quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Leituras do mês: Fevereiro #2018


Ooooooolar galerinha, como vocês estão?? 

Fevereiro chega ao fim, o que não me surpreende em nada, uma vez que esse mês sempre passa voando. O que me surpreendeu foi o número de livros que eu li esse mês: SEIS. Bom, assim como o bolo, esse número é uma mentira. Em fevereiro eu comecei e terminei apenas três livros, os demais havia lido pelo menos um pouco em janeiro. Vamos ver que livros são esses?

LIVROS

A Ilha de Sangue Nu, de Botas Gramática & Literatura para o 2º grau
No Seu Pescoço Do que eu falo quando eu falo de corrida Scarlet

Em janeiro eu já tinha lido quase um terço de A Ilha de Sangue, mas tudo bem, pois esse livro tem 600 páginas, então ainda li a maior parte dele em fevereiro. Esse livro fecha a trilogia O Monstrologista, e devo dizer que fechou de forma genial. Eu fiz um vídeo sobre o primeiro livro durante o Desafio do Terror de 2017, que você pode assistir clicando aqui. Resumidamente, esse livro é o último de uma trilogia infanto-juvenil de terror, que é tão bizarra e deprimente que nem sei como deixam que realmente chamem o livro de infanto-juvenil. É excelente.

Em seguida li por e-book o maravilhoso Nu, de Botas. Havia lido dois capítulos dele em janeiro, mas terminei em fevereiro. O livro é uma espécie de híbrido entre romance e crônicas. O autor (filho do incrível cronista Mario Prata) fala sobre sua infância de forma episódica, ainda que, como um todo, o livro poderia ser considerado um romance (na minha opinião). O livro é hilário e fofo. Apesar da infância do autor não ter sido em nada especial ou diferente da infância de qualquer criança nos anos 80, a forma como ele conta suas desventuras infantis é simplesmente genial. Adorei, quero ler todos os livros do Antonio Prata.

Em Março irei prestar concurso para professora de Língua Portuguesa, por isso tenho estudado bastante desde o início do ano. Em janeiro comecei a estudar Gramática e Literatura Para o Segundo Grau, um livro bem básico sobre gramática e literatura, mas ótimo para título de revisão. Terminei de estudar o livro em fevereiro e gostei bastante, achei bem completo (para o segundo grau). Sou muito confiante quanto aos meus conhecimentos em linguística, literatura, didática e inglês, mas gramática é meu fraco. Isso por que minha memória é um queijo suíço fantástico e eu nunca lembro os nomes de tempos verbais ou de orações subordinadas não sei o quê. Eu sei gramática, eu só não sei o nome das coisas. Apaputaquepariu, o jeito é estudar mesmo.

Em seguida li o espetacular livro de contos No Seu Pescoço, da Chimamanda. Já havia lido Americanah dela, e eu estou completamente apaixonada por sua literatura. Vou fazer um vídeo sobre esse livro em breve. Enfim, o livro trás nove contos, oito deles do ponto de vista de mulheres nigerianas vivendo épocas, lugares e situações diversas, tendo que lidar com um mundo único e ricamente escrito. Adorei todos os contos, sem exceção, mas "Na terça-fera da semana passada" e "A historiadora obstinada" foram meus favoritos. 

Também li a biografia/conjunto de ensaios Do que eu falo quando eu falo de corrida, do Murakami. Já li um romance e um conto dele, e já gostava do autor antes, mas agora sinto que somos quase amigos. Nesse livro, Murakami fala sobre como cultivou o hábito de correr, como evoluiu para se tornar maratonista e depois triatleta, tudo isso enquanto mantém o título de um dos escritores contemporâneos vivos mais importantes do mundo. O livro é curtinho e excelente, mas não se engane, é literalmente 150 páginas sobre corridas, maratonas e dores musculares.

Por último, terminei de ler Scarlet, o segundo livro da saga As Crônicas Lunares. Eu havia gostado de Cinder por que o livro teve um worldbuilding incrível, além de plot que combinava ficção científica com contos de fadas de forma realmente interessante, além da Cinder ser uma protagonista incrível. Scarlet seguiu a mesma via, mas achei o livro mais fraco - principalmente por causa da relação de instalove entre Scarlet, personagem que dá título ao livro, e Lobo. Mas foi um livro muito legal, e estou ansiosa para ler os outros dois ;)

E foi isso que eu li em fevereiro! Espero que tenham gostado do post. Deixem seus comentários me contando o que leram até agora em 2018, e me digam se gostam de livros de não-ficção. 

Um abraço!


Resultado de imagem para jhope gif
Quem está pronto para a melhor
mixtape de 2018? HIXTAPE IS COMING.
Everybody screaming "J-HOOOOOOOOOOPE"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D