Olá, pessoas
maravilindas!
Hoje escrevo com o objetivo de lhes recomendar um dos melhores
jogos que eu já tive o prazer de jogar. Eu não costumo falar de vídeo-games no
blog com frequência, mas quem me conhece sabe que eu adoro três coisas: 01)
Legacy of Kain; 02) Jogos de terror e 03) Puzzles!
The Stanley Parable não é Legacy of Kain (apenas Legacy of Kain
é Legacy of Kain), não é terror (a pesar de ser bizarro) e não tem puzzles. MAS
EU JURO ESSE JOGO É DEMAIS!
The Stanley Parable é um jogo em primeira pessoa em que você é
Stanley. Stanley trabalha num cubículo, num prédio cheio de escritórios, e
viveu a vida toda recebendo ordens para fazer coisas específicas no computador da empresa. Esse é seu trabalho: cumprir ordens. Um dia, subitamente, essas
ordens pararam de vir, e Stanley decide investigar o que pode ter acontecido. É
então que ele descobre que todos os seus colegas de trabalho simplesmente
desapareceram do prédio.
Stanley então deve explorar o prédio e descobrir o que, afinal de contas, aconteceu. O problema é que, olha que incômodo, tem uma voz dentro da cabeça de
Stanley narrando tudo o que ele faz. Putz.
O narrador dá ordens a Stanley, diz se ele deve entrar na porta
da esquerda ou da direita, se deve subir ou descer as escadas, diz até o que
vai acontecer se ele entrar por um determinada porta. O narrador nunca mente,
mas o Stanley não é obrigado a fazer nada do que ele diz, também. É daí que o
jogo começa a ficar interessante, você encontra vários lugares diferentes e
bizarros para explorar e vai até parar no Minecraft.
The Stanley Parable é um jogo de jogabilidade simples. Você anda
e olha para todos os lugares, abre algumas portas, às vezes interage com um ou
dois objetos, mas, fora isso, você está à mercê do narrador. Ele pode te levar
para onde quiser, pode resertar e mudar o jogo a qualquer momento, e pode te abandonar
completamente.
O melhor do jogo, na minha opinião, é o fato de que temos não um
ou dois, mas dezessete finais possíveis, cada um mais maluco que o outro, e
você alcança cada um deles ao tomar (ou deixar de tomar) decisões durante o
jogo.
Vou falar sobre esses finais. Já consegui fazer todos, e eu acho esse jogo tão espetacular que de vez em quando refaço alguma rota só por diversão. CUIDADO, o trecho abaixo tem SPOILERS, só leia se não se incomodar com isso!
Final da Liberdade
Para alcançar esse final, você deve obedecer todos os comandos
que o narrador te dá. Você deve entrar pela porta da esquerda, subir as
escadas, colocar a senha no painel, entrar na sala de controle mental (Mind
Control Facility) e clicar o botão OFF. Fazendo isso você vai desligar os controles. Uma porta vai se abrir para um campo verde e bonito e você vai até
ele, fugindo do prédio.
O narrador, que adora discursos, vai falar sobre como Stanley é
finalmente uma pessoa livre e pode fazer o que quiser da vida. Isso é irônico,
pois só conseguimos esse fim ao obedecer tudo o que o narrador diz.
Final Explosivo
Você deve obedecer tudo o que o narrador te manda fazer, mas
quando você chegar na sala de energia (Power Facility), ao invés de desligar o
experimento, você o liga, clicando em ON. O narrador vai ficar surpreso com sua
sede de poder, mas vai revelar que o botão ON não serve para controlar as
pessoas, mas sim para iniciar a auto-destruição de todo o prédio. Stanley tem
alguns minutos para caminhar pelo local tentando encontrar uma forma de parar a
explosão, mas é inútil. Após um discurso terrível do narrador, você morre.
Final Covarde
Assim que o jogo começar, feche a porta do seu escritório ao
invés de sair explorando o escritório. Fechando a porta Stanley escolhe uma
vida perpétua de encarar o computador e esperando que os comandos voltem a
aparecer. O narrador vai falar sobre como essa foi uma decisão covarde da parte
de Stanley e o jogo recomeça.
O Final Maluco
Você deve obedecer o que o narrador diz até o momento de subir
as escadas para o escritório do seu chefe. Nesse momento você deve descer as
escadas e entrar pela porta que temos ali.
Essa porta te leva para um loop infinito das mesmas quatro
salas. Enquanto Stanley anda nessas salas o narrador lentamente começa a
questionar a realidade de Stanley. Depois de um tempo, Stanley se convence de
que está num sonho é tenta controlar o que está acontecendo, chegando até a
voar e a aparecer num universo estrelado. Mas, ao perceber que não consegue
acordar, Stanley começa a gritar e gritar por ajuda cada vez mais e mais alto até que cai morto.
Depois disso, o narrador começa a narrar a história de uma
mulher chamada Mariella, que acabou de encontrar o cadáver de um homem.
Mariella estava indo para o trabalho quando encontrou o cadáver. Ela reflete
sobre como o homem parecia maluco.
O Final do Museu
Obedeça a tudo o que o narrador diz, mas ao invés de entrar na
Mind Control Facility, vire pelo corredor escrito "escape". O
corredor é longo e, enquanto você caminha por ele, o narrador te conta sobre
como você irá encontrar uma morte terrível e que ainda dá tempo de voltar. Você ignora o narrador e cai numa máquina compressora, e está lentamente indo em
direção à uma dolorosa morte.
No entanto, o jogo para logo antes de você morrer e você é
transportado para um... museu! Nesse museu você pode encontra conteúdos do jogo
que não foram utilizados na versão final, encontra easter eggs, texturas, testes de som, dentre outras marotagens.
Depois de explorar o museu, uma narradora vai te levar de volta
ao compressor, e a única forma de você se salvar é resetando o jogo. Se você não
resetar, o compressor irá te matar e a tela ficará preta, te forçando a resetar
manualmente.
Final Confuso
Você deve desobedecer o narrador. Vá pela porta da direita, vá
na porta aberta ao lado esquerdo mas, ao invés de ir para a rota em frente,
pegue o elevador e desça para uma parte estranha do jogo. Lá você encontrará
quatro portas, e o narrador ficará confuso acerca de onde você deve ir.
Eventualmente ele te mandará por uma das portas, mas lá você encontrará o
painel dos funcionários sendo mentalmente controlados, o que é um spoiler nessa
linha do tempo. O narrador fica chateado e recomeça o jogo, mas acontece que
aparecem mais portas na sala das duas portas. O narrador te deixa explorar, mas
você eventualmente se perde e ele recomeça. Nesse momento, ao voltar à sala das duas portas, não há nenhuma
porta! O narrador fica nervoso e recomeça novamente.
Nisso, ele usa o recurso da Linha de Aventura da Parábola de
Stanley (The Stanley Parable Adventure Line). Ou apenas Linha, para
simplificar. A Linha é uma Linha amarela que supostamente deveria te levar para
as partes certas do jogo, mas ela só te confunde e te leva para a sala dos
monitores.
Depois de reiniciar várias vezes, o narrador decide não mais
seguir a Linha e ele e Stanley começam uma aventura por lugares aleatórios. Eventualmente você vai
parar numa sala onde as regras do Final Confuso estão escritas num telão. O
narrador lê e fica horrorizado de saber que está sendo controlado, ele então
para o jogo, e eventualmente ele reseta sozinho.
O Final do Telefone
Vá pela porta da direita e entre no depósito, seguindo reto, sem
entrar na porta da esquerda. Ali tem um andaime, e você deve subir nele. Você vai
encontrar uma sala com um telefone, e deve atendê -lo. Ao fazer isso, você será
teletransportado para o que parece o apartamento do Stanley.
As portas se abrem e Stanley espera ver sua esposa, mas tudo o
que ele vê é um manequim. Stanley é forçado a entrar no apartamento, e lá ele é
forçado a apertar vários botões que lentamente transformam o apartamento de
Stanley no... escritório dele! O narrador então conta uma história perturbadora, a
história da morte de um homem chamado Stanley. Essa história é muito perturbadora, você percebe que Stanley não tinha vida fora do escritório.
Final Não é o Stanley
Vá pela porta da direita e entre no depósito. Suba no andaime e
entre na sala do telefone, mas tire ele da tomada ao invés de atender. O narrador
fica bravo e mostra um vídeo educativo muito hilário sobre como tomar decisões e fazer boas
escolhas. Você será teletransportado para a sala das duas portas para praticar o que aprendeu com o vídeo.
Você deve entrar pela porta esquerda, e lá vai encontrar a sala
de reuniões toda distorcida e destruída. O narrador fica com raiva e diz que
Stanley destruiu o jogo dele. O narrador te leva novamente para a sala das duas
portas. Você deve ir pela da esquerda e subir as escadas, uma vez que a descida
está bloqueada. Você chega na sala do seu chefe, mas ela está diferente e, ao
invés de uma senha para digitar, você deve falar a senha para um aparelho
detector de vozes. Você não consegue falar a senha, o narrador fica com mais
raiva e diz que você pode fazer o que diabos quiser e que ninguém se importa
mais. Você vai parar acima da sala das duas portas e
observa o narrador falar com Stanley (que você não mais controla). O
narrador fica triste por que o Stanley não o responde mais. É um final bem triste.
O Final Poderoso
Entre pela porta da direita e vá para o depósito. Suba no
andaime e se jogue para o chão. Você irá morrer, e o narrador fará um pequeno
discurso sobre a coragem de Stanley, que sacrificou sua vida para não mais ser controlado, e reiniciará o jogo.
O Final do Jogo
Desobedeça absolutamente tudo o que o narrador disser: entre pela
porta da direita, vá ao depósito, suba no andaime e pule para a passagem no
meio do depósito. Entre pela porta no fim da passagem e depois entre pela porta
azul três vezes. Stanley entrará numa sala que o narrador não terminou de
desenvolver. O narrador mostrará vários protótipos de jogos em que está
trabalhando, já que o Stanley faz de tudo para não ir pelos lugares certos em
The Stanley Parable.
Stanley eventualmente vai parar no jogo do bebê, que consiste em
um bebê que engatinha em direção ao fogo. Seu objetivo é apertar um botão e
repetidamente impedir que o bebê morra queimado.
Se você deixar o bebê morrer o narrador te transporta para o
Minecraft. Você assistirá o narrador montar uma casa e depois tem que sair
procurando por diamantes. O narrador acaba deixando a tela escura por não
gostar do fato do jogo ser aberto demais. Stanley é transportado para a primeira fase de Portal, onde ele
tem que resolver um quebra-cabeça. Quando você tentar subir pelo elevador o
narrador irá retirá-lo de você e você sera obrigado a se jogar numa versão
antiga do escritório do jogo. O narrador faz um discurso filosófico e reinicia
o jogo.
O Final Zen
Vá pela porta da direita, entre no depósito, suba no andaime e
pule na plataforma abaixo. Entre pela porta vermelha. Você encontrará um céu
estrelado e o narrador falará sobre ter encontrado paz e felicidade.
Eventualmente você deverá entrar na porta à frente, que te levará para uma sala
com uma escadaria. Subindo a escadaria o narrador acha que você irá se jogar e
se matar, e começa a implorar para que você não faça isso.
Você pula do topo da escada e não morre, mas o narrador fica
preocupado que você tente novamente. Você tenta várias vezes e, quando
finalmente morre, o narrador faz um discurso sobre a felicidade verdadeira não
existir e o jogo reinicia.
Final do Pé-Frio
Faça o mesmo do Final Poderoso, mas ao invés de subir e ficar no
andaime, suba e volte para onde estava. O andaime vai partir sem você. Isso te
deixa preso, pois você não pode voltar por onde veio e nem ir pelo andaime. Sua
única alternativa é se jogar e morrer.
Final da Plataforma de Arremesso
Faça tudo o que o narrador manda até chegar na sala do seu
chefe. Entre e saia rapidamente do escritório do seu chefe e a porta será
fechada, mas todas as portas anteriores se abrirão. Você deve refazer seu
caminho até o escritório do Stanley, e chegando lá você verá que uma das portas
aleatoriamente se abriu.
Se você entrar por esta porta você encontrará uma escadaria. Você deve subir as escadas que sim, são muito longas. No final você encontrará
uma plataforma de Arremesso, mas não poderá escapar por ela pois o narrador
desapareceu na sala do seu chefe e não pode te ajudar.
Final Pela Janela
Perto do escritório do Stanley, suba na mesa 434 e tente sair
pela janela. É um pouco chato descobrir como subir na mesa, você tem que subir
na cadeira e então na mesa, e depois engatinhar até a janela. Do lado de fora o
narrador dará uma escolha ao Stanley. Se você escolher "Sim", ele vai
cantar uma música para você. Se você escolher "não" ele vai te contar
das possibilidades que você perdeu se tivesse dito sim.
Final Celestial
Você tem que inserir comandos em 5 computadores para conseguir
esse final. Primeiro vá ao computador 419 e aperte o computador para inserir um comando. Reinicie o
jogo. Depois, vá ao computador 423. Insira o comando e reinicie. Vá então à
sala do chefe, não entre no escritório dele, apenas insira o comando no
computador da secretária. Reinicie. Insira o comando no computador 434 e
reinicie. Na sala do Stanley, insira o comando no computador dele. Você será
levado a um lugar branco com botões coloridos. Eu estou crente de que temos que
inserir um código nesses botoes, mas por enquanto não descobri nada.
Enfim, para sair daí você tem que reiniciar o jogo, mas o comando do computador
do Stanley vai continuar por lá caso você queira voltar.
Final da Lousa Branca
Às vezes, quando o jogo reinicia, o escritório do lado de fora
da sala do Stanley muda, não é mais o escritório cheio de mesas, mas um uma
sala azulada. Nesse universo você pode abrir a porta 426. Dentro desta porta
temos uma pequena salinha com uma lousa branca que diz "Bem vindo ao Final
da Lousa Branca!" (Welcome to the Whiteboard Ending!). Não é exatamente um
final, pois o jogo não reinicia e você pode achar as demais localidades do jogo
explorando-o.
O Final do Armário de Vassouras
Assim que você sair da sala de reuniões você vai encontrar uma
porta que diz "Armário de Vassouras" (Broom Closet). Essa porta fica
antes da escadaria. Você consegue interagir com essa porta e dentro dela não
tem nada além de uma prateleira e vassouras. Se você entrar e ficar ali o
narrador vai ficar incomodado e depois de um tempo ele assume que você morreu.
Quando você sair da sala o narrador vai trazer o Jogador 2 (que ainda é
você).
+ um easter egg: Conquista da sala 430 no Steam
Se você, como eu, comprar o jogo no Steam, você poderá conquistar alguns Achievements. Um deles é o de clicar na porta 430 cinco vezes. Acontece que, se você fizer isso, o narrador vai ficar incomodado por você tentar ganhar uma conquista tão simples e vai começar a dificultar as coisas pra você, pedindo que você clique na porta cinquenta vezes, que clique em várias portas, suba nas cadeiras, etc. É divertido e no final você de fato ganha o Achievement!
Conclusões (SEM SPOILERS!)
O jogo é muito divertido, cheio de reviravoltas. Eu adoro o
narrador, que a princípio parece um vilão mas logo se revela uma personagem
humana com sentimentos e objetivos. Sem contar que os monólogos do narrador são
divertidos, alguns são engraçados, outros são filosóficos e outros são até
mesmo tristes.
A melhor parte do jogo é reflexão que ele trás sobre escolhas e livre arbítrio. O jogo em si não tem uma história com começo, meio e fim, mas sim uma miscelânea de momentos divertidos, tristes e malucos. Eu adorei o jogo e realmente o recomendo a todos!
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