sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Pretty Little Liars - Maldosas, de Sara Shepard


~ ♥ ~

Boa tarde pessoal!
Hoje vou postar a resenha de um livro que li não tão recentemente assim mas que me deixou muito dividida. A série (tanto de livros como de televisão) é muito popular, a pesar de eu já ter ouvido muita gente falar que são diferentes demais. Eu comprei o livro Maldosas por R$15,00 numa promoção e, depois de ler, fiquei, sim, com vontade de ler o resto da série. Mas será que vale a pena?

~ ♥ ~

MaldosasEditora: Rocco
Páginas: 289
ISBN: 9788579800252
Autora: Sara Shepard
Título original: Pretty Little Liars
É bom?: ★★★
Sinopse: Pretty Little Liars fala sobre a vida de quatro garotas — Spencer, Hanna, Aria e Emily — que acabam se “separando” depois do sumiço de sua líder, Alison. Três anos depois, elas começam a receber mensagens de texto e alguém que está assinando como “A” e ameaça a expor seus segredos — incluindo os mais secretos que elas achavam que somente Alison sabia.






Antes mesmo de falar da história, queria fazer um comentário sobre a série em si (não da de tevê): é longuíssima. Já tem dez livros publicados fora do Brasil (vai ter mais? Não sei) e uma série de tevê em andamento. 

Isso pode parecer meio controverso, mas eu gostei do primeiro livro da série Pretty Little Liars. Mas a verdade é que eu não sei se quero ler mais nove livros iguais a esse. 

Nessa resenha vou tentar ser o máximo sincera possível. Ao meu ver, todos os livros da série falam da mesma coisa - menina rycas em mil e uma peripécias, nas mãos da maldosa A (seja lá quem for). - e eu não estou preparada para isso. Se eu quero saber quem é A? Quero. Se eu quero saber o futuro das garotas depois daquele final misterioso? Claro. Mas não tenho coragem de comprar mais nove livros com histórias tão semelhantes.

Histórias, histórias. Qual a história de Pretty Little Liars? Primeiramente, tudo é contado em terceira pessoa. Nada mais natural, já que cada capítulo meio que conta um pedaço da vida de cada garota. Esse foi um dos pontos fortes do livro.

Outro ponto forte do livro foi o estilo da narrativa. Todos os capítulos são curtinhos (e tem nomes criativos. Eu odeio aqueles livros onde os capítulos se chamam "Revelações" ou "O Jantar". Prefiro os títulos mais trabalhados e enigmáticos - com uma pitada de humor negro - que a autora optou por usar) e você lê um tão rápido que já quer ler o próximo e quando vê metade do livro se foi.

Sabe, outro ponto bom foi um roteiro bem pensado. Afinal, você quer muito saber do segredo maligno que Spencer guarda ou o que diabos Aria presenciou que marcou sua vida. E, é claro, você quer saber o que aconteceu com a Alison. E quem diabos é A.

O único ponto realmente negativo e que fez o livro perder duas estrelas comigo foram as personagens. Não consegui gostar de nenhuma! Achei todas fúteis demais, muito falsas e, sim, às vezes más. Não é o caso de todas, mas as que não eram maldosas eram bobinhas demais e, portanto, sem sal.

Talvez seja por isso que a história não me conquistou por completo. Se quero ler os demais livros da série? Quero. Mas não agora.


10 comentários:

  1. Oi Nath!
    Eu tentei ler esse livro duas vezes, mas foram vezes que eu não sabia muito bem o que eu queria ler e acabei abandonando. Quero ler esse livro um dia, assim como os outros da série (ah, o mistério é até o 4 se não me engano, pelo o que eu li, aí depois a autora adicionou mais 4 livros continuando com outro mistério e aí vem mais 4 livros com OUTRO mistério. Ficou um tanto comercial demais), mas uma coisa que me incomodou quando comecei a ler foi a escrita dela. Não sei, acho que por ser em terceira pessoa, achei que ficou muito superficial e não consegui entrar na estória. As personagens também não me agradaram muito e, honestamente, prefiro as da série.
    Beijos!
    http://thebooksthief.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julia!
      Eu comecei ele uma vez, li até o capítulo dois e parei. Só peguei de novo depois de uns seis meses, e daí sim terminei. Mas pra que tanto mistério assim? =O São com as mesmas personagens?
      Eu achei melhor em terceira pessoa, são quatro garotas diferentes e ficar mudando a narrativa toda hora ia ser cansativo demais. Ficou superficial por que as meninas são superficiais haha
      Não vi a série ainda, mas já baixei a primeira temporada =D

      Aliás, obrigado por curtir a página no facebook!

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu comecei a assistir a série de TV, mas estou doido para ler os livros :)

    Beijos.
    Me visita ?
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pelo que me disseram a série de tevê é mais legal que o livro, mas sempre acho que devemos conferir os livros =D

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Nath!
    Guria esse livro não me parece ter muito haver contigo e muito menos comigo,talvez este seja o motivo da estória não ter de conquistado por completo.

    Bjos
    www.roubando-livros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Fabi!
      Acho que foi por isso mesmo que o livro não me agradou muito. Odeio essa superfluosidade (neologismos aqui?) e essas histórias de patricinha exalam isso!

      Excluir
  5. Oi Nath!
    Sinceramente, estou correndo de séries! rs
    E essa série é muito longa. Acho até meio desnecessário tantos livros assim...
    Enfim, gostei muito da sua resenha e espero conhecer, ao menos, o primeiro livro da série. Porque a curiosidade é grande. rs
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandro!
      Eu também estou. Estou pegando, no máximo, trilogias. Até por que ninguém merece, os preços hoje em dia são um absurdo!
      É, como eu disse, realmente não precisava de tudo isso para uma mistério tão bobo!
      Bom, sempre é bom conferir, certo? Vai que você acaba gostando da série?

      Beijos!

      Excluir
  6. Vortei Nathy (acabei de comenta na caixita) e só tenho uma coisa pra dizer: só a capa desse livro [isso é uma Barbie??] já me faz ficar com o pé atrás. Não gosto desses livrinhos superficiais demais, principalmente agora que estou numa fase de "leituras densas" {seja lá o que isso quer dizer..} Simplesmente, acho que é mais fácil eu ler mais umas três resenhas e procurar no Google quem é a tal A.

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  7. Eu até gosto dessa capa com a barbie. Sei lá por que, como a história é sobre meninas patricinhas sendo malvadas, nada melhor que uma boneca. Eu era dessas meninas que tinha medo de boneca, entende? Daí eu acho que essa barbie é super patricinha mas tem um ar macabro. Só acho.
    Eu procurei no google quem é a A e... nem falo nada '-'

    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D