, é uma crítica social. Ao mesmo tempo em que estamos evoluindo tecnologicamente, estamos virando muito consumistas. O livro mostra isso de forma muito interessante através de alguns personagens secundários que fazem toda a diferença.

É isso gente, leiam o livro por que ele é muito legal. A capa dele é linda, não acham? Okay, vou voltar ao meu trabalho de Caçadora de Tendências e ler muitos livros para recomendar a todos =D

Espero MESMO que leiam este livro um dia. É uma daquelas histórias que te deixam com um sorriso bobo após terminar.

Recomendo!




2 comentários:

  1. Quando vi essa capa pela primeira vez me lembrei de um Chick-list O.O
    Cara, que história louca é essa? Adorei \o/
    Só li Feios e Perfeitos dele, e amei loucamente, mas não sei muito bem o que pensar desse livro.
    Mas uma coisa é certa, o livro possui uma bela critica social, e querendo ou não isso é interessante, pelo menos para mim.
    Esse livro não é uma prioridade, mas se pintar a oportunidade...

    Bjão Nath, espero que teus livros cheguem logo, é uma tortura esperar.

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também achei que fosse, normal haha
      Eu também adoro a série Feios. Pelo fato de o autor sempre mudar o estilo dele (uma hora distopia, depois paranormal, drama e terror) as pessoas tem medo de ler algo dele e se decepcionar. Mas eu acho ele brilhante em todos os estilos narrativos *--------*
      A crítica social é mais que maravilhosa. O autor quebra o pau (?????????).

      Eu sei D= Mas obrigado!

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D