quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Os 10 melhores livros de 2014


Olá, meus jovens!
Primeiramente, feliz natal a todos! Espero que todos estejam ganhando vários livros de presente :B hehe
Com o fim do ano se aproximando eu decidi fazer uma lista com os dez livros mais legais que eu li em 2014. Eu reli muitos livros esse ano (28, pra ser mais exata), então nessa lista só entrarão os livros que eu li pela primeira vez. Fiz um post parecido no Dia do Leitor em 2012, e também pretendo nos próximos dias fazer um post com todos os livros que li em 2014, pois fiz um post assim em 2013.


10º Lugar - O Diário da Mariposa, de Rachel Klein

O Diário da Mariposa foi um livro completamente surpreendente para mim. É um livro cheio de aspectos que me agradam num bom drama/livro paranormal, e por isso ele conquistou o décimo lugar. Se quiser saber mais sobre o livro, leia minha resenha sobre ele e sua adaptação cinematográfica.


9º Lugar - O Último Sacrifício, de Richelle Mead

Sério gente, quando comecei a ler Academia de Vampiros eu jamais imaginaria que ia gostar tanto. Essa série toda é simplesmente perfeita, e eu acho que é mais do que a obrigação de qualquer pessoa ler Vampire Academy, pois essa série tem romance, ação, drama, aventura, partes sobrenaturais, mitologia vampírica, fantasia, magia, luta de bem vs. mal, personagens russos e uma protagonista simplesmente INCRÍVEL. 
O Último Sacrifício é o último livro da série e, na minha opinião, o melhor. Ele fecha esse arco da vida dos personagens de forma fantástica e, nossa, eu não consegui parar de ler este livro (que é enorme) e terminei em poucos dias.
Super recomendo Vampire Academy.


8º Lugar - As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis

Cara, eu jamais imaginaria gostar de Nárnia! Eu nunca fui muito fã de livros de fantasia épica (motivo pelo qual nunca li O Senhor dos Anéis), e não esperava muito desse livro, Por ser fantasia e infantil eu imaginava que não ia gostar nem um pouco e que logo deixaria de lado. Mas a verdade é que, desde o primeiro ao último livro das Crônicas de Nárnia, foi quase impossível parar de ler!
C. S. Lewis escreveu uma saga épica, em todos os sentidos, e Nárnia se tornou uma das minhas histórias favoritas. Quando eu tiver filhos irei ler este livro para eles, pois acho que toda criança merece sonhar com um mundo mágico cheio de animais falantes e que tem postes de iluminação brotando do chão.


7º Lugar - Deuses Americanos, de Neil Gaiman

Neil Gaiman é um escritor simplesmente foda, e qualquer coisa que ele escreve é de exímia perplexidade e incomparável genialidade. Deuses Americanos é um livro com uma história TÃO incrível que nem parece uma sátira aos dias de hoje. É um livro tão bom que você lê e nem percebe como as coisas nele podem ser muito reais, de uma forma menos maluca. Neil Gaiman é um gênio, sem mais, e Deuses Americanos é seu legado.


6º Lugar - A Sombra da Serpente, de Rick Riordan

Eu sou fã de todos os livros do tio Rick, mas eu AMO As Crônicas dos Kane. Muita gente esquece que essa trilogia dele existe e fica pagando pau para Os Heróis do Olimpo, mas gente, mitologia egípcia É LEGAL PRA CARAMBA! Eu não conhecia nada da mitologia do antigo Egito e nem me interessava pelo assunto, mas depois de ler As Crônicas dos Kane eu mudei drasticamente de ideia. O terceiro e último livro da saga dos irmãos Kane ganha o sexto lugar nos favoritos de 2014, pois é um livro simplesmente INCRÍVEL! Poucas séries tem um final tão satisfatório quanto essa.


5º Lugar - Will & Will, Um Nome, Um Destino, de John Green e David Levithan

Gosto do John Green já faz tempo, pois acho que seus livro fazem um ótimo trabalho em representar os adolescentes. Mas lendo WIll & Will eu só consigo pensar: MANO, QUE LIVRO INCRÍVEL! David Levithan e John Green fizeram um trabalho FABULOSO com este livro, pois ele tem um taxa altíssima de representatividade. Ele te uma personagem feminina inteligente e com gostos específicos que não tiram sua feminilidade (Jane), dois personagens homossexuais, sendo um extremamente obeso (Tiny) e outro com depressão (Will) (sério, acho importante falar de depressão em livros adolescentes, pode ajudar muita gente por aí a perceber que não está sozinha e que seus problemas tem solução). Tem também, como é tipíco dos livros do John Green, um cara nerdão carismático (Will), quebrando o estigma que toda pessoa inteligente e mais "certinha" é obrigatoriamente entediante.
Enfim, fora os personagens incríveis é claro que a história não deixa nem um pouco a desejar. Adoro este livro e, a propósito, estou relendo ele agora =D


4º Lugar - Princesa Mecânica, de Cassandra Clare

DEPOIS DE LER ESSE FINAL É IMPOSSÍVEL DIZER QUE ESSE LIVRO NÃO FAZ PARTE DA SUA LISTA DE FAVORITOS.
Tia Cassie sempre teve o poder de escrever livros incríveis, mas esse passou dos limites. Como um ser humano pode organizar várias palavras aleatórias e dar um sentido tão especial para cada uma delas? Como? COMO???
Eu amo esse livro.


3º Lugar - Cidade do Fogo Celestial, de Cassandra Clare

Depois de tantos anos acompanhando essa série o final finalmente chegou a nós, Caçadores de Sombras. Eu leio Os Instrumentos Mortais desde 2011, e o final dessa série quebrou meu coração em tantas partes que nem consigo descrever todas aqui. Eu amei este livro com toda a minha alma, amei cada frase dele, e não consegui aceitar que este foi o fim da história de Jace e Clary, de Simon e Isabelle e de Alec e Magnus. Não quero acreditar que uma história absurdamente perfeita como essa teve fim. Agora só me resta aguardar para rever esses personagens incríveis novamente em The Dark Artifices, a nova série dos Shadowhunters da Tia Cassie. Leia aqui meu post surtando por causa do fim da saga.
Obrigado por um livro tão incrível, Cassandra Clare.


2º Lugar - Artemis Fowl, O Último Guardião, de Eoin Colfer

Artemis Fowl é outra série que eu tenho acompanhado desde 2011 e NUNCA ENQUANTO EU VIVER vou encontrar uma história tão louca e hilária quanto essa. Eu amo Artemis Fowl, meu sonho é encontrar com o autor e dar um abraço nele, meu sonho é assistir o filme de Artemis Fowl no cinema, meu sonho é ver esses livros ganhando o reconhecimento que merecem. 
O Último Guardião encerra a série, e não podia ser um final melhor. Eu chorei tanto, eu ri tanto... Jamais esquecerei esses personagens. Artemis, Holly, Butler, Palha, Raiz, Potrus, Juliet e tantos outros... Se eu pudesse ler novamente só para sentir de novo o que eu senti pela primeira vez lendo essa série eu não aceitaria, pois esquecer como Artemis Fowl é incrível está fora de questão.


1º Lugar - Allegiant, de Veronica Roth

Terminar de ler esta trilogia foi exatamente como um soco no estômago. Eu jamais imaginaria me apaixonar tanto por uma história quanto me apaixonei por Divergente. Os personagens são absolutamente humanos, com seus defeitos e qualidades, e todos eles são tão reais que eu quase podia imaginá-los como gente de verdade. E foi por isso que terminar de ler este livro me machucou tanto. Era como ver meus amigos de verdade morrendo, era como ver meus amigos de verdade tendo que enfrentar coisas terríveis, mas também foi como ver meus amigos de verdade crescendo e aprendendo com a vida, e é por isso que eu não consigo ver Allegiant como um livro ruim, pois para mim foi um final tão realista que, honestamente, poderia acontecer de verdade.
Eu quero muito conhecer a Veronica só para dar um abraço nela e dizer que a história da Tris foi muito importante para mim e que eu jamais esquecerei das coisas que ela me ensinou.
Este foi o melhor livro de 2014, eu o li em janeiro e nenhum livro foi melhor que ele. Nenhum.
Meu post surtando sobre o filme de Divergente, se você tiver vontade de ler.


Menções honrosas

Estes cinco livros foram livros que eu realmente, REALMENTE gostei, mas que não entraram na lista dos 10 melhores. Mas tudo bem, queridos livros, vocês foram incríveis e eu aprendi muito com cada um de vocês, então NÃO FIQUEM TRISTES!
Em ordem aleatória:
Dezenove Luas, de Kami Garcia e Margaret Stohl, pelo final incrível que deu à série Beautiful Creatures, que eu tenho acompanhado há dois anos.
Todo Dia, de David Levithan, por ser um romance maravilhoso sobre identidade de gênero.
Serena, de Ian McEwan, por ter uma história linda sobre um escritor que não precisou fazer sucesso para ser incrível (me deu muitas esperanças);
Louco aos Poucos, de Libba Bray, por me fazer rir em todas as suas 500 páginas e por me ensinar uma incrível lição sobre como aproveitar a vida.
A Revolução dos Bichos, de George Orwell, por ser uma luz no meio da escuridão na época em que eu estava tentando aprender sobre política.

É isso, pessoas lindas, espero que tenham curtido o post! Já leram algum livro da lista? O que acharam dos livros?
Beijos, e até o próximo post! :*

P. S.: Agora que estava revisando o post reparei que, dos 10 livros, apenas Will & Will não tem nenhum tom alaranjado na capa hehe :B

4 comentários:

  1. Oi Nath! Li muito pouca coisa da sua lista, Serena foi um dos melhores do ano quando o li, e "Nárnia" eu cheguei, pela ordem cronológica, até o "O Cavalo e Seu Menino", que é um dos melhores livro de fantasia que já li. E tenho muita curiosidade a respeito do "Artemis Fowl", li um livro do autor e gostei muito, pretendo investir na série este ano.

    Dois abraços, e um excelente 2015 ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano! Serena é mesmo maravilhoso! O Cavalo e Seu Menino é meu conto favorito do livro, é tão simples... Mas a história dele é muito legal.
      Artemis Fowl é ÓTIMO, eu indico ele do fundo do meu coração para qualquer pessoa, pois tenho certeza que todo tipo de gente iria gostar dessa série <3

      Beijos, feliz 2015!

      Excluir
  2. Oi Nath. Adorei a lista, principalmente porque inclui um livro de Artemis Fowl, que é umas das minhas séries favoritas apesar de ser pouco reconhecida. Também li outros livros da lista como A Sombra da Serpente que é o final épico de uma história maravilhosa.
    Beijos, e parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outro(a) fã de Artemis? TOCA AQUI Õ////
      A Sombra da Serpente é ótimo, fico feliz de saber de outra pessoa que curte os mesmos livros que eu =D

      Excluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D