terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ouija - O Jogo dos Espíritos

Ouija - O Jogo dos Espíritos (Ouija) - Poster / Capa / CartazTítulo: Ouija - O Jogo dos Espíritos
Título original: Ouija
Tempo de duração: 89min
Direção: Stiles White
Roteiro: Juliet Snowden e Stiles White
Gênero: Terror e suspense
É bom? ★★★★★
Sinopse: Cinco amigos devem enfrentar seus piores medos quando despertam os poderes de uma tábua que conecta esse mundo com o dos espíritos.

Ouija éum filme de terror que estreou recentemente e eu, como amante das grandes obras de terror e suspense, precisava assistir o filme. Confesso que esperava pouco do filme, mas ele também não ultrapassa nenhuma grande expectativa que outra pessoa pudesse ter.

O filme conta a história de Laine, cuja melhor amiga, Debbie, foi encontrada morta, enforcada com os pisca-pisca do seu quarto, em um aparente suicídio. Todos os amigos de Debbie estão extremamente enlutados com o ocorrido, mas tudo parece pior para Laine, já que Debbie era sua melhor amiga desde que eram crianças, e também pelo fato de que Laine passou na casa de Debbie algumas horas antes de sua morte.


Os pais de Debbie decidem viajar para ficar com outros membros da família e encarregam Lanie de cuidar da casa deles por um tempo, regando as plantas, verificando a cobertura da piscina, etc. Numa das visitas par conferir a casa de Debbie, Lanie encontra uma tábua Ouija com a qual elas costumavam brincar quando eram crianças.

Lanie se sente extremamente culpada por não ter impedido o suicídio da amiga, então ela decide chamar sua irmã, Sarah, seu namorado, Trevor, o namorado de Debbie, Peter e sua amiga, Isabelle, para jogar com a tábua Ouija e tentar entrar em contato com Debbie.

Tem alguém aí?
Mas é ÓBVIO que tudo dá absolutamente certo. Debbie responde, todos dizem que sentem falta dela, etc., até que tudo, mais obviamente ainda, começa a dar errado. As luzes começam a acender e apagar sozinhas e a casa começa a fazer barulhos misteriosos e aleatórios. Como em qualquer bom filme de terror, todos se voluntariam para Ver O Que Está Acontecendo, e é então que Alguém empurra Peter para um espelho, fazendo ele machucar a mão, o que é o suficiente para todos decidirem abandonar a casa (como se as luzes e os barulhos não tivessem sido assustadores, para começar).

O problema é que eles saem da casa, mas as coisas não param de acontecer. O espírito de Debbie segue cada um deles, escrevendo "Hi, Friend", ou "Oi, Miguxo" em lugares onde eles veriam. Todos concordam que Debbie quer reuni-los novamente, então os amigos decidem fazer uma nova sessão espírita na casa da amiga falecida.

Olá, Miguxooooo
Quando os amigos tentam entrar em contato com Debbie pela segunda vez tudo dá MUITO errado, pois eles percebem que, na verdade, não é Debbie quem está falando com eles, mas sim outra pessoa: o espírito de uma criança.

Nossos heróis vão embora, muito assustados, e acham que tudo acabou. Mas nada é tão simples assim, e quando uma verdadeira tragédia acontece, eles percebem que tem que continuar jogando para entender o que aconteceu com Debbie e, é claro, para salvar a vida deles mesmos.


Sinceramente, o filme poderia ter sido muito melhor. O filme tem uma história bem clichê, tipo: pessoa morre, amigos procuram por respostas, respostas são ruins, todos morrem, fim. Mas hoje em dia é realmente difícil fazer filmes sobre espíritos sem cair no clichê, então vou ressaltar alguns pontos bons do filme:

* O filme, mesmo tendo vários elementos clichês, não é chato de assistir, tendo cenas interessantes e alguns sustinhos marotos;

* O filme fala sobre as regras da tábua Ouija, que incluem: nunca jogue num cemitério, nunca jogue sozinho, e sempre diga "adeus". Na verdade, essa é a grande sacada do filme, pois tudo o que Lanie queria dizer para Debbie era um último "adeus";

* A carga emocional da história é bem explorada, e o roteirista deixou bem claro a relação de amizade que Lanie tinha com Debbie e o motivo pelo qual a morte da amiga a abalou tanto;

* É inegável que o filme foi bem produzido. A casa onde a maior parte do filme acontece é super assustadora e a fotografia e trilha sonora foram muito bem exploradas;

* A pesar do filme não fugir do comum em relação a roteiro, o desenvolvimento da trama tornou o filme legal de assistir, não enfadonho, então é um ótimo passatempo;

Agora, o único ponto fraco que importa:

* Que final foi aquele?? SPOILERS: Poder da amizade? Sério mesmo? PODER DA AMIZADE CONTRA UM FUCKING FASTASMA DE UMA MENINA SUPER PERTURBADA E ASSASSINA? Tá bom, senta lá, Cláudia.


Em resumo: o filme é legalzinho e pode te arrancar um ou dois sustos, mas não trás nada de especial. Se você tem medo de filmes de terror, mas por algum motivo quer começar a assistir, pode começar por esse, que tem trama simples e não é nem um pouco perturbador. Quem gosta bastante de filmes de terror como eu provavelmente não vai gostar tanto.

Até o próximo post õ/

...Adeus

Regra número três: sempre diga "adeus".

Um comentário:

Olá, ser (in)humano! Tudo bão?
Então, seje feliz e comente o que quiser! Só não vale ser preconceituoso, postar conteúdo indevido ou me encher de spam (eu tenho lotes para capinar, sabia?).
Caso tenha alguma pergunta sobre o post, pode comentar que eu responderei dentro de 24 horas. Mas, se quiser, pode me mandar um e-mail! Meu endereço é: nlbrustolin@hotmail.com
Divirta-se =D