sábado, 10 de agosto de 2013

Refém da Obsessão, de Alma Katsu

Refém da ObsessãoAutor: Alma Katsu
Título original: The Reckoning
Editora: Novo Conceito
É bom?: ★★★
Páginas: 352
Sinopse: 
Havia uma parte em Lanny que queria ser punida. Um pedaço de seu coração que acreditava que ela merecia o horror de ser imortal, a tristeza de ver todos aqueles que amara partirem, enquanto ela só podia conviver com as perdas e as lembranças. Terríveis e solitárias lembranças. Este “dom”, oferecido pelo mais malvado dos homens, Adair, era, para ela, a resposta a uma pena que ela deveria cumprir. Mas, apesar das culpas e do castigo que pensava merecer, ela ainda sonhava. E esperava ser redimida por ter dado a Jonathan — seu grande amor — o esquecimento que purifica todo ser de sua dor: a morte.




"Os escravos não podem amar seus mestres"

Quando li a última frase de Ladrão de Almas, eu sabia que precisava ler a continuação. A trilogia The Taker não é uma história para qualquer um: é mais que um romance paranormal, é mais que um drama e, definitivamente, é mais que eu esperava que fosse.

Em Refém da Obsessão a história começa um pouco depois do fim de Ladrão de Almas. Lanore e Luke estão vivendo juntos na França. Ela ainda sente falta de seu amado Jonathan, mas parece feliz com Luke. Ele a convenceu a doar parte de seus objetos históricos e ela se sente menos apegada ao se passado quando ela sente que Adair está de volta. Ela não sabe como, mas ele conseguiu sair da prisão subterrânea. Agora ela tem que fugir dele a todo custo. E, talvez, seja melhor ir sozinha. Luke não está nos planos de Lanore.

Já do outro lado do oceano Adair acaba de ressurgir de uma casual demolição. Ele ainda usa as roupas de mais de 200 anos atrás e se sente desnorteado. A única de suas criações que está vivendo perto dali é Jude, e ele o procura. Jude, o antigo falso pastor, ensina Adair como viver no mundo atual e o ajuda a recuperar dois de seus mais importantes livros de feitiços. Jude não gostava de Adair antes e não gosta agora, mas ele acredita ser mais sábio ficar do lado do único homem que pode matá-lo do que tentar desafiá-lo. Mas os 200 anos livre de seu "mestre" foram muito úteis para ele, que conseguiu ficar muito rico e obteve muitos contatos.




No entanto, mesmo enfurecido por ter perdido 200 anos de sua vida no subsolo, Adair não quer matar a responsável por isso: Lanore. Ele mudou muito. Mesmo ainda sendo cruel, frio e, muitas vezes, insuportável, Adair sabe que ama Lanore mais do que já foi capaz de amar qualquer outra pessoa, e ele a quer para si. (Cá entre nós, Adair não ama Lanore, ele é obcecado por ela, doente, maluco. Isso tudo é no mal sentido, por que não existe sentido bom em ser louco por alguém).

Uma das coisas que mais me lembro de Ladrão de Almas é que eu gostava muito mais das partes em que Lanore narrava seu passado em primeira pessoa do que as cenas do presente narradas em terceira pessoa. Já em Refém da Obsessão esse quadro se inverte: me vi ansiando pelas cenas de Adair, narradas em terceira pessoa, do que as cenas narradas em primeira pessoa por Lanore. Não que as partes dela fossem ruim, mas as do Adair eram INCRÍVEIS. Ele ainda é meu personagem favorito da série, a pesar de eu achar ele um grandessíssimo filho da puta.

Mesmo a história se passando no presente, há muitos flashbacks; tanto de Adair (o que nos faz descobrir mais sobre suas origens do que já sabíamos) tanto quanto da Lanore. E, admito, acho as partes narradas em 50, 100, 500 anos atrás tão interessantes quanto as atuais. Alma Katsu tem um dom de falar do passado que praticamente me fez aparecer na tenda de um velho alquimista e no castelo de um famoso poeta.


Mais do que uma história paranormal, Refém da Obsessão é uma história sobre imortais extremamente humanos, cada um com seus defeitos e qualidades, cada um estragado pela sociedade na qual nasceu, cada um vivendo um presente torturado e desejando a morte. Será mesmo que a vida eterna é uma boa escolha? Você, que está lendo, gostaria de viver até o fim dos tempos, com toda a culpa de todas as coisas erradas que já fez o atormentando? 

Eu posso não ser imortal, mas sei que esse livro será lido por pessoas daqui a 10, 100 e mil anos. É uma obra prima, e fico feliz de ter nascido na época em que foi escrita. 



   

Essas são algumas das capas que encontrei pelas internets. Eu particularmente prefiro a última.

E você, já leu Ladrão de Almas? E Refém da Obsessão, já leu? O que achou? Quais capas mais gosta?
Beijos!

EDIT - 01/06/2016: Parece que a Novo Conceito não vai mais publicar o último volume no Brasil :'(

7 comentários:

  1. Olá
    Li por alto a sua resenha pois ainda não li o primeiro livro...
    Parece ser bom
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pela resenha que vc escreveu, me deu vontade de ler.......Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Passando aqui novamente para lhe desejar uma ótima quarta!
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D